Homens em Movimento, unidos no Trabalho, no Lazer e na Missão
Histórico e Objetivos: A LELUT iniciou em 1936, quando o Pastor Hermann G. Dohms, Presidente do Sínodo Riograndense, idealizou e criou um grupo de homens, visando realizar “Ações Evangélicas” na Igreja, semelhante ao denominado Maennerwerk, existente na Alemanha. Os homens vivenciaram no tempo, experiências, inovações e estabeleceram propósitos ampliados, sendo que na Vª Convenção Nacional, realizada em Timbó (SC), surgiu a atual identidade da Legião Evangélica Luterana.
Como é a LELUT hoje: Uma organização religiosa de homens a serviço da IECLB, regida por estatuto e regimento interno próprios, com atuação em nível Nacional, Sinodal e Paroquial (Núcleos nas Comunidades). Está vinculada à IECLB como Setor de Trabalho e seus pastores e pastoras, atuam como Assessores Espirituais nos diversos núcleos da Legião Evangélica Luterana.
O que a LELUT faz: Em âmbito Nacional, realiza a Convenção Nacional do Homem Luterano, a cada biênio nos anos ímpares, onde reúne e congrega irmãos legionários, oportuniza a troca de experiências vividas nos núcleos das comunidades, orienta e conscientiza sobre os planos de ação propostos, no sentido de atingir os objetivos de propiciar trabalhos comunitários e de apoiar projetos missionários reconhecidos pela IECLB. Estimula os homens a exercitarem a vida cristã nas diferentes esferas da convivência social e comunitária.
Na abrangência Sinodal, realiza anualmente o Seminário do Homem Luterano, promovendo encontro de confraternização dos legionários, palestras, divulgação de trabalhos comunitários, oportunizando ajuda mútua, visitas, informações, orientação e incentivo aos núcleos oficializados junto a Legião Nacional e aos grupos em formação.
A nível Paroquial (Núcleos), propõe a promoção do bem-estar material e espiritual dos homens, com palestras sócio-culturais, literaturas teológicas cristãs e noites temáticas, apoio e incentivo aos legionários a colocarem seus dons e talentos a serviço de sua comunidade. Valoriza a convivência, a conversação e atividades de integração e lazer. Seus membros congregam em comunhão de fé, através da solidariedade, caridade e serviço ao próximo.
A Coordenação Sinodal e seus Núcleos, realizam visitas a grupos de homens nas paróquias do SNC, com a finalidade de promover a aproximação e o incentivo aos homens, conhecerem mais e melhor os trabalhos desenvolvidos na LELUT.
O Núcleo Piçarras, no nosso Sínodo Norte Catarinense, sediou em setembro de 2013, a IXª Convenção Nacional LELUT, realizada no município de Barra Velha, onde aconteceu a inauguração da Praça Martin Luther.