A palavra paixão define muito bem o que significa ser uma pessoa evangélica de confissão luterana. Paixão é algo envolvente, alcança todos os sentidos e coloca-nos em movimento. Ser Luterano é, acima de tudo, estar tomado de movimento, de animo, de alegria e disposição para se colocar a serviço do reino de Deus neste mundo. Lutero acreditava que Deus, em seu gesto de entrega incondicional e morte na cruz, é o ingrediente que alimenta a paixão da comunidade. Sem Cristo não poderá existir paixão na vida comunitária. Ser apaixonado, para Lutero, é ser uma pessoa alcançada pela boa nova de Cristo e assim ativa na missão de Deus neste mundo. Lutero lembra “ A graça não conhece outro vasilhame a não ser o coração”.
A imagem da rosa de Lutero , distintivo dos luteranos em todo o mundo, nos ajuda a perceber a riqueza da missão de Deus na comunidade. A cruz preta lembra que Deus veio ao nosso encontro em Jesus Cristo, sacrificando a sua vida, vencendo a morte e o pecado. O coração vermelho significa que Cristo é o centro da vida comunitária e que somos justificados pela fé nEle. O vermelho ainda simboliza o amor que precisamos ter uns pelos outros.
As cinco pétalas brancas mostram que pela fé atuante em prol da Justiça e da paz, temos paz com Deus, conosco mesmos e uns com os outros. O fundo Azul lembra o céu e aponta para a fidelidade de Deus. Em Cristo ele nos veio salvar e unir em comunidade. Cristo reina desde a ascensão, ele é quem cria, guia e alimenta sua igreja. Por último, o anel dourado, lembra o ouro, metal mais precioso. Simboliza tudo que Deus dá, já agora pela fé: perdão, comunhão, esperança, sentido de vida, o pão de cada dia. E também nos aponta para a eternidade onde veremos face a face, aquele no qual temos crido. Que sejamos embalados no ritmo de um coração apaixonado, para que nossa vida comunitária seja enriquecida. Amém
Pastor Alan S. Schulz
Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Porto Velho - RO