Liturgia - 19º Domingo após Pentecostes - 08/10/2023

ANO A

07/10/2023

 

Pré-Culto

 

Sino:

 

Liturgia de Entrada

 

Prelúdio e Procissão de Entrada:

Canção da Chegada – LCI 008

L: Valdomiro Pires de Oliveira; M: Flávio Augusto Borges Irala

 

Introito:

L: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

Saudação:

L: Ó Deus, eu falarei a respeito de ti aos meus irmãos e te louvarei na reunião do povo.

Hebreus 2.12.

 

Acolhida:

 

Avisos:

 

Cântico de Entrada:

C:Aqui chegando, Senhor – LCI 005

L: Simei Ferreira de Barros Monteiro; M: Albete Corrêa

 

Confissão de Pecados:

Oração:

Senhor Deus Todo-Poderoso, restaurador de Israel e luz da nossa salvação, nós nos aproximamos da Tua presença reconhecendo nossas falhas e transgressões.

 

Perdoa-nos, ó Pai, pois muitas vezes nos desviamos dos Teus caminhos e esquecemos das Tuas misericórdias. Nós nos rendemos a tentações, nos afastamos da Tua graça e nos deixamos ser consumidos por paixões mundanas. Como o povo de Israel, nós também precisamos constantemente do Teu toque restaurador.

 

Deixa brilhar o Teu rosto sobre nós, ó Senhor, para que possamos ser salvos. Não permita que nos afastemos de Ti ou que sejamos envergonhados por nossas iniquidades. Nós lamentamos as vezes em que permitimos que o inimigo de nossas almas nos usasse, e quando nos tornamos vulneráveis às suas astutas tentações.

 

Suplicamos, Senhor, que não permitas que sejamos arrancados ou devorados por forças externas. Protege-nos e guarda-nos sob as Tuas asas. Cultiva em nós um coração arrependido e uma mente que busca constantemente a Tua verdade.

 

Renova nossa fé e compromisso contigo. Que possamos sempre olhar para Ti, o Deus que nos resgata e nos guia. Restaura-nos, ó Senhor, e dá-nos a graça de viver de acordo com a Tua palavra e vontade.

 

Em nome do Teu Filho amado, Jesus Cristo, nós oramos. Amém.

 

Amém.

(Inspirado no Salmo 80.7-14).

 

Kyrie:

Congregados neste culto, não nos distanciamos da realidade de opressão, fome e guerra que está presente em nosso mundo. Pela força e orientação da fé, olhamos para a realidade e nos juntamos às vozes que clamam a Deus por sua luz.

C:Cristo Jesus

L e M: Jacques Berthier

 

Anúncio da Graça:

L: Através de Jesus Cristo, o perdão dos pecados é proclamado para nós.

Em Cristo temos a redenção através de seu sangue

e o perdão de nossas transgressões

de acordo com as riquezas de sua graça.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém.

 

Gloria in Excelsis:

C: Somos Igreja de Cristo – Tema do Ano IECLB 2023

L e M: Louis Marcelo Illenseer]

 

Liturgia da Palavra

 

Oração do Dia:

Sempiterno Deus,

que sempre estás mais pronto a ouvir

do que nós a suplicar,

e nos dás mais do que desejamos ou merecemos;

derrama sobre nós a tua misericórdia,

perdoando o que nos pesa na consciência

e dando-nos as bênçãos que não ousamos pedir,

senão pelos merecimentos de Jesus Cristo,

teu Filho, nosso Senhor,

que vive e reina contigo e com o Espírito Santo,

um só Deus, agora e sempre.

Amém. [ Livro de Oração Comum, p. 458 ].

 

Aclamação:

C:Aleluia, aleluia, aleluia, alelu – u – u – u – ia. (2x).

 

Leitura do Evangelho:

Mateus 21.33-46

 

Pregação:

 

Quero uma ponte construir

L e M: Kurt Rommel; T: Dorothea Wulfhorst

 

Liturgia do Sacramento do Santo Batismo

 

Alocução:

L: Comunidade de Jesus Cristo, nós batizamos as pessoas que Deus chamou para serem seus filhos e suas filhas porque nos dispomos a obedecer a um desígnio seu e porque confiamos nas promessas feitas pelo nosso Deus. Assim, a partir da promessa do batismo, a criança poderá crescer e aprender sobre as Escrituras para que a promessa de Deus seja acompanhada da sua fé em Cristo Jesus como Filho Unigênito de Deus, nosso único e suficiente Senhor e Salvador.

 

Compromisso:

L: Prezados pais! Cabe a vocês conduzir João Carlos Schmachtenberg Bertote à fé em Jesus Cristo e a ensiná-los a orar. Se vocês estão sinceramente dispostos a esse compromisso, respondam: Sim, com a ajuda de Deus:

 

Pais: Sim, com a ajuda de Deus!

 

L: Prezados padrinhos e prezadas madrinhas! Vocês prometem através do seu exemplo e das suas orações, ajudar e encorajar João Carlos Schmachtenberg Bertote a viverem sua fé com toda a fidelidade? Se vocês estão sinceramente dispostos a assumir esse compromisso, respondam: Sim, com a ajuda de Deus:

 

Padrinhos/Madrinhas: Sim, com a ajuda de Deus!

 

L: Prezada comunidade cristã, membros da Igreja de Jesus Cristo, vocês prometem orientar e sustentar João Carlos Schmachtenberg Bertote através de suas palavras e dos seus atos, para que sigam a Jesus Cristo e se tornem membros fiéis de sua Igreja? Se vocês estão dispostos e dispostas a assumir esse compromisso, então respondam: Sim, com a ajuda de Deus.

 

C: Sim, com a ajuda de Deus!

 

Anamnese Batismal:

L: Pelo batismo recebemos a libertação do pecado e da morte eterna. Pelo batismo, fomos acolhidos no amor de Deus. Pelo batismo, Jesus Cristo nos faz seus. E o mesmo acontecerá pelo venerabilíssimo e santo Sacramento do Batismo com João Carlos Schmachtenberg Bertote que serão batizados. Ao batizá-los, recordamos também o nosso batismo com gratidão e alegria – quando fomos aceitos por Deus.

 

Oração das águas:

L: Deus eterno e misericordioso, escuta a oração do teu povo, que recorda tuas grandes obras. Tu nos criaste e nos salvaste maravilhosamente. Tu criaste a água para a fertilidade da terra e para nos proporcionar bebida refrescante e banho revigorante. Tu te serviste da água para realizar a obra da tua misericórdia: através das águas do mas Vermelho libertaste teu povo da escravidão; com a água da rocha, saciaste a sua sede no deserto; Jesus, teu Filho, veio a nós como fonte de água vida; pela água, que Cristo santificou no Jordão, tu, no banho batismal, nos purificaste do pecado e nos concedeste nova vida, como tuas filhas e teus filhos. Nós te pedimos: derrama o teu Espírito Santo e, através desta água, concede o lavar regenerador a João Carlos Schmachtenberg Bertote para fazer deles herdeiros do teu Reino. Por todo teu amor, rendemos-te graças. Amém.

 

Confissão de Fé: Credo Apostólico (versão interrogativa de Hipólito de Roma)

 

L: Crês em Deus Pai, Onipotente?

Crês em Jesus Cristo, Filho de Deus, que nasceu do Espírito Santo do seio da Virgem Maria, e foi crucificado sob Pôncio Pilatos, e morreu, e foi sepultado, e ao terceiro dia ressuscitou vivo dos mortos, e subiu aos céus, e está sentado à direita do Pai, e virá para julgar os vivos e os mortos?

Crês no Espírito Santo e a santa Igreja e a ressurreição da carne?

 

Ato do Batismo:

L: João Carlos Schmachtenberg Bertote, eu batizo você em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. A paz de Deus esteja contigo e te acompanhe em todos os teus caminhos.

 

Rito da Luz:

 

Canto:

C: Eu fui batizado em nome de Jesus,

em nome de Deus Pai e do Espírito Santo.

A água me lavou e da Igreja agora sou.

 

Entrega dos certificados com palmas:

 

Liturgia do Sacramento da Ceia do Senhor

 

Canto das Ofertas:

Por sermos livres por graça e fé, não vivemos em nós mesmos nem para nós mesmos. Pela fé, vivemos m Cristo; pelo amor, voltados ao próximo. Por isto é que exercitamos a solidariedade. Enquanto cantamos o próximo hino, recolhemos as ofertas que se destinam para ...

C: Glória pra sempre – LCI 526

L e M: Andrés Torres Queiruga

C: Jesus Cristo é Rei e Senhor – LCI 519

L e M: Richard Lörcher

 

Oração do Ofertório:

L: Deus bondoso, agradecemos-te pelo pão, pela vida, pelos dons, por podermos conviver em comunidade, por podermos celebrar tua presença em nosso meio. Agradecemos também por estas dádivas. Com elas, nos oferecemos a nós mesmos para, em liberdade, servirmos a ti por meio do nosso próximo. Por Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.

C: Amém.

 

Oração Eucarística:

L: Nós só podemos doar em amor porque Deus se doou e se doa a nós primeiro. É o que Ele fez em Jesus Cristo. Na Ceia, essa doação por nós é festejada. Que Deus, o libertador, esteja com vocês.

C: E contigo também.

L: Elevem os seus corações a Deus.

C: A Deus os elevamos.

L: Vamos louvá-lo e agradecer-lhe?

C: Sim, vamos render-lhe o nosso louvor.

L: É digno, justo e nosso dever que, em todos os tempos e lugares, rendamos graças a ti, Senhor nosso Deus, que nos cercaste de muitas testemunhas, como Martim Lutero, Catarina von Bora e Felipe Melanchton, reformadores da Igreja, para auxiliar-nos a perceber a essência do teu Reino. Por isso, louvamos e adoramos o teu glorioso nome:

 

Sanctus:

C:Santo, Santo, Santo – LCI 242, estrofe 3

L: Reginald Heber; M: John Bacchus Dykes

 

L: Graças te damos, Deus da liberdade, que vieste a nós em Jesus, teu Filho, que também contestou leis e práticas que oprimiam, magoavam e excluíam pessoas, e proclamou o novo tempo. Foi crucificado, mas ressuscitou e vive.

C: Ele veio nos salvar.

L: Reunidos ao redor desta mesa, relembramos a última ceia de Jesus com seus discípulos, pois é ele que nos autoriza a celebrar a comunhão contigo, ó Pai.

 

Narrativa da Instituição:

L: Na noite...

C: Jesus, tua morte nos dá vida eterna. Louvamos tua ressurreição. Até que venhas com teu poder.

 

Epiclese:

L: Envia, Deus benigno, o Espírito de vida e de amor, de glória e de poder, o mesmo que teu Filho mandou a seus discípulos, para que, partilhando o pão da vida e o cálice da salvação, sejamos libertados de toda opressão e nos tornemos, em Cristo, um só corpo que anuncia a esperança.

C: Ó vem, Santo Espírito!

 

Mementos:

L: Lembra-te, Senhor, de todas as pessoas que viveram na tua amizade. Guia-nos, com elas, à festa da alegria preparada para o teu povo, em tua presença, com profetas e profetisas, com Lutero, Catarina von Bora e também os mártires do teu Reino. Unidos a eles, rendemos-te louvor e anunciamos o reino de liberdade para o qual, em Cristo, nos convidaste.

C: Por Cristo, com Cristo e em Cristo.

 

L: (Orar pelos motivos levantados para a intercessão).

E tudo mais que está em nossas mentes e corações, agora deixamos em tua presença na oração que Jesus Cristo nos ensinou, dizendo:

C: Pai nosso que estás nos céus,

santificado seja o teu nome.

Venha o teu reino.

Seja feita a tua vontade,

assim na terra como no céu.

O pão nosso de cada dia nos dá hoje.

E perdoa-nos as nossas dívidas,

assim como nós também perdoamos aos nossos devedores.

E não nos deixes cair em tentação,

mas livra-nos do mal.

Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém.

 

Gesto da Paz:

L: Em tempos de guerra, testemunhemos a paz que recebemos de Jesus Cristo.

Que a paz de Deus esteja com todos e todas vocês.

C: E contigo também.

L: Cumprimentemos uns aos outros com o sinal da reconciliação, saudando-nos na paz de Cristo.

 

Fração:

L: O cálice da bênção é a comunhão do sangue de Jesus Cristo; o pão que repartimos é a comunhão do corpo de Jesus Cristo.

C: Nós, embora muitos e muitas, somos um só corpo.

L: Cristo nos convida a nos alimentarmos com a Ceia que ele próprio nos oferece. Ele é quem nos diz: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados, que eu os aliviarei.” (Mateus 11.28). Venham, pois tudo está preparado.

 

Comunhão:

Músicas solo.

 

Oração Pós-Comunhão:

L: Deus da liberdade, agradecemos-te pela nova vida e pela liberdade que nos concedeste através desta comunhão. Faze com que essa Ceia já recebida nos fortaleça na fé em ti e no amor ao nosso próximo. Isto te pedimos em nome do teu Filho Jesus Cristo.

C: Amém!

 

Liturgia de Saída

 

Bodas de Palha: Elton e Cátia Morbach

L: Querida Cátia Simone Morbach, querido Elton Otto Morbach, vocês se casaram no dia 07 de Outubro de 2000 na Comunidade Evangélica do Redentor, aqui em Sapiranga. Enfrentaram muitas coisas em suas vidas e pela graça e pelo cuidado de Deus, podem estar aqui hoje comemorando esse dia tão especial para toda a família de vocês.

 

Josué 24.15.

 

Compromisso:

Relembrando as promessas que fizeram há 23 anos, vocês, hoje, estão dispostos a renovar os votos e compromissos matrimoniais diante de Deus e desta comunidade? Se for esta a sua firme decisão, respondam: Sim, com a ajuda de Deus.

 

Casal: Sim, com o auxílio de Deus!

 

Esposo: Cátia Simone Morbach, novamente eu te prometo ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na prosperidade e na pobreza, amando-te e respeitando-te todos os dias da minha vida, com a ajuda de Deus.

 

Esposa: Elton Otto Morbach, novamente eu te prometo ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na prosperidade e na pobreza, amando-te e respeitando-te todos os dias da minha vida, com a ajuda de Deus.

 

L: “A família é preciosidade insubstituível, uma comunidade em miniatura, célula de exercício e reprodução de comunhão cristã, razão pela qual, em tempos normais, merece ser promovida e receber os maiores cuidados.” [Gottfried Brakemeier].

 

Bênção:

Que o Senhor, que há 23 anos uniu vocês em matrimônio, abençoe e guarde vocês em suas bondosas mãos. Que ele conserve vocês unidos em amor e dispostos à reconciliação a cada novo dia. Que ele presenteie vocês com bênçãos e alegrias, junto com a família que vocês constituíram. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

Poema do Elton:

 

Beijo:

 

Bênção:

 

Envio:

 

Sino:

 

Elaboração: P. William Felipe Zacarias

Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Ferrabraz – Sapiranga/RS


Autor(a): P. William Felipe Zacarias
Âmbito: IECLB / Sinodo: Rio dos Sinos / Paróquia: Sapiranga - Ferrabraz
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 21 / Versículo Inicial: 33 / Versículo Final: 46
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 71449
MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
O ponto principal do Evangelho, o seu fundamento, é que, antes de tomares Cristo como exemplo, o acolhas e o reconheças como presente que foi dado a ti, pessoalmente, por Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br