Liturgia | 5º Domingo da Páscoa

Ciclo da Páscoa - ANO A

05/05/2023

 

Oração silenciosa do/a ministro/a no altar:

Pai celeste, obrigado pela oportunidade de novamente estar em comunhão contigo e com irmãos e irmãs. Peço, com humildade, que me uses neste culto para falar do teu amor e da vida que trazes a todos nós – vida digna e em abundância – através de Jesus Cristo, teu Filho Unigênito. Amém.

 

Prelúdio:

Psalm 31: Father, I Put My Life in Your Hands

https://www.youtube.com/watch?v=00zi6wkiaHg

 

Introito:

L: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

Saudação:

C: Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida”.

Apocalipse 2.10

 

Acolhida

 

Avisos:

 

Cântico de Entrada:

O nosso encontro – LCI 018

 

Confissão de Pecados:

Oração:

L: Senhor, Deus da misericórdia e da justiça: nós nos achegamos com toda a humildade à tua presença, reconhecendo as nossas falhas e os nossos pecados. Sabemos que muitas vezes somos resistentes à ação e transformação pelo teu Espírito Santo, estando nós indiferentes à tua mensagem de amor e salvação. Confessamos que muitas vezes agimos com violência, ódio e exclusão, em vez de agirmos com amor, compaixão e acolhimento.

Perdoa-nos, ó Deus da misericórdia e da justiça, pela nossa teimosia e pelos momentos em que permitimos que a injustiça prevaleça em nossas vidas. Somos gratos pela presença da tua glória mesmo em meio à adversidade, e pedimos que tu nos ajudes a mantermos nossos olhos fixos em ti, buscando sempre a justiça e a paz em nossas ações.

Ensina-nos, ó Deus da misericórdia e da justiça, a sermos como Estêvão, para que sejamos fiéis ao projeto libertador do teu Reino. Que por tua graça possamos resistir às tentações de colocar os nossos próprios interesses acima dos outros. Ajuda-nos para que possamos pregar e viver do teu Evangelho com coragem e amor. Concede-nos também, ó Pai, a graça de perdoarmos aqueles que nos ferem, para que possamos olhar também para estes com misericórdia – mesmo quando nos trazem sofrimentos.

Transforma, ó Deus da misericórdia e da justiça, os nossos corações e nos ajude a sermos instrumentos da tua justiça e do teu amor neste mundo mau. Auxilia-nos para que vivamos unidos como irmãos e irmãs, superando o individualismo e construindo uma comunidade solidária e diaconal, onde a tua presença é sentida e celebrada.

 

L: Tem piedade de nós, Senhor:

 

Kyrie:

Pelas dores deste mundo – LCI 056

 

Absolvição:

L: Faze resplandecer o teu rosto sobre o teu servo; salva-me por tua misericórdia”.

Salmo 31.16.

 

Gloria in Excelsis:

L: Glória a Deus nas maiores alturas:

Para os montes olharei – LCI 130

 

Liturgia da Palavra

 

Oração do Dia:

L: Senhor Deus, em humildade nos colocamos diante de ti, com os nossos corações abertos para ouvirmos da tua Palavra. Inspire-nos, a partir do exemplo de Estêvão, que possamos permanecer firmes na fé mesmo diante das adversidades. Dá que não cessemos de testemunhar do teu Reino mesmo que sejamos ameaçados à morte. Abre os nossos olhos, ó Deus, para que também nós possamos enxergar o teu Reino e tua glória na prática da diaconia e da solidariedade, assim como Estêvão praticou em sua vida. Guia-nos, ó Pai, pelo teu Espírito Santo, para que sejamos ensinados a orar por aqueles que nos perseguem e a perdoá-los assim como Estêvão perdoou seus próprios assassinos. Ajuda-nos a crescermos na compreensão do teu amor e na vivência da tua vontade. Isso, ó Pai, nós te pedimos em nome de teu amado Filho Jesus Cristo, o Unigênito, que contigo e com o Espírito Santo, vive e reina hoje e para sempre. Amém.

 

Primeira Leitura:

Atos 5.55-60

 

 

Leitura do Evangelho – ANO A:

João 14.1-14

 

Refrão:

C: Como crianças recém-nascidas, desejem o genuíno leite espiritual, para que, por ele, lhes seja dado crescimento para a salvação.”.

1 Pedro 2.2.

 

L: Aleluia:

Aleluia. Aleluia. Aleluia. Alelu – u – u – u – ia. (2x).

 

Pregação:

 

Confissão de Fé: Credo Apostólico

Com toda a cristandade na terra que hoje celebra a Ressurreição do Senhor, confessemos a nossa fé:

 

Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra.

E em Jesus Cristo, seu Filho unigênito, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo. Nasceu da virgem Maria, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu ao mundo dos mortos, ressuscitou no terceiro dia, subiu ao céu, e está sentado à direita de Deus, Pai todo-poderoso, de onde virá para julgar os vivos e os mortos.

Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Cristã, a comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição do corpo e na vida eterna.

 

Liturgia do Sacramento da Ceia do Senhor

 

Ofertório:

Que segurança – LCI 624 / Conta as Bênçãos – LCI 626

 

 

Diálogo:

L: O Senhor esteja com vocês.

C: E com teu espírito.

 

L: Elevai os corações:

C: Ao Senhor os elevamos.

 

L: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.:

C: Isso é digno e justo.

 

Prefácio:

L: Justo é e verdadeiramente digno que em todos os tempos e em todos os lugares, te rendamos graças, ó Senhor Onipotente, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor. Pois ele ressurgiu. Realmente, o Senhor ressurgiu. Este é o dia que fez o Senhor. Nele nos alegremos e nos regozijemos.

 

Sanctus:

L: Com todos os anjos e arcanjos, louvemos à tua infinita glória um cântico de louvor:

C: Santo, Santo, Santo

é o Senhor Deus,

o Todo-Poderoso,

aquele que era, que é

e que há de vir.

Tu és digno,

Senhor e Deus nosso,

de receber a glória,

a honra e o poder,

porque criaste todas as coisas

e por tua vontade

elas vieram a existir

e foram criadas.” Apocalipse 4.8, 11.

 

 

Oração:

L: Ó Deus de amor e misericórdia, hoje nós nos reunimos como irmãos e irmãs em teu Filho Jesus Cristo para interceder por aqueles que enfrentam a perseguição, a injustiça e a opressão em todo o mundo. Assim como Estêvão, muitos de nossos irmãos e irmãs são vítimas do ódio e da violência por causa da sua fé. Nós te pedimos, Senhor, que estejas com eles em seus momentos de provação, assim como estiveste com Estêvão, e que lhes dês força, coragem e esperança para permanecerem fiéis em sua fé.

Senhor, oramos também para que aqueles que os opressores possam ter seus corações transformados pelo teu amor e para que possam ter seus olhos abertos para enxergarem o mal que causam ao seu próximo. Dá, Senhor, que sejam tocados para o arrependimento para que ainda, em tempo, busquem em seus atos a reconciliação e a paz.

Senhor, pedimos que tu nos inspires a sermos como Estêvão: dispostos a lutar pela justiça e a defender o teu Reino, mesmo que isso signifique enfrentar a perseguição e o sofrimento. Ajuda-nos a sermos testemunhas fiéis do teu amor, da tua misericórdia e da tua graça, para que, através da nossa fé e de nossas ações, possamos contribuir para a construção de um mundo mais justo e solidário.

Senhor, pedimos também que nos concedas a graça de perdoar e amar aos nossos inimigos, tal qual Estêvão fez em seus últimos momentos de vida. Ajuda-nos a sermos instrumentos da tua paz e da tua reconciliação, não retribuindo o mal com o mal, mas vencendo o mal com o bem.

 

(Orar pelos motivos de intercessão levantados pela comunidade).

 

Tudo que estiver em nossas mentes e corações que não pronunciamos, colocamos agora em tua presença na oração que teu Filho Unigênito Jesus Cristo nos ensinou, dizendo:

 

Pai nosso que estás nos céus,

santificado seja o teu nome.

Venha o teu reino.

Seja feita a tua vontade,

assim na terra como no céu.

O pão nosso de cada dia nos dá hoje.

E perdoa-nos as nossas dívidas,

assim como nós também perdoamos aos nossos devedores.

E não nos deixes cair em tentação,

mas livra-nos do mal.

Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém.

 

Palavras da Instituição:

L: Nosso Senhor Jesus Cristo, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai e comei; isto é o meu corpo que é dado por vós; fazei isto em memória de mim.

Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice; e, tendo dado graças, o deu aos seus discípulos, dizendo: Tomai, bebei dele todos; este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vós para a remissão dos pecados; fazei isto, todas as vezes que o beberdes em memória de mim.

 

Oração:

L: Senhor Jesus Cristo, Filho do Deus vivo, que por tua morte deste a vida ao mundo: livra-nos de todos os pecados e de todo o mal. Ajuda-nos para que permaneçamos fiéis aos teus mandamentos e não admitas, Senhor, que nos separemos de ti, pois tu vives e reinas, com o Pai e com o Espírito Santo, em eternidade.

 

Convite:

L: Vinde, porque tudo está preparado.

Provai e vede que o Senhor é bom.

(Explicar como se procederá com a Ceia: que lado começa).

 

 

Distribuição:

Músicas instrumentais no computador.

 

Oração após a distribuição:

L: Todo-Poderoso Deus, nós te louvamos, por nos teres aliviado por meio da dádiva do teu perdão. Pedimos-te: Dá-nos a tua misericórdia e fortalece-nos na fé e na esperança. Conserva-nos em tua graça, une-nos sempre mais em amor fraternal, como membros do corpo, cuja cabeça é Jesus Cristo, teu Filho.

Louvamos-te, Todo-Poderoso Deus. Suplicamos-te, derrama sobre nós o espírito do teu amor: faze-nos unânimes na tua paz – nós que nos alimentamos e fomos satisfeitos pela santa dádiva do cordeiro pascal. Por nosso Senhor Jesus Cristo, amém.

 

 

Liturgia de Saída

 

 

Bênção:

L: Que o Senhor te abençoe e te guarde.

Que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti.

Que o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te conceda a sua paz.

 

Envio:

L: Vamos em paz e sirvamos ao Senhor com alegria. Ide na paz do Senhor. Amém.

 


Elaboração: P. William Felipe Zacarias

Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Ferrabraz - Sapiranga/RS


Âmbito: IECLB / Sinodo: Rio dos Sinos / Paróquia: Sapiranga - Ferrabraz
Testamento: Novo / Livro: Atos / Capitulo: 7 / Versículo Inicial: 55 / Versículo Final: 60
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 70276
REDE DE RECURSOS
+
Louvem o Senhor pelas coisas maravilhosas que tem feito. Louvem a sua imensa grandeza.
Salmo 150.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br