Livro aborda temas tabus em relação ao HIV/AIDS

Obra é uma compilação de artigos de estudantes latino-americanos vinculados ao Mestrado em Teologia com enfoque em HIV/AIDS

02/12/2013

Através de experiência inédita no contexto latino-americano, estudantes vinculados a quatro instituições teológicas lançaram, sob a coordenação da professora da EST, Dra. Valburga Streck, o livro Teologia e HIV/AIDS na América Latina, impresso parte em português, parte em espanhol.

A obra reúne 27 artigos de estudantes vinculados ao Mestrado em Teologia com enfoque em HIV/AIDS, iniciativa desenvolvida através de parceria entre a Faculdades EST, de São Leopoldo, o Instituto Universitário Isedet, de Buenos Aires, a Pontifícia Universidade Javeriana, de Bogotá, e a Universidade Bíblica Latino-Americana, de San José.

No final da obra foi publicado também o testemunho de um estudante que vive com HIV/AIDS. Como documento humano vivo, ele nos ensinou nestes anos a entender o que significa o sofrimento, o estigma, a exclusão, a esperança, assim como a amar aquela pessoa que sofre, escreveu a professora Valburga na introdução do livro.

Segundo a professora da EST, a ideia do pecado em relação ao sexo e ao HIV/AIDS continua presente, desencadeando um processo de marginalização visível tanto no seio da igreja quanto da sociedade. Uma teologia libertadora não pode deixar de lado esta causa de sofrimento humano e precisa incluir o tema em suas reflexões, afirmou Valburga ao justificar a relevância do projeto de estudos Teologia e HIV/AIDS na América Latina.

Voltado à reflexão teológica das formas de superação do estigma e da discriminação, e de estímulo ao diálogo e acompanhamento às pessoas que vivem com HIV/AIDS, o projeto de estudos contou com o apoio financeiro da agência sueca SIDA - Swedish International Development Agency -, que através da Igreja da Suécia tonou possível o projeto de mestrado. A concepção do projeto foi uma iniciativa da Pastoral SIDA, vinculada à Igreja Evangélica Luterana Unida da Argentina e do Uruguai.

Considerando que a teologia corresponde à reflexão sobre o cotidiano, a obra realiza uma aproximação às diversas realidades de quem vive e convive com o HIV. Essa variedade representa um desafio para o pensamento tradicional da academia ao tocar temas tabus como a sexualidade, as questões de gênero, a exclusão social e o estigma, frisou a professora Valburga, que também atua como coordenadora local e Diretora de Ensino do Programa de Estudos na América Latina.

Além da obra impressa em português e em espanhol, a editora Oikos também publicou a obra, em inglês, intitulada Theology and HIV & AIDS in Latin America.

Ambos os livros iniciam com artigos escritos por Wanda Deifelt e Guillermo Hansen, responsáveis pela leitura e avaliação dos textos que compõe as 332 páginas da obra em português e espanhol e as 144 páginas do livro em inglês.

As duas obras podem ser consultadas também na sua versão E-book através dos links disponíveis abaixo:

Teologia e HIV/AIDS na América Latina
Theology and HIV & AIDS in Latin America

Jornalista responsável: Micael Vier Behs
 

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
Vocês vão me procurar e me achar, pois vão me procurar com todo o coração. Sim! Eu, afirmo que vocês me encontrarão.
Jeremias 29.13-14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br