“Deus ama quem oferta com alegria.” (2Co 9.7)
Estimado Irmão! Estimada Irmã!
Há muitos anos atrás, após um culto, os presbíteros contavam o dinheiro que havia no caixa das ofertas. A caixa ficava na entrada da Igreja onde na saída do culto era colocado uma oferta para o destino anunciado no culto.
Enquanto eu fazia alguns apontamentos percebi que os presbíteros estavam alterados, estavam preocupados. Havia na caixa de ofertas uma nota de cinqüenta reais. A preocupação dos presbíteros era: “Será que alguém colocou essa nota por engano?” Além das moedas, apenas uma cédula no valor de cinqüenta reais estava depositada na caixa de ofertas. “Só podia ser engano.” Então combinaram entre si: se alguém vier reclamar este valor, esta nota de cinqüenta reais será devolvida.
Eu fiquei pensando: para os presbíteros era difícil entender que alguém poderia ofertar um valor tão expressivo. Era difícil entender que alguém que se sentia amado por Deus pudesse retribuir com um valor que para eles era um valor muito alto.
O lema para este ano fala da oferta para a Igreja. Para a Obra de Deus. Um assunto que aparece muitas vezes na Bíblia. Quando Paulo fala das ofertas ele não fala em valores. Paulo não fixa valores. Mas fala de como se deve ofertar. Certamente não com sentimento de obrigação, mas com um sentimento de alegria e gratidão. Nós muitas vezes quando se trata de contribuição olhamos para o lado, olhamos para o vizinho e se ele contribuiu com pouco nós fazemos a mesma coisa. Penso que não devemos olhar para o lado para ver o valor da contribuição da outra pessoa. Porque nós não contribuímos a partir do outro, mas contribuímos a partir da nossa fé. Se reconheço que sou uma pessoa abençoada, que Deus cuida de mim todos os dias, então vou retribuir esse amor. Eu vou ofertar bens e dons para que o evangelho alcance cada vez mais pessoas e que cada vez mais pessoas possam experimentar o que eu experimentei, ou seja, a alegria de fazer parte de uma comunidade. A alegria de ter certeza de que Cristo morreu na cruz para me salvar.
Estimado Irmão! Estimada Irmã! Que todos os dias ao acordar lembremos de Deus. E agradeçamos a Deus por mais este dia. E lembremos da Palavra do Apóstolo Paulo: “Deus ama quem oferta com alegria. (2Co 9.7)
Ervin Barg
Pastor Sinodal