Louvor e Gratidão

27/09/2010

Salmo 100:

“Celebrai com júbilo ao senhor, todas as terras.
Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos a ele com cântico.
Sabei que o senhor é Deus. Foi Ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio.
Entrai por suas portas com ações de graça e nos seus átrios com hinos de louvor, rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome.
Porque o Senhor é bom a sua misericórdia dura para sempre e, de geração a geração, a sua fidelidade.”

O Povo de Israel louvava a Deus continuamente. Conforme o Teologo Gehard Von Rad a forma mais antiga de louvar a Deus era o canto da vitória entoado nas tendas para celebrar os atos libertadores de Deus.

No Livro de Êxodo capítulo 15.20 lemos que a Profetisa Miriam, irmã de Arão, pegou um tamborim e todas as mulheres saíram atrás dela com tamborins e com danças. E Miriam disse: Cantai ao senhor porque gloriosamente triunfou e precipitou no mar o cavalo e o seu cavaleiro. Este texto lembra que Deus sozinho lançou ao mar cavalo e cavaleiro. O Povo de Israel não teve nenhuma participação.

Dois motivos pelos quais se louvava, fazia parte muito cedo da vida e da história do Povo de Israel: A história da salvação e a história da criação. Com o passar dos anos o Povo de Israel não louvava apenas pelas ações de Deus, mas começou a incluir também as suas ações e atitudes. O verbo hâdâd traduzido por louvar significa confessar, reconhecer, aprovar. Em Isaías 12.1 lemos: “Eu te louvo ó Deus porque ainda que te tenhas irado contra mim, a tua ira se revestiu e tu me consolas. Confiarei e não temerei, porque o Senhor me dá força e poder, ele é o meu salvador.

Os Salmos especialmente, mas toda a Bíblia está repleta de textos que falam de motivos para louvar a Deus. Como diz em Isaías 6.3: Toda a terra está cheia da sua glória. Mas se por um lado se via muitos motivos para louvar a Deus, por outro lado havia muito incentivo, muitos pedidos para que o povo não deixasse de louvar a Deus. Exemplo o Salmo 100. O texto motiva para o louvor: Celebrai com júbilo ao Senhor. Mas esta celebração não deveria se dar apenas com os lábios, mas também com gestos e com atitudes.

Servi ao Senhor com alegria O Povo de Israel é motivado para servir a Deus. Mas este servir não poderia e nem deveria acontecer de qualquer forma. O servir a Deus deveria se dar com alegria. E por que o povo deve louvar e servir a Deus com alegria? Porque o Povo pertence a Deus.

O vers. 4 retoma o pedido para cantar e louvar o Senhor. Por quê? O texto mesmo responde: Porque o Senhor é bom. A sua misericórdia dura para sempre e a sua fidelidade, assim como Deus prometeu a Abraão Gêneses capítulo 12, vai de geração a geração.

EstimadasIrmãs!EstimadosIrmãos!

Assim como o louvor fazia parte da história do Povo de Israel, o louvor faz parte da nossa vida, da nossa história, como Igreja Luterana. Segundo historiadores, Martin Lutero escreveu 37 hinos. Muitos destes hinos estão baseados em Salmos. Como por exemplo, o hino Deus é Castelo Forte e Bom, no qual Lutero destaca que Deus nos protege e ampara nas adversidades (Salmo 46). Num outro hino, de número 155 do HPD 1 da IECLB, Lutero motiva para o júbilo e louvor a Deus. Diz assim a primeira estrofe do hino: Cristãos alegres jubilai, felizes exultando; com fé e com fervor cantai a Deus glorificando. O que fez por nós o Senhor, por seu divino excelso amor, custou-lhe a própria vida.

27 de setembro é a data no calendário dedicada a pessoa da 3ª idade. As Senhas Diárias indicadas para este dia são de Deuteronômio 11.7: Porquanto os vossos olhos viram todas as grandes obras que fez o Senhor. Certamente uma pessoa com mais anos de vida viu e experimentou muitas obras que o senhor fez. Mas não só a pessoa que já viveu muitos anos, mas um bebê de alguns dias também já viu e experimentou as maravilhosas obras do Senhor, nosso Deus.

O Musicanto que se realizou em nosso Sínodo, na comunidade de Serra Alta, Paróquia Evangélica de Nova Estrela, também quer ser uma oportunidade para louvar a Deus. O Hino Vejam que belo, como é tão bom do hinário o Povo Canta, que foi preparado para este dia fala das bênçãos, fala da bondade e da graça de Deus.

Assim com Lutero, assim como o Povo de Israel, todos nós temos milhões de motivos para celebrar, para louvar e para servir a Deus com alegria. Que o louvor seja a cada manhã a primeira coisa que façamos e que ao dormir sejamos embalados por pensamentos de louvor e gratidão por tudo o que Deus fez e faz.

Cantai ao Senhor, porque ele tem feito maravilhas. Amém

 

P. Ervin Barg


Autor(a): Ervin Barg
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Testamento: Antigo / Livro: Salmos / Capitulo: 100
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 7762
REDE DE RECURSOS
+
Jamais alguém pode louvar a Deus sem que antes o ame. Da mesma forma, ninguém pode amar Deus se não conhece Deus do modo mais amável e perfeito.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br