Os dias 28 e 29 de setembro foram muito significativos para a Legião Evangélica Luterana – LELUT do Sínodo Norte Catarinense. Legionários dos Núcleos de Rio Negrinho, São Bento do Sul, Joinville, Apóstolo João, Apóstolo Paulo, Cristo Salvador e Massaranduba lotaram dois ônibus para ir a Panambi/RS e participar da XII Convenção Nacional. Se houve motivação para a ida, ainda maior motivação está presente no retorno.
Os legionários do Sínodo Norte Catarinense representaram mais de vinte porcento do conjunto da Convenção. Um aspecto importante de motivação foi o acompanhamento de dez ministras e ministros na caravana, entre os quais o Pastor Sinodal Claudir Burmann. Além dos nove Núcleos oficializados, há três em formação. Diversos grupos de homens existentes em comunidades e paróquias estão sendo contatados para se integrar à Legião.
“Homens unidos para ações de paz” é o desafio lançado pela XII Convenção Nacional. O tema geral “Qual é a verdadeira paz?” foi abordado pelo Pastor Olmiro Ribeiro Júnior. Em sua apresentação apontou para inúmeras situações da realidade em que a paz está ausente. A ausência da paz verdadeira, além de fatos gritantes do dia a dia, é verificável em palavras preconceituosas, gestos indevidos e agressões veladas que ocorrem nas relações familiares, de trabalho, também em comunidades e grupos.
Nesse sentido, homens estão desafiados para a reeducação de seu modo de ser. “Unidos para ações de paz” é o estímulo para conjuntamente organizar e sediar a XIII Convenção Nacional da LELUT em 2021 em Jaraguá do Sul, na Paróquia Barra do Rio Cerro. Jesus diz: “Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou” (João 14.27).