Leitura Bíblica Básica: Marcos 1.14-20
Outras Leituras:
Autor: P. Elton Pothin
e-mail:
Origem: CEJ - Paróquia Martin Luther
Cidade: Joinville - SC
Data da pregação: 25/01/2009
Data Litúrgica: 3º Domingo após Epifania
Prédica:
Prezada Comunidade aqui reunida.
Neste texto de Marcos encontra-se a ESSÊNCIA do Evangelho pregado por Jesus Cristo. A palavra de Marcos 1.15 descreve os pontos centrais da pregação de Jesus: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no Evangelho.
Vamos olhar essa palavra mais de perto.
1. O tempo está cumprido. Que tempo é esse de que fala Jesus? É a hora do início da sua pregação pública. João havia batizado Jesus (Marcos 1.9-11), Jesus havia vencido a tentação de Satanás no deserto (Marcos 1.12,13). Portanto, estava preparado para iniciar sua pregação.
2. O Reino de Deus está próximo. Com Jesus, o Reino de Deus já pode ser experimentado na Terra, pois Ele, o filho de Deus, já está entre nós. Mesmo assim, esperamos o dia em que o Reino de Deus virá definitivamente. Esta é a nossa esperança cristã - novos céus e nova terra, conforme palavras de 2 Pedro 3.13: Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita a justiça. E nós pedimos que esse Reino venha em definitivo todas as vezes que oramos o Pai Nosso.
3. Arrependei-vos. Arrepender-se! Jesus chama as pessoas a reconhecerem sua condição de pecadoras, a arrependerem-se dos seus pecados e viver uma vida nova, sob a orientação de Deus. Os cristãos sabem-se pecadores e, por isso, precisam pedir o perdão de Deus - 1 João 1.8,10 diz: Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se dissermos que não temos cometido pedado, fazemo-lo (Deus) mentiroso, e a sua palavra não está em nós.
Reconhecido o pecado, experimentamos o perdão de Deus, como nos diz 1 Pedro 1.9: Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
Sempre de novo, nós somos confrontados com essa palavra de Jesus, chamando-nos ao arrependimento. E arrependimento verdadeiro leva a uma nova vida. De nada adianta confessarmos infinitamente os nossos pecados, se nossa confissão não mudar nada em nossa vida - em nossa relação com Deus, com as outras pessoas.
4. Crede no Evangelho. Crer significa confiar. Jesus nos convida e nos convoca a crermos no Evangelho, na boa nova de Deus. Confiar/crer é diferente de acreditar. Acreditar seria mais um achar, no sentido de dizer: eu acredito que hoje vai chover, - eu acho que hoje vai chover - eu acredito/acho que meu time vai vencer a partida. Confiar é algo bem diferente. Confiar em Deus é entregar-se totalmente às suas mãos, saber que Ele irá cuidar de nós. Lembro sempre do exemplo do alpinista que se descuidou em sua escalada, escorregando de um paredão quando já estava escuro e ficando pendurado na corda. No frio, no escuro, apelou a Deus, pedindo que Deus o salvasse. E ouviu uma voz que dizia: corte a corda! Ele não ouviu esta voz e foi encontrado congelado, pendurado na corda a cerca de um metro do chão.
E o texto de pregação de Marcos segue com o convite de Jesus aos pescadores Simão, André, Tiago e João para que sejam seus discípulos.
Pescadores, na época de Jesus, eram gente simples, muitas vezes desprezada. Certamente aqueles quatro homens já deviam ter ouvido falar de Jesus, de suas palavras, da sua mensagem: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no Evangelho. E estes homens aceitaram o convite de Jesus, deixaram tudo que estavam fazendo e o seguiram. Juntam-se a Jesus na tarefa de anunciar a boa nova de Deus.
Assim também o convite de Jesus ecoa através dos tempos até nós: Vinde após mim e vos farei pescadores de homens. Não é possível ouvir a palavra de Deus e ficar sentado, sem fazer nada. A palavra de Deus nos constrange à ação:
1º - à mudança de vida,
2º - a nos tornarmos discípulos de Jesus, como fizeram aqueles quatro homens, anunciando que o tempo chegou, que o Reino está próximo,
3º - a convidar outros ao arrependimento, à reconciliação, à confiança plena neste Deus revelado em Jesus Cristo.
É preciso formação especial para isto? Não. O que é preciso é o que diz a palavra de Marcos 1.15: arrependei-vos e crede no Evangelho. - nada mais.
E, quando cremos, não conseguimos mais ficar de braços cruzados; sentimos a necessidade de ajudar na pescaria da vida, como pescadores de gente, como discípulos de Jesus.
Que nossa vida possa ser exemplo de fé e amor e que possamos ser testemunhas de Jesus até os confins da terra .
Amém.
Elton Pothin