Liturgia | João Batista, Profeta | 4º Domingo após Pentecostes - ANO A

Ciclo do Tempo Comum

24/06/2023

 

Liturgia para o dia de João Batista, profeta

Lucas 1.57-67 (68-80) | Malaquias 3.1-4 | Salmo 141 | Atos 13.13-26

Cor litúrgica: Branco

 

Sino:

 

Prelúdio:

A voz – Wesley e Marlene (vídeo)

https://youtu.be/CA_vkE5xtOk

 

Oração silenciosa do/a ministro/a no altar:

Ó Senhor, obrigado por me chamar para este serviço. Sabes que sou indigno e mesmo assim me chamaste. Sim, Senhor, eu não sou a luz, mas como João Batista, aqui estou para testemunhar da luz: teu Filho Jesus! Que ele apareça e cresça e que eu diminua. Amém.

 

Introito:

L: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

Saudação:

L: Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.” Mateus 5.10 NAA

 

 

Acolhida

 

 

Avisos:

 

Cântico de Entrada:

C:Aqui chegando, Senhor – LCI 005

 

Confissão de Pecados:

Oração:

L: Deus amado e misericordiosos, viemos com humildade ante tua presença para confessarmos os nossos pecados. Confessamos que muitas vezes nos deixamos seduzir pelas influências mundanas do poder e da prosperidade, esquecendo de olhar com compaixão para os que estão em necessidade ao nosso redor. Senhor, muitas vezes somos levados pela conveniência, pelo medo da opinião dos outros ou pelo desejo de manter as aparências, permitindo que essas coisas nos desviem do teu caminho, que é estreito.

Pedimos perdão por quando agimos de acordo com os nossos próprios interesses em vez de seguir a tua vontade; às vezes, Senhor, falta-nos a coragem de seguir tua vontade. Muitas vezes, preferimos preservar o orgulho ao invés de nos arrependermos dos nossos pecados.

Ajuda-nos, ó Deus, a termos força e coragem como João Batista para permanecermos firmes em nossa fé, mesmo diante das provações e adversidades. Ajuda-nos também a resistirmos à tentação do poder, da cobiça e do orgulho. Que nós diminuamos para que apenas teu Filho Unigênito Jesus Cristo apareça.

Agradecemos, ó Senhor, por tua misericórdia e por tua compaixão para conosco. Pedimos que continues nos guiando nos caminhos de Jesus Cristo, nosso Salvador. E assim, ajuda-nos a nos colocarmos sempre ao lado dos injustiçados, oprimidos e perseguidos, como teu Filho Unigênito fez e praticou em todo o seu ministério. Tem piedade de nós, Senhor:

 

Kyrie Eleison:

L: Por todos os sofrimentos humanos e da criação, queremos cantar o “Kyrie Nordestino” de Gonzaguinha. Enquanto cantamos, lembramos dos sofrimentos causados pela injustiça no mundo em que vivemos.

C:Asa Branca – Gonzaguinha

 

Absolvição:

L: Arrependam-se, porque está próximo o Reino dos Céus”.

Mateus 3.2 NAA

 

Gloria in Excelsis:

C: Arde a voz em meu peito – LCI 591

 

Liturgia da Palavra

 

Oração do Dia:

C: Ó Deus, tu levantaste João Batista para preparar o caminho para o Senhor Jesus, teu Filho Unigênito. Com humildade, te pedimos que concedas à tua Igreja as alegrias espirituais na rememoração da sua vida e ministério e que tu mesmo, através do agir do Espírito Santo, dirijas os nossos passos no caminho da salvação, da justiça e da paz. Por nosso Senhor, Jesus Cristo, teu Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

 

Leitura do Evangelho – ANO A:

L: Serás chamado, ó menino, o profeta do Altíssimo: irás diante do Senhor, preparando-lhes caminhos.

 

L: O Senhor esteja convosco.

C: Ele está no meio de nós.

L: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo conforme Lucas.

C: Glória a vós, Senhor.

 

Lucas 1.57-67

 

Refrão:

C: Não permitas que o meu coração se incline para o mal, para a prática da perversidade na companhia de malfeitores.” Salmo 141.4 NAA

L: Aleluia:

C: Aleluia. Aleluia. Aleluia. Alelu – u – u – u – ia. (2x).

 

Pregação:

 

Confissão de Fé:

Credo Apostólico

 

ççç

 

Liturgia de Saída

 

 

Ofertório:

C:O Profeta – LCI 322

 

Oração de Intercessão

L: Deus e Pai misericordiosos, recorremos a ti em intercessão pelos que são perseguidos e maltratados em nosso mundo. Lembramos hoje da vida e do martírio de João Batista, o teu profeta. Ele que mesmo diante das adversidades, denunciou a injustiça, o pecado dos poderosos e preparou o caminho para teu amado Filho, Jesus Cristo.

Clamamos, Senhor, por tua graça para todos aqueles/as que, como João, vivem em ambientes de perigo e dificuldades, mas mantêm seu firme compromisso com a verdade e a justiça. Concede-lhes força para resistir ao pecado e à corrupção, e a sabedoria e a coragem a todos nós para que denunciemos as maldades do mundo, mesmo que isso nos custe a própria vida.

Oramos por todos/as aqueles/as que contribuem para a propagação do teu Evangelho. Que sejam dotados de coragem e amor, e sejam firmes na pregação da tua Palavra, mesmo quando essa proclamação incomoda! Mais que incomodar, que tal pregação desacomode para que ninguém se canse de anunciar o teu Reino e de defender os oprimidos e marginalizados.

Como cristãos, ajuda-nos a vivermos a nossa fé não de uma maneira individualista, mas buscando sempre o bem comum. Faz de nós profetas e profetizas em nossos dias, com pés no chão para fazermos diferença em meio ao deserto de injustiça e dor que muitas vezes parece dominar o mundo. Que nossa vida dê frutos em tua presença para a construção do projeto do teu Reino com novos céus e nova terra.

 

(Interceder pelos motivos levantados pela comunidade reunida).

 

E tudo mais que está em nossas mentes e corações, deixamos agora em tua presença na oração que teu Filho Unigênito Jesus Cristo nos ensinou, dizendo:

Pai nosso que estás nos céus,

santificado seja o teu nome.

Venha o teu reino.

Seja feita a tua vontade,

assim na terra como no céu.

O pão nosso de cada dia nos dá hoje.

E perdoa-nos as nossas dívidas,

assim como nós também perdoamos aos nossos devedores.

E não nos deixes cair em tentação,

mas livra-nos do mal.

Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém

 

Bênção:

L: O Deus, que é o nosso Pai e nos reuniu para essa celebração de hoje, nos abençoe, nos proteja de todo mal e confirme em nós a sua paz. Jesus Cristo, o Senhor, que manifestou em João Batista a amizade e a esperança, nos torne testemunhas do seu Evangelho. O Espírito Santo, que em João Batista nos ofereceu um sinal de solidariedade e fraternidade, nos torne capazes de ser uma única Igreja que vive fé, comunhão e amor.

 

Envio:

L: Em nome do Senhor, ide em paz e o Senhor vos acompanhe.

 

Sino:

 

Elaboração:

P. William Felipe Zacarias

 


Autor(a): P. William Felipe Zacarias
Âmbito: IECLB / Sinodo: Rio dos Sinos / Paróquia: Sapiranga - Ferrabraz
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 57 / Versículo Final: 67
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 70674
REDE DE RECURSOS
+
Façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm. À bondade, juntem o conhecimento e, ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio, juntem a perseverança e, à perseverança, a devoção a Deus. A essa devoção, juntem a amizade cristã e, à amizade cristã, juntem o amor.
2Pedro 1.5-7
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br