Mansidão é possível? - P. Rolf Rieck - 10 de agosto de 2020

Oração em tempos de Coronavírus

10/08/2020

Mansidão é possível?

Olá. Que a paz de Deus, o amor de Jesus Cristo Salva-dor e a comunhão do Espírito Santo conduza você.

É possível mantermos a calma, a serenidade, a mansidão neste período de incertezas?

Ao contrário do que seria de se esperar, após 21 semanas da mesma ladainha de isolamento, estamos cada vez menos acostumados com a situação que precisamos viver. A paciência vai se esgotando e as angústias aflorando. Neste contexto somos confrontados com um aspecto da ética cristã que é chamado de mansidão. É possível ser manso? O que é ser manso? Uma vez que amadurecemos na fé, temos condições de crescer em mansidão.  

Isso nada tem a ver com ser ovelhinha, passividade ou submissão servil. Não significa ser covarde ou sentimental. Somente quando entendemos o que é mansidão podemos reagir sem amargura, discutir sem intolerância. Somente então podemos suportar a verdade sem indignação, irar-nos sem pecar, ser brando e civilizado, contudo, sem sermos fracos.

Mansidão é a atitude que faz da crítica e da contrariedade um estímulo, e não algo aterrador; um recurso que desperta nova esperança e preserva do desespero. A mansidão é enérgica e atuante, como fonte de amor, reconciliação e misericórdia. A mansidão não se vale de fazer uso sedutor de palavras ou gestos — isso é especialidade de satanás — mas de apresentar a decisiva estratégia de abraçar a outra pessoa com o Evangelho transformador de Jesus Cristo. A mansidão está diretamente associada ao amor ao próximo, fruto do amor de Cristo Jesus por nós. Assim, mansidão sempre será agregadora e condutora para o fazer bem e viver correto diante da justiça de Deus.

Oremos: Senhor amado, ajuda-nos a praticar com os outros o que fizeste conosco: com mansidão e profundo cuidado tens nos conduzido até aqui. Ajuda-nos a servir ao nosso próximo espontaneamente, sem fingimento e nem para proveito próprio. Que mansos e confiantes sejamos contados entre as pessoas que cuidam da outra para que, no bem comum, sejamos vitoriosos sobre a morte nesta pandemia. Que em breve, Senhor, possamos voltar à plena comunhão como povo alegre e confiante. Em nome de Jesus. Amém.

Que a bênção do Pai, Filho e Espírito Santo esteja e permaneça sobre tua vida.

MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
Fé e amor perfazem a natureza do cristão. A fé recebe, o amor dá. A fé leva a pessoa a Deus e o amor a aproxima das demais. Por meio da fé, ela aceita os benefícios de Deus. Por meio do amor, ela beneficia os seus semelhantes
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br