14/07/2013 - 8° Domingo após Pentecostes
Pregação: Lc 10.25-37
Diácona Mariane Schneider – Sinop
LITURGIA DE ABERTURA
ACOLHIDA
Bom dia/noite.
Saúdo a comunidade reunida com palavras de Jesus que diz: “ Pois eu estava com fome, e vocês me deram comida...Era estrangeiro, e me receberam na sua casa... Então os bons perguntarão: Senhor quando foi que o vimos com fome e lhe demos de comer ?...” Mt 25-35-37
CANTO DE ENTRADA
Nº 123 HPD 1 - O Nosso encontro vai ser abençoado
Ou: __________________________________________________
SAUDAÇÃO
A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês. Amém
CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 338 HPD 2- Onde dois ou três me invocam a orar
Ou: Nº ____________________________________________________
CONFISSÃO DE PECADOS
Deus de amor e de misericórdia. Chegamos a tua presença como comunidade reunida para pedirmos perdão pelas nossas falhas. Nos desviamos da tua graça constantemente, por preferirmos os nossos planos e não os teus. Perdoa-nos pela nossa falta de fé, pelas nossas transgressões. Tem misericórdia de nós a agracia-nos com o teu perdão. Em nome de Cristo. Amém
ANÚNCIO DO PERDÃO
Jesus Cristo diz que todos aqueles que se arrependerem verdadeiramente de seus pecados serão perdoados. Amém
KYRIE
Convido a orarmos pelas pessoas de todo mundo. Convido a ficarmos de pé.
Oremos:
Querido Deus e Pai, queremos pedir por todas as pessoas do mundo que sofrem pela falta de paz. Interceder pelas pessoas enfermas. Pedir pelas pessoas desempregadas. Lembrar das crianças e idosos que sofrem maus tratos. Olha Senhor por toda tua criação. Em nome de Jesus. Amém
GLÓRIA IN EXCELSIS
Porque Deus atende a nossa suplica e prontamente nos ajuda, louvemos o nome dele cantando:
Glória, glória, glória a Deus nas alturas.
Glória, glória, paz entre nós, paz entre nós.
ORAÇÃO DO DIA
Oremos:
Deus de amor, que tem misericórdia e amor sem fim, fortalece a nossa fé em ti, para que permanecemos firmes em ti, confiantes em tua palavra, com ânimo para te servir em todos os lugares. Por Jesus Cristo, que contigo e com o Espírito Santo reina de eternidade a eternidade. Amém.
LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Dt 30.9-14
2ª Leitura Bíblica Cl 1.1-14
CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº - 381 HPD 2 Pela Palavra de Deus
3ª Leitura Bíblica: Pregação Lc 10.25-37
PREGAÇÃO
Convido a iniciarmos nossa reflexão com palavras de Jesus que dizem:
“Pois eu estava com fome, e vocês me deram comida...Era estrangeiro, e me receberam na sua casa... Então os bons perguntarão: Senhor quando foi que o vimos com fome e lhe demos de comer ?...” Mt 25-35-37
Estas palavras de Jesus sempre mexeram comigo. Me fazem refletir e me perguntar como devo ajudar as pessoas. Sou capaz de ajudar meu próximo??? Afinal quem é meu próximo???
Convido a lembrarmos de situações em que fomos ajudados por uma pessoa estranha. Alguém que lhe era estranho já te ajudou alguma vez??? ( breve tempo para refletir).
Vamos refletir junto com a Ministra que se apresenta assim:
Sou ministra da IECLB em uma comunidade carente no Mato Grosso. Desta comunidade fazem parte pessoas de diversas religiões e culturas. Vindas de diversos lugares do Brasil. Famílias que vivem com poder aquisitivo baixo. Trabalham em madeireiras, frigoríficos, como empregadas domésticas, etc... Famílias numerosas, que vivem em casas pequenas...
São pessoas iguais a nós, que lutam, trabalham, estudam. Aprendi algo muito valioso com estas pessoas. Um pouco diferente do que havia aprendido na educação que recebi de meus pais.
Não quero desmerecer a educação que tive, de jeito nenhum, mas quero compartilhar o que estes irmãos e irmãs na fé me ensinaram:
Enquanto sempre fui ensinada a cuidar e zelar pelas coisas, o que é muito importante. Também fui motivada a ser individualista. Se eu não cuidar hoje, não terei amanhã. Sim, continua sendo verdade. Mas o que talvez eu não havia conseguido entender em minha educação é a dimensão comunitária do cuidar e zelar. Sempre foi tudo muito voltado para mim, para minha família, no máximo para os amigos mais íntimos.
Lembro-me bem quando criança e minha mãe não deixava que eu levasse brinquedos junto onde havia outras crianças, pois o brinquedo que tínhamos comprado com dificuldade, poderia estragar. Privava-me então de brincar, de medo que o brinquedo estragasse...
As crianças com as quais eu trabalho hoje em um Projeto Missionário, me ensinam desde pequeninas a dividirem tudo o que tem. O brinquedo, o lanche, o calçado... Toda e qualquer pessoa é próximo para elas.
Confesso que muitas vezes fiquei com vergonha de mim mesma..., elas de forma muito simples aprenderam a repartir. Algumas nem sabem falar direito ainda, pois são bem pequeninas...
Esta experiência nos leva a refletirmos sobre o amor ao próximo que Jesus nos fala através da parábola do Bom Samaritano.
Como pessoas cristãs, sabemos da vontade de Deus em relação ao amor ao próximo. Mas nem sempre conseguimos vivenciar este amor em sua plenitude, isso é, de forma prática.
Necessitamos abrir a nossa mente e nosso coração em relação ao próximo e ir ao encontro dele.
Martim Dreher, pastor e historiador da nossa igreja faz uma análise a partir da pergunta: Quem é meu próximo??
a) A Torá, a lei no Antigo Testamento diz que o próximo é aquele que passa por necessidade.
b) No Evangelho, porém é dito: quem tem amor e o dá, esse é um próximo.
c) Lutero afirma: Eu sou o próximo do outro.
Saber que toda e qualquer pessoa, seja ela amiga, conhecida ou estranha é o nosso próximo, ainda não faz de nós pessoas que vai ao encontro dele: do próximo.
Apenas a nossa razão não basta. Precisamos deixar Deus agir em nossa vida em nosso coração, para que a sua palavra se concretize no dia-a-dia.
Jesus nos dá diversos exemplos de onde vai ao encontro das pessoas, ou acolhe pessoas excluídas, ensinando-nos o caminho do amor ao próximo.
Deixemos Ele agir em nosso coração e transformar as nossas ações, para que possamos ser instrumentos de Deus em sua missão aqui na terra.
Que Deus nos fortaleça em nossa fé e nos ajude a vivermos irmanados em seu amor. Reconhecendo o próximo que está em nosso caminho. Amém
CONFISSÃO DE FÉ
Fortalecidos pela graça e misericórdia de Deus por nós convido a nos colocarmos de pé e confessarmos a nossa fé com o Credo Apostólico.
Creio em Deus Pai, ...
CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº - HPD 286 – Obrigada Pai Celeste
ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
PAI NOSSO
Pai nosso ...
LITURGIA DE DESPEDIDA
AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
BÊNÇÃO:
Que o Senhor Deus te abençoe e guarde. Que Ele levante o seu rosto sobre vós e vos conceda a paz. Amém
ENVIO:
Vamos em paz e servir ao Senhor com alegria.
CANTO FINAL
181- HPD – Viver com Jesus é cantar