Lucas 23.33-43 - Domingo Cristo Rei - 20/11/2022

Caderno de Cultos 2022 - Sínodo Mato Grosso

20/11/2022

20/11/2022 – Domingo Cristo Rei
Pregação: Lucas 23.33-43
Leituras: Jeremias 23. 1-6. Colossenses 1. 11-20.
Pastor (voluntário): Osmar Diesel – Rondonópolis – MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia/Boa noite. Sejam todos bem vindos, bem vindas, ao culto nesta manhã/ nesta noite. Saúdo a todos com de Filipenses 2. 10-11, “Ao nome de Jesus se dobre todo joelho nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai”. Que a graça, a paz e o amor de Deus, esteja com cada um de nós.
Acolher os/as visitantes:
Desejamos, todas as pessoas que nos visitam, que se sintam acolhidas em nosso meio, que bom te ver aqui conosco.

CANTO DE ENTRADA
Nº 26 – Livro de canto – Reunidos aqui
Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Estamos reunidos em nome do Trino Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. A Ele devemos tudo o que somos e temos, pois Ele tem cuidado de nós. Dele vem o nosso socorro e a nossa salvação. Amém

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 29 – Livro de canto – Senhor tu nos chamaste
Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Pai amado, nós estamos aqui reunidos em teu nome. Sabemos que não somos merecedores da tua graça e misericórdia. Clamamos em nome de Jesus ouve-nos Senhor. Confessamos o pecado que em nós habita desde o nosso nascimento. Não matamos com tiro ou facadas, mas muitas vezes com nossa boca falando coisa más dos outros. Não roubamos como assaltantes, mas ficamos devendo o amor ao que sofre com nossa omissão. Tem compaixão de nós Senhor quando não somos um bom exemplo de vida para as demais pessoas; quando não enxergamos o próximo que caminha e clama ao nosso lado. Somos muitas vezes tomados por sentimentos de grandeza, orgulho, vaidade e esperamos por reconhecimento e honra o tempo todo. Certamente nos afastamos de ti, quando agimos assim. Todavia, Pai, sabemos que fora de ti não há vida. Por isso suplicamos pelo teu perdão. Nós te pedimos, tem compaixão de nós, lava e purifica-nos com teu sangue precioso Senhor, transforma o nosso ser mediante o agir do Teu Santo Espírito. Em nome de Jesus. Amém

ANUNCIO DO PERDÃO:
A alegria da Salvação não pode ser individualista. Ela deve ser repartida com todas as pessoas ao nosso redor. Em 1 João 1.9 nos diz que: “se confessarmos os nossos pecados, Deus é fiel e justo para nos perdoar e purificar de toda injustiça.” Portanto se você assim confessou os seus pecados , arrependido deles, receba o perdão pela Graça de Deus, por meio de Jesus.

KYRIE
A alegria da Salvação não pode ser individualista. Ela deve ser repartida com todo o mundo. Pois o Senhor Jesus foi entregue para trazer vida à todas as pessoas do universo (Jo 3.16). Portanto para que a paz que restaura todas as coisas se estenda sobre o mundo que sofre, clamamos cantando:
Nº 56 – Livro de canto – Pelas dores deste mundo
Ou: Nº ____________________________________________________
GLÓRIA IN EXCELSIS
Glorifiquemos a Deus cantando o hino:
Nº 69 – Livro de canto – Povos da terra
Ou: Nº ____________________________________________________

ORAÇÃO DO DIA

Pai querido, Pai de amor, Tu sempre és fiel para conosco. Teu amor por nós é sem limites mesmo nós não merecendo muitas vezes esse teu grande amor por nós. Cumpriste a Tua promessa enviando ao mundo Teu único Filho, o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, para nos libertar de todas as formas de opressão e angústia que ameaçam a nossa vida. Ensina-nos a reconhecer o Reino de Cristo no teu cuidado para conosco no nosso dia-a-dia. Que os nossos ouvidos e corações estejam abertos para ouvir a tua voz. Aponte nossos erros, renove a nossa esperança, transforme nossos conceitos e amplia nosso horizonte através da Tua Palavra que vamos ouvir. Molda-nos Senhor segundo a Tua vontade e Teu querer, para que nos tornemos terra fértil. Oramos em nome de Jesus. Amém

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Jeremias 23. 1-6.
2ª Leitura Bíblica: Colossenses 1. 11-20.
3ª Leitura Bíblica: Lucas 23. 33-43.

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 160 – Livro de canto – Como tu queres
Ou: Nº ____________________________________________________

PREGAÇÃO
Lucas 23. 33-43.
Que a Graça e a paz do nosso Senhor Jesus Cristo, esteja com cada um de nós, fale aos nossos corações através da Sua Palavra. Amém.

Baseei-me na exegese de Augusto E. Kunert. Sugiro ler ela em: (https://www.luteranos.com.br/textos/lucas-23-33-43)

No relato da crucificação vemos várias pessoas, entre elas dois malfeitores condenados a morte pelos romanos. Nos diálogos com Jesus vemos que os malfeitores apontam para a Páscoa, para a ressurreição. Sem ela, todo sofrimento, crucificação e morte de Jesus ficariam sem sentido. O estar com Jesus no paraíso é mensagem da ressurreição. A possibilidade da eternidade abre-se a partir do Calvário e da Páscoa. Jesus, o crucificado, ressuscitou e assumiu como o Cristo, o enviado, de Deus sua função messiânica, salvadora, de Rei de Israel. Este acontecimento tem sua dimensão ampla e decisiva para todos nós. O pecador recebe a oferta de participar do futuro de Jesus. Jesus lhe oferece a vida e a comunhão com Ele.
O diálogo de Jesus com os malfeitores mostra negação e aceitação, como a palavra nos coloca frente à decisão. Vale estar a favor ou contra Jesus? Não há outra possibilidade. Ser simpatizante pode ser bonito, mas a fé exige posição definida: frio ou quente. O morno, o estar em cima do muro, não tem vez.
() primeiro malfeitor revela sua estrutura de autossuficiência, seu senso de justiça própria. Não admite erro nem culpa. Os outros estão errados. E Jesus, não correspondendo às suas expectativas, é feito motivo de deboche. Com a sua atitude nega a presença de Deus e não aceita Jesus como o Messias, como aquele que Deus enviou.
A atitude do segundo malfeitor é outra. Vê em Jesus o sofredor inocente pagar por males que não cometeu. Para ele abriu-se uma nova compreensão da vida. Reconheceu o seu erro ao afastar-se de Deus. Seus atos o levaram à situação merecida. Agora condenado à morte admitiu estar perdido sem misericórdia. E ele busca socorro junto a Jesus. Somente o sofredor inocente, que pediu ao Pai perdão para seus algozes, pode ajudar a vencer seu afastamento de Deus e ajudar a restabelecer a comunhão.
Nós somos confrontados com a mesma decisão. Vou me considerar um inocente que não precisa reconhecer-se como merecedor da morte e sofrimento ou vou reconhecer que tenho vivido longe da vontade de Deus praticando o mal e por isso mereço castigo e morte. Mas, mas, tenho a grande oportunidade ao meu lado. Oportunidade de reconhecer-me como pecador e a melhor oportunidade abraçar a Jesus como aquele que tem o poder de mudar meu futuro perante Deus.
É evidente que nós não somos nem ladrões, nem assassinos que merecem a morte por seus crimes. Esse era o caso daqueles homens nas leis daquele tempo.
Mas não é preciso matar para ser um pecador. Na grande maioria das vezes somos pecadores por causa de nossa omissão. É muito fácil eu fechar os olhos e não ver o grande sofrimento dos outros.E o primeiro mandamento de amar o Deus acima de tudo como fez Jesus na cruz. Poucos de nós enfrentaríamos a morte para defender o que é certo e os que foram capazes disso só foram pela sua união a Cristo. Quem de nós seria capaz de orar “Pai perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”? Enfim somos pecadores.
Mas a graça, o perdão, a vida eterna estão ao nosso lado, Jesus está ali. Posso pedir perdão e a palavra de Jesus será “agora você está no paraíso. Porque paraíso não é somente para após a morte, também é, mas agora pela fé em Jesus eu já sou alcançado pelo paraíso. Paraíso é comunhão com Deus e você já pode ter isso agora pela entrega de tua vida a Jesus. Por isso não espere deixe Jesus dizer a você: “Me alegro com o teu pedido, você já está hoje no paraíso, Você já tem meu amor e o meu cuidado. Você já tem tudo isso agora, não apenas depois no reino de Deus, na ressurreição”.

HINO
Nº 640 – Livro de canto – As pessoas hoje correm
Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE FÉ
Confessemos a nossa fé no verdadeiro, único, Senhor e Salvador, com as palavras do Credo Apostólico:
Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 84 – Livro de canto – Por tudo o que tens feito
Ou: Nº ____________________________________________________

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

PAI NOSSO

Pai querido Deus misericordioso, obrigado(a) Senhor pelas bênçãos derramadas sobre a nossa vida, a cada novo dia que acordamos. Obrigado(a) porque podemos pedir e crer no teu poder entregando tudo em tuas mãos, sabendo que és Tu que nos sustentas. Assim, confiantes deixamos estes pedidos em tuas mãos convictos(as) de sua poderosa ação sobre cada situação aqui colocada e também aquelas que não mencionamos aqui com nossas palavras. Ouve Senhor a nossa oração atende o nosso pedido nós clamamos em nome de Jesus que nos ensinou a orar: Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que o Senhor Deus te abençoe e te guarde, que o Senhor sobre ti levante o seu rosto e tenha misericórdia de ti e te dê a paz. Amém.
ENVIO
Ide em paz e sirvam ao Senhor com grande alegria.

CANTO FINAL
Nº - Hinário – Que a graça do Senhor Jesus
 


Autor(a): Pastor Osmar Diesel
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Natureza do Domingo: Último Domingo do Ano Eclesiástico - Cristo Rei

Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 23 / Versículo Inicial: 33 / Versículo Final: 43
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2022
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 68589
REDE DE RECURSOS
+
Sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem Ele chamou de acordo com o seu plano.
Romanos 8.28
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br