Manifesto da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana no Rio de Janeiro - Martin Luther

09/02/2014

Manifesto
lido e aprovado em Culto por ocasião do 5º Domingo de Epifania em 9 de fevereiro de 2014.

A Paróquia Evangélica de Confissão Luterana no Rio de Janeiro – Martin Luther – vem se manifestar através de seus Membros, Conselho e de seus Pastores a respeito dos fatos violentos ocorridos nas proximidades desta Igreja, ou seja, na região da Central do Brasil no Rio de Janeiro por ocasião das manifestações populares no último dia 6 de fevereiro de 2014, bem como a respeito da escalada da violência e insegurança na região central desta cidade.

Profundamente consternados com o rumo que as legítimas manifestações democráticas reivindicatórias estão tomando, declaramos o nosso repúdio a todo e qualquer ato de violência contra pessoas e bens. Como expressão da liberdade de opinião e busca de mudanças institucionais e sociais, consistentes e duradouras, percebemos que pessoas infiltradas nestes movimentos estão tomando um rumo de insustentável perda de boa-educação, etiqueta, cortesia e respeito à vida.

Amparados na vocação evangélica a nós conferida neste lugar desde 1827, reiteramos a nossa convicção profética de que é possível a restauração da paz nesta cidade. Civilidade, democracia, cuidado, liberdade, diversidade, respeito, esperança, diálogo, partilha, fé e paz fazem parte do nosso ideário. Com ele unimos forças para que aconteçam as mudanças tão ansiosa e insistentemente solicitadas pela população desta “cidade maravilhosa”.  “Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao Senhor, porque na sua paz vós tereis paz” (Jeremias 29.7).

Cessem de agir com violência e desrespeito todos os grupos organizados que subtraem a paz e a liberdade da justa expressão de anseios, sejam estes organizações de justiceiros, milicianos ou arruaceiros. Sejam as autoridades e seus comandados coerentes no seu agir com os valores  éticosociais na sua busca de segurança para todas as pessoas indistintamente, para o qual foram instituídos.

Rio de Janeiro (RJ), 9 de fevereiro de 2014


 

REDE DE RECURSOS
+
Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria nem o forte na sua força nem o rico nas suas riquezas, mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que Eu sou o Senhor e faço misericórdia.
Jeremias 9.23-24
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br