Lealdade e Fidelidade - Provérbios 3.3-4 - P. Natanael da Silva - 22 de julho de 2021

Oração em tempo de coronavírus

21/07/2021

“Não abandone a lealdade e a fidelidade; guarde-as sempre bem-gravadas no coração. Se você fizer isso, agradará tanto a Deus como aos seres humanos”. Provérbios 3.3-4 

Estamos realizando esse momento de oração em nome do Deus Pai Filho Espirito Santo.

O autor dos provérbios diz que as pessoas para serem bem sucedidas, respeitadas, devem ser leais e fiéis. Podemos entender esse texto de duas formas. Em primeiro lugar ele diz respeito ao meu interior como pessoa. Como ser humano devo ser leal aos meus sonhos, desejos que movem e dão sabor a minha vida. E para que isso produza satisfação devo ser fiel ao que me move. Logo, lealdade e fidelidade são palavras chaves que nos ajudam a ter uma vida interior sadia.

Em segundo lugar essas duas palavrinhas também nos ajudam a ter uma vida social, comunitária saudável. Lealdade significa que podemos participar de um grupo e permaneceremos por muito tempo, afinal é um princípio de aceitação da maioria dos grupos. Sendo assim fidelidade significa nesse caso assumir uma moral e permitir que a vida seja conduzida por tal, muito embora nem sempre estejamos no grupo.

Para nós o que é importante, tanto no nível individual quanto coletivo essas duas palavras dizem respeito aos princípios que carregamos. E quanto mais temos claro os princípios que acreditamos, menos problemas temos para viver.

Lembro da passagem do Evangelista Lucas capitulo quinze (15) nela é descrito que fariseus e escribas começam a criticar Jesus Cristo porque ele se colocava no meio de pessoas que não eram consideradas puras. Então Jesus Cristo conta umas das parábolas mais tocante no que diz respeito a vida. Ele diz que um pai com dois filhos vive sua vida, no entanto o mais novo decide ir longe e experimentar novos jeitos de olhar para a vida. Mas como em qualquer vida as pessoas precisam cuidar da sua. Esse moço vive de forma a perder e perde tudo o que tinha. Após pesar em seu coração, decide voltar. Quando o pai olha para aquele que ele formou com tanto cuidado e deseja salvar voltando. Ele abraça, coloca roupas, chinelo, e um anel. Talvez as palavras que saíram de sua boca foram, que saudade. O filho mais velho não entendendo que pai o era não por causa daquilo que conquistou, mas porque o gerou se afasta e sai bravo. O principio daquele pai era o amor. O filho mais velho não conseguiu entender. O filho mais experimentou.

Queridos que esse momento de oração nos ajude a refletir sobre nossos princípios. E também nunca esquecer que a melhor forma de viver um principio é experimentar o que acreditamos. Que deus nos ajude e guarde. Amém.

MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
Quando eu sofro, eu não sofro sozinho. Comigo sofrem Cristo e todos os cristãos. Assim, outros carregam a minha carga e a sua força é também a minha força.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br