Mateus 10.24-39 - 3º Domingo após Pentecostes - 25.06.2017

Caderno de Cultos 2017

25/06/2017

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA

Querida Comunidade! Irmãos e irmãs que aqui vieram em busca da Palavra que nos guia e nos ampara: a Palavra de Deus, que assim falou em Jeremias 29.13, “Vocês vão me procurar e me achar, pois vão me procurar com todo o coração”. Que todos e todas estejam aqui, de todo o coração.
Acolher visitantes se houver.

CANTO DE ENTRADA

HPD 2 – HINO Nº 333 – Estamos aqui Senhor
Ou Nº ________

SAUDAÇÃO
Estamos aqui reunidos como membros de um só corpo, em nome do Deus Pai, em nome do Filho, Jesus Cristo e em nome do Espírito Santo. Amém.

CANTO DE INVOCAÇÃO

HPD 2 – HINO - Nº 350 – Que a Graça do Senhor Jesus
Ou Nº_______

CONFISSÃO DE PECADOS
Momento de silêncio para que cada um, cada uma possa buscar em seus corações e mentes, os pecados que cometeram em ações, omissões e pensamentos.
Pai amado, estamos diante de Ti com todo coração. Somos pecadores, bem o sabes, pecamos contra Ti, contra nosso irmão, contra nós mesmos. Inúmeras vezes ficamos em dívida contigo, Pai. Temos odiado ao invés de amar. Temos ficado indiferentes às lágrimas de nosso irmão. Tantas vezes reclamamos de nossa condição se olhar ao redor e perceber quantos dariam graças a Ti por tudo que temos. Perdoa nossos erros, a arrogância, a omissão. Te pedimos Pai, perdoa-nos! Tem compaixão de nós e perdoa nossos pecados. Tem misericórdia e dá-nos mais uma chance. Não desista de nós, mas transforma-nos em pessoas melhores através do Teu amor. Perdão, Pai. É em nome de Teu Filho amado, nosso único Senhor e Salvador, que te pedimos. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
No Salmo 51 podemos perceber a misericórdia de Deus por nós. Nos versículos de 6-10 o Salmista declara “O que Tu queres é um coração sincero; enche o meu coração com a Tua sabedoria. Tira de mim o meu pecado, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais branco que a neve. Faze-me ouvir outra vez os sons de alegria e de felicidade; e, ainda que tenhas me esmagado e quebrado, eu serei feliz de novo. Não olhes para meus pecados e apague todas as minhas maldades. Ó Deus, cria em mim um coração puro e dá-me uma vontade nova e firme. + Amém.

KYRIE
Quando somos perdoados por Deus, também somos convidados a nos colocar diante dEle e clamar pelas dores e sofrimentos deste mundo. Queremos compartilhar a alegria da salvação com todos que sofrem, cantando,

HPD 2 – HINO 427 – Senhor Oramos Agora

GLÓRIA IN EXCELSIS
Diante do amor e da bondade de Deus, nosso Pai, vamos louvá-lo, cantando o hino

HPD 1 – 248 – Ontem, hoje e para sempre

ORAÇÃO DO DIA
Senhor, queremos nos colocar em oração, queremos Te agradecer por mais esta oportunidade que nos dás de chegarmos mais perto de Ti. Queremos agradecer pelas dádivas recebidas por meio de Teu Filho, nosso Senhor e Salvador. Agradecemos o privilégio de ouvirmos a Tua Palavra e pedimos que nos dê sabedoria para entendê-la e, assim, viver conforme ela. Continue nos guiando pelo caminho da salvação. Nos conceda a alegria de servir-Te com nossos dons, talentos e capacidades. Em nome de Jesus, que com o Espírito Santo reina, Contigo, de eternidade a eternidade. Amém.

HINO 379 HPD 2 – Prontos para ouvir

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
Cântico Intermediário
/: É como a chuva que lava, é como o fogo que arrasa. Tua palavra é assim, não passa por mim sem deixar um sinal:/
1ª Leitura : Jeremias 20.7-13
/: ............. :/
2ª Leitura: Romanos 6.1b-11
/: ............. :/

PREGAÇÃO
Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão com o Espírito Santo estejam com todos nós. Amém.
Leitura Prédica: Mateus 10.24-39 Em honra ao Evangelho, quem pode, se coloca em pé.
Querida Comunidade! Os textos que ouvimos, são incisivos, diria até, radicais, no que diz respeito a entrega nossa a Deus.
Não existe meio termo: ou somos de Deus, ou não! Assim, sem “quem sabe?” “Talvez” “Mais ou menos por aí”....
É “sim” ou “não”! Simples e direto!
Deus nos quer inteiros! Do jeito dEle!
Seguir a Jesus, e, por conseguinte, a Deus, requer esvaziar-se de tudo, requer esquecer-se de si mesmo, ou de outrem.
Amar a Deus, é tão somente amar a Ele e mais ninguém com a mesma intensidade. Parece até controverso, uma vez que toda mensagem de Jesus é o amor ao irmão. Ninguém está negando isso, mas mostrando o que de verdade tem nisso. Para que possamos amar com Jesus amou, precisamos amar a Deus primeiro. Precisamos entender o real significado do amor que Deus tem por nós. Esse esvaziar-nos representa, deixarmos tudo que pensávamos saber sobre o amor, para trás. Nada está valendo mais. Nenhum amor é maior e mais sublime que o amor de Deus. Por isso essa insistência em “esquecer de si mesmo”. Precisamos confessar publicamente esse amor a Deus e a Jesus Cristo, o seguimento, a comunhão e a promessa da vida eterna como objetivo maior como pessoas cristãs pertencentes a uma comunidade. Jesus nos faz ver que o amor é a base para a vida e não para a família. O amor constrói família e não o contrário. E é desta forma que Deus nos quer, livres para Ele.
Existe muita dificuldade para chegarmos a esse grau de entrega, mas comunhão com Deus nunca foi algo fácil. Precisamos, é claro, conviver com derrotas, perdas, dificuldades, mas isso nos torna melhores e mais fortes. Deus chama. Deus nos chama para sermos verdadeiramente seus filhos e filhas, a cada momento, em cada instante de nossas vidas. Mesmo assim existem momentos difíceis, sombrios. Nesses momentos parece que a morte venceu a vida. Então me vem a mente uma crônica de Rubem Alves chamada “A Pipoca”. Nessa crônica ele compara a nossa vida com o milho pipoca, que nada mais é que um milho mirrado, subdesenvolvido. Mas o milho pipoca não passa pelo fogo e continua milho pipoca para sempre. Assim acontece conosco. Só nos transformamos verdadeiramente, quando passamos pelo fogo. Se não passarmos pelo fogo vamos ficar do mesmo jeito a vida toda. Seremos pessoas de uma mesmice e uma dureza sem igual. E sem percebermos, pois achamos que o nosso jeito é o melhor jeito de ser. Mas, de repente, vem o fogo. O que é o fogo em nossa vida? Dor. Perder um amor, perder um filho, ficar doente, perder um emprego, ficar pobre. Pânico, medo, depressão, ansiedade, sofrimento. Fico imaginando a pobre da pipoca dentro de uma panela: lá dentro fechada, ficando cada vez mais quente, pensando que sua hora chegou, vai morrer. De dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode pensar em um destino diferente. Nem imagina a transformação que está sendo preparada para ele. Aí, num instante , pelo poder do fogo, PLOFT!!! A TRANSFORMAÇÃO ACONTECE! E ela está aí, completamente diferente, nem mesmo ela poderia sequer sonhar com isso! O milagre do milho pipoca, para nós cristãos, está representando a morte e ressurreição de Cristo. É preciso deixar de ser de um jeito para ser de outro.
Mas, quem já estourou pipocas sabe que sempre sobram os “capitães”, ou aqueles grãos que não estouram.
Esses são aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas pensam que o jeito delas é o mais certo que existe. Ignoram o que Jesus diz no verso 39 de nossa leitura: “Quem procura os seus próprios interesses nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo, porque é meu seguidor, terá vida verdadeira”. São tão presunçosos que não estouram. O destino destes é triste. Vão ficar duras a vida inteira. Não vão se transformar em flor branca e macia. Seu destino é o lixo, pois para nada servem.
Quanto às pipocas que estouraram são pessoas que romperam sua casca e deixaram para trás a “antiga vida” e iniciam relações familiares, comunitárias e sociais a partir dessa “nova vida”. A vida em Jesus Cristo irrompe em nossas vidas, dando-nos a oportunidade de transformação, perdão e amor verdadeiro para a construção da vida verdadeira.
Que Deus nos abençoe!
Amém.

HINO PÓS PREGAÇÃO

HINO 413 – HPD 2 – Senhor, se tu me chamas
Ou __________________________

CONFISSÃO DE FÉ
Com as palavras do Credo Apostólico confessamos e renovamos a nossa Fé.
Creio em Deus Pai Todo Poderoso.......

CANTO PÓS-CONFISSÃO

HPD 2 – Nº 286 – Obrigado Pai Celeste
Proceder motivação para recolhimento das ofertas. Agradecer dádivas e aos doadores

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO

MOTIVOS DE ORAÇÃO
1- Aniversariantes
2- _________________________________________
3- _________________________________________
4- _________________________________________
5- _________________________________________

Querido Deus, estamos diante de Ti novamente. Obrigada porque Tu sempre nos recebe e é paciente conosco. Mais uma vez Te pedimos perdão pelas nossas falhas e , apesar delas, Tu sempre nos chama de novo para Te seguir r Te servir.
Pai amado, queremos colocar diante de Ti nossos pedidos e motivos de intercessão: _______________________
Fazemos isso porque sabemos que é nessa hora, quando oramos, que Tu mais te aproximas de nós, porque te inclinas para nos ouvir. Lembramos dos doentes, desempregados, dos que estão passando por momentos difíceis, seja na área pessoal, familiar ou profissional. Fortaleça e console os enlutados, enfim, Tu conheces nossas necessidades. Ouve nossa oração, Pai, e nos responda conforme a Tua vontade.
E tudo o mais acrescentamos na oração que Teu Filho Jesus Cristo nos ensinou, Pai Nosso...

BENÇÃO

Que Deus, em Seu amor, cuide de ti e de tua família nesta semana;
Que Jesus Cristo, em Sua graça, te conceda a experiência da vida eterna já, aqui e agora;
Que o Espírito Santo, em Sua liberdade de ação, a cada dia te faça nascer de novo para uma vida em comunhão com as pessoas e voltada para a integridade da criação;
Assim te abençoe o Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

ENVIO
Aquele que ouve a Palavra do Senhor jamais se arrependerá de segui-la, portanto vão em Paz e anunciem a todos o que ouvistes aqui. Sirvam ao Senhor com alegria. Vão em Paz. Amém.

CANTO FINAL

HPD 2 – HINO Nº 368 – Paz, paz de Cristo


Autor(a): Luiza Babette Dürr Teixeira
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 3º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 10 / Versículo Inicial: 24 / Versículo Final: 39
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2017
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 40804
REDE DE RECURSOS
+
Fale em favor daqueles que não podem se defender. Proteja os direitos de todos os desamparados.
Provérbios 31.8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br