Sinos:
Procissão de Entrada
Oração silenciosa do/a ministro/a no altar:
Senhor, prepara-me para o teu serviço. Abre a minha boca e de toda a comunidade reunida para que louvemos ao teu Santo Nome. Purifica-nos, ilumina-nos e incita-nos a invocar-te devotamente com todos/as que neste dia se reúnem no mundo inteiro para celebrar culto a ti. Auxilia-nos, Senhor, para que façamos tudo em tua honra e glória. E serve-nos conforme a tua Palavra. Amém.
Liturgia de Entrada
Prelúdio:
♫ Coral Paroquial: Quanto amor, quanta ternura – Pe. Júlio Gotardo
Introito:
L: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Saudação:
C: “Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom, e a sua misericórdia dura para sempre. O Senhor dá sustento aos que o temem; lembrar-se-á sempre da sua aliança.”
Adaptado do Salmo 136.
Acolhida
Avisos:
♫ Aquecimento vocal com toda a comunidade com vocaliza.
♫ Coral Paroquial: Os que amam Deus serão iguais ao brilho – Peter Strauch
L: Cantemos louvores ao Trino Deus:
♫ C: Glória seja ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como no princípio era, agora e sempre
e por todos os séculos. Amém. – LCI 140.
Confissão de Pecados:
Oração e Kyrie:
L: Deus que age na história, achegamo-nos a ti com corações humildes neste momento para confessarmos os nossos pecados. Reconhecemos, ó Deus, que estamos imersos no tempo-espaço; não somos seres divinos, mas humanos, falíveis e pecadores.
Deus que age na história, lamentamos quando não dedicamos o tempo merecido à tua obra e quando nosso foco está mais no presente que no futuro da vida eterna. Perdoa-nos quando esquecemos que já aqui, em comunidade, temos a oportunidade de viver o teu reino e a tua História da Salvação para todos/as nós.
Deus que age na história, pedimos perdão também pelas vezes em que não valorizamos a nossa história e as nossas tradições. Perdoa-nos pelo desrespeito às gerações passadas que estabeleceram as bases para que pudéssemos existir como Comunidade Vida Nova. Perdoa, ó Deus, quando as pessoas jovens não respeitam aos mais idosos. Que possamos aprender, ó Deus, a valorizar a sabedoria das pessoas mais velhas e as lições do passado.
Deus que age na história, mas pedimos perdão também quando não conseguimos valorizar as novas gerações da maneira que são. Nem sempre investimos o necessário materialmente para que se sintam aconchegados em tua Igreja. Ajuda-nos a acolhê-los e a fazermos tudo o que estiver ao nosso alcance para que aqui em nossa Comunidade tenham voz e lugar.
Deus que age na história, pedimos-te perdão quando negligenciamos o aprendizado da tua Palavra, não valorizando momentos de estudo bíblico como deveríamos. Ajuda-nos e ensina-nos que sem o aprendizado contínuo e profundo da tua Palavra, tua Igreja não cresce.
Deus que age na história, agradecemos-te por tua infinita misericórdia e por sempre nos receberes de braços abertos, mesmo com nossas falhas e pecados. Que bom, ó Senhor, que podemos agora experimentar a oportunidade de arrependimento e renovação. Pela graça de teu Filho Unigênito Jesus Cristo, sabemos que somos perdoados de nossos pecados.
Deus que age na história, o Deus eterno, ajuda-nos a viver no teu tempo. Que possamos olhar para o passado com gratidão, viver o presente com fé e olhar para o futuro com esperança. Que possamos celebrar nossa história ao mesmo tempo em que nos adaptamos ao presente.
Assim te pedimos, ó Deus, em nome de Jesus Cristo, nosso Salvador e Redentor, que inaugurou um novo tempo e nos prometeu um novo lar onde há muitas moradas.
L: Tem piedade de nós, Senhor:
Kyrie:
♫ C: Tem piedade de nós, Senhor.
Tem piedade de nós, Jesus.
Tem piedade de nós, Senhor. – LCI 032.
Absolvição:
L: “Que variedade, SENHOR, nas tuas obras! Fizeste todas elas com sabedoria; a terra está cheia das tuas riquezas”.
Salmo 104.24
Gloria in Excelsis:
L: Glória a Deus nas maiores alturas:
♫ C: E paz na terra entre os homens a quem ele quer bem. Amém, amém, amém.
– LCI 065.
L: O Senhor seja convosco:
♫ C: E com teu espírito. – LCI 228.
Liturgia da Palavra
Oração do Dia:
L: Senhor, o Deus de todos os tempos e estações, nós te agradecemos por seres o único e verdadeiro Deus, acima no céu e aqui embaixo na terra, guiando a nossa jornada através da história. Agradecemos-te por nos dares a graça de reconhecermos o nosso tempo e espaço, com a humildade de entender que somos uma pequena parte na tua imensa História da Salvação.
Agora, ó Deus de todos os tempos e estações, nos preparamos para ouvir da tua Palavra. Dá-nos entendimento e sabedoria para compreender teus ensinamentos. Que a tua Palavra nos encha de reverência e que nossos corações se abram para acolher a tua verdade em nossas vidas. Isso, ó Pai, nós te pedimos em nome de teu amado Filho Unigênito Jesus Cristo que, contigo e com o Espírito Santo, vive e reina hoje e para sempre, amém.
1ª Leitura – ANO A:
Deuteronômio 4.39
Leitura do Evangelho – ANO A:
João 17.1-11
Refrão:
L: “Pai dos órfãos e juiz das viúvas é Deus em sua santa morada. Deus faz com que o solitário more em família; liberta os cativos e lhes dá prosperidade.”
Salmo 68.5-6;
L: Aleluia:
♫ Aleluia. Aleluia. Aleluia. Alelu – u – u – u – ia. (2x).
Pregação:
https://luteranos.com.br/textos/hojeetempodelouvaradeus
Confissão de Fé: Credo Apostólico
Com toda a cristandade na terra, confessemos a nossa fé:
C: Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra.
E em Jesus Cristo, seu Filho unigênito, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo. Nasceu da virgem Maria, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu ao mundo dos mortos, ressuscitou no terceiro dia, subiu ao céu, e está sentado à direita de Deus, Pai todo-poderoso, de onde virá para julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Cristã, a comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição do corpo e na vida eterna.
Canto comunitário:
♫ So ein Tag, so wunderschön wie heute - Heino
Liturgia de Saída
Ofertório:
♫ Partilha – LCI 224
Oração de Intercessão:
L: Ó Pai Celestial, fonte de vida e vida em abundância, força e esperança, tu moldas o tempo para o teu propósito. Por isso, agradecemos a ti pelos 42 anos da Comunidade Vida Nova. Olhamos com gratidão por tudo o que foi realizado, e para frente com esperança pelo que ainda há por vir.
Nós intercedemos por nossa comunidade. Que ela seja um farol de fé, esperança e amor no Bairro Sete de Setembro, levando esperança e amor onde há desespero e ódio, luz onde há trevas e vida onde há ameaças de morte. Que ela seja um lugar de cura e de ajuda a quem precisa. Que ela seja um lugar onde todos/as tem lugar. Sim, ajuda-nos a sermos uma igreja inclusiva, onde todas as pessoas sejam bem-vindas e bem acolhidas através do nosso olhas, gestos e palavras.
Agradecemos o legado deixado pelos que vieram antes de nós, os pioneiros que semearam a fé e trabalharam por essa Comunidade com fé, trabalho e dedicação. Pedimos que nos ajudes a seguirmos seus exemplos de devoção e serviço.
Pedimos por sabedoria para reconhecermos os desafios do nosso tempo, e por discernimento para mantermos o que é essencial e por coragem para abraçar o novo que é adequado à nossa identidade como Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Ajuda-nos a sermos instrumentos de uma boa mudança, levando a luz do teu Evangelho também às novas gerações.
Assim, pedimos, ó Deus Triúno, por todas as gerações que fazem parte desta Comunidade. Que os mais idosos sejam sustentados por tua graça para continuarem a compartilhar suas experiências e sabedoria conosco, e que os mais jovens sejam incentivados a crescerem em fé e amor, trazendo novas ideias e perspectivas para o nosso meio.
Senhor, agradecemos a ti pela dádiva da vida e do tempo. Que cada momento seja vivido para tua glória e que, através do servir a ti por meio do próximo, possamos expressar nosso amor e gratidão na prática.
(Orar pelos motivos de intercessão levantados pela comunidade).
Tudo o que estiver em nossas mentes e corações que não pronunciamos, agora deixamos em tua amorosa presença na oração que teu Filho Unigênito Jesus Cristo nos ensinou, dizendo:
C: Pai nosso que estás nos céus,
santificado seja o teu nome.
Venha o teu reino.
Seja feita a tua vontade,
assim na terra como nos céus.
O pão nosso de cada dia nos dá hoje.
E perdoa-nos as nossas dívidas,
assim como nós também perdoamos aos nossos devedores.
E não nos deixes cair em tentação,
mas livra-nos do mal.
Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém.
Bênção:
L: Que o Deus de toda a criação, Pai, Filho e Espírito Santo, abençoe e proteja a Comunidade Vida Nova. Que a sua Palavra permaneça viva em nossos corações, inspirando ação, compaixão e amor. Que cada dia traga novas oportunidades para servir, para aprender, para crescer. E que cada passo que tomamos, cada palavra que falamos, seja um testemunho do amor e da misericórdia de Deus que nos uniu como Comunidade. Que Deus esteja entre nós, em todos os momentos e em todas as coisas. Amém.
Envio:
L: Vamos agora, Comunidade Vida Nova, para o mundo afora, na força e na luz do Espírito Santo, guiados pelo amor de Jesus Cristo, e fortalecidos pelo poderoso amor do Pai. Levem a todos a alegria e a esperança do Evangelho. Mostrem com a vossa vida o amor de Deus, sejam instrumentos de paz e misericórdia no meio em que vivem. Ide em paz, amados irmãos e irmãs, e servi ao Senhor com alegria. Amém.
Elaboração: P. William Felipe Zacarias
Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Ferrabraz - Sapiranga/RS.