Liturgia | Culto de Celebração da Sabedoria - 7º Domingo após Pentecostes

Ciclo do Tempo Comum - ANO A

15/07/2023

 

Pré-Culto

 

Sinos:

 

Liturgia de Entrada

 

Prelúdio (Procissão de Entrada):

Provérbios – Wesley e Marlene

Vídeo

 

Oração silenciosa do/a ministro/a no altar:

L: Senhor, tu és sempre maior que a nossa capacidade de te compreender. Mesmo assim, queres fazer morada em nossos corações. Que neste culto, tu mesmo nos ensines a vivermos a sabedoria para que cresçamos em amor, respeito e responsabilidade. Por Jesus Cristo, teu Filho Unigênito, amém.

 

Introito:

L: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

Saudação:

L: Se vocês têm em seu coração inveja amargurada e sentimento de rivalidade, não se gloriem disso, nem mintam contra a verdade. Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; pelo contrário, é terrena, animal e demoníaca. Pois, onde há inveja e rivalidade, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins. Mas a sabedoria lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, gentil, amigável, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento. Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz. Tiago 3.14-18.

 

Acolhida:

L: Vi ainda debaixo do sol que os mais rápidos nem sempre ganham a corrida, que os mais fortes nem sempre vencem a batalha, que os prudentes nem sempre tem riqueza, que os sábios nem sempre são honrados, mas que tudo depende do tempo e do acaso.”

Eclesiastes 9.11

 

Bem-vindas, bem-vindos a esse culto. Hoje é dia de celebrar! Sim! Celebrar a sabedoria. Por mais de dois anos nós estudamos juntos o livro de Provérbios versículo por versículo em nosso canal no youtube. Foi um tempo abençoado! Tivemos muito aprendizado. Foi uma jornada fascinante.

 

Por isso, neste culto, queremos louvar a Deus por sua Sabedoria partilhada conosco e pelos aprendizados que tivemos nestes dois anos.

 

A Sabedoria não é única. A Sabedoria não é uma “ciência exata”. A Sabedoria não pode ser transformada em doutrina. A Sabedoria são pensamentos, ditos populares e elementos culturais que carregamos conosco. A Sabedoria possui várias facetas: se para Provérbios, o justo irá prosperar e o ímpio irá retroceder, a sabedoria de Eclesiastes faz o justo contraponto: “O sábio tem seus olhos bem abertos, enquanto o tolo anda em trevas; contudo, entendi que a mesma coisa acontece com ambos. Aí eu disse a mim mesmo: “O que acontece com o tolo acontece comigo também: de que adianta, então, ser sábio?” Então eu disse a mim mesmo que também isso era vaidade. Pois nem o sábio nem o tolo serão lembrados para sempre; pois, passados alguns dias, tudo cai no esquecimento”. (Eclesiastes 2.14-16).

 

Não somos melhores que os outros por causa da Sabedoria. E neste culto queremos valorizar a multiplicidade de sabedorias que fazem parte das nossas vidas. Durante esse culto, lembre-se dos ensinamentos dos seus avós e pais, lembre-se de ditados populares, lembre-se que somos pó e ao pó voltaremos, pois a pessoa sábia conhece a transitoriedade da sua vida.

 

Avisos:

 

Cântico de Entrada:

C:Esta é tua casa – LCI 009

L e M: Juan Gattinoni; T: Nelson Kirst

 

Confissão de Pecados:

 

Oração:

L: Senhor, diante de tua infinita sabedoria, viemos perante ti para confessarmos os nossos pecados. Reconhecemos, ó Deus, que muitas vezes temos nos deixado levar pela sabedoria deste mundo, mesmo quando ela é mentirosa, vaidosa e desumana.

Confessamos, Senhor, que muitas vezes nos deixamos seduzir pelas redes socias que nos distraem da busca pela sabedoria genuína através de uma formação autêntica. Perdoa-nos quando não conseguimos distinguir a verdade da mentira e por quando compartilhamos mensagens que não correspondem ao teu Reino de amor, justiça e paz.

Perdoa-nos, Senhor, quando nos deixamos levar pela cultura do relativismo, onde cada um cria sua própria verdade e onde a verdade da tua Palavra é ignorada ou distorcida. Tem misericórdia de nós quando temos a presunção de sermos os fabricadores das nossas próprias verdades, ignorando teu Filho Jesus que é o caminho, a verdade e a vida.

Senhor, por tua graça, pedimos perdão pelos nossos pecados. Ajuda-nos a buscarmos a sabedoria com humanidade, empatia e amor para que não confundamos a tolice do ódio, da violência e da opressão com a tua sabedoria que é cheia de fraternidade, amabilidade e compaixão. Tem piedade de nós, Senhor:

 

Kyrie Eleison:

C: Quando o povo se reúne – LCI 025

L: João Walter Dürr; M: Cláudio Kupka

 

Absolvição:

L: “Porque a loucura de Deus é mais sábia do que a sabedoria humana.”

1 Coríntios 1.15 NAA

 

Gloria in Excelsis:

C: A Lei do Senhor é perfeita – LCI 087

L: Salmo 19; M: Desconhecemos.

 

Liturgia da Palavra

 

Oração do Dia:

L: Senhor, viemos hoje a ti em busca da tua sabedoria e sabemos que a tua Palavra é o caminho para alcançá-la. Ajude-nos a ouvir a tua voz e a seguir os teus ensinamentos. Abra, Senhor, as nossas mentes para a verdade da tua Palavra. Ajuda-nos a entender seu significado e a aplicarmos seus princípios de amor, paz e justiça em nossas próprias vidas. Dá-nos sabedoria especialmente quando precisarmos tomar decisões, para que tua Palavra nos ajude e oriente. Isso, ó Pai, nós te pedimos em nome do teu amado Filho Jesus Cristo que, contigo e com o Espírito Santo, vive e reina, um só Deus, agora e para sempre, amém.

 

1ª Leitura:

Provérbios 1.1-7

 

Leitura do Evangelho:

Mateus 13.1-9, 18-23

 

Aclamação:

C:Aleluia, aleluia, aleluia, alelu – u – u – u – ia. (2x).

 

Pregação:

 

Confissão de Fé:

Credo Apostólico

 

Ofertório:

C: Buscai primeiro – LCI 150 / Pela Palavra de Deus – LCI 152

L: Mateus 6.33; M: Karen Lafferty / L e M: Frei Luiz Turra.

 

Liturgia de Saída

 

Oração de Intercessão:

L: Amado Deus, tu compartilhaste a tua sabedoria conosco na forma de um ser humano, o Verbo Encarnado, Jesus Cristo, para nos mostrar que toda sabedoria deve fazer uma diferença positiva e afirmadora de vida e vida em abundância para aqueles que estão à nossa volta. Assim, ajuda-nos a nunca perdermos de vista a humanidade em teu Filho Jesus.

Deus vivo, teu Filho Unigênito Jesus Cristo abraçou a sabedoria da cruz e ofereceu sua própria vida pela liberdade e pela cura deste mundo – cura das suas feridas e da tolice do ódio, da violência, da opressão e do preconceito. Ajuda-nos a nunca desistirmos da esperança, mesmo quando a sabedoria da bondade parecer tão escassa.

Deus que ouve nossa oração, em tua sabedoria, criaste este mundo para que vivamos em um relacionamento contigo. Ajuda-nos a viver de acordo com as tuas orientações.

 

(Motivos de intercessão levantados pela igreja reunida).

 

Ajuda-nos agora a ouvir a sabedoria nas palavras de Jesus que nos ensinou a orar, dizendo:

Pai nosso que estás nos céus,

santificado seja o teu nome.

Venha o teu reino.

Seja feita a tua vontade,

assim na terra como nos céus.

O pão nosso de cada dia nos dá hoje.

E perdoa-nos as nossas dívidas,

assim como nós também perdoamos aos nossos devedores.

E não nos deixes cair em tentação,

mas livra-nos do mal.

Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém.

 

Bênção:

L: O Deus de toda a graça faça de você um filho as sabedoria e que a sabedoria de Deus, Todo-Poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo esteja com você agora e sempre. Amém.

 

Envio:

L: Vamos em paz e, com a sabedoria do alto, sirvamos ao Senhor com alegria.

Ide na paz do Senhor, amém.

 

Sinos:

 

Elaboração: P. William Felipe Zacarias

Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Ferrabraz – Sapiranga/RS

 


Autor(a): P. William Felipe Zacarias
Âmbito: IECLB / Sinodo: Rio dos Sinos / Paróquia: Sapiranga - Ferrabraz
Testamento: Antigo / Livro: Provérbios / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 7
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 70822
REDE DE RECURSOS
+
Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
João 8.31-32
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br