Lucas 18.1-8 - 22º Domingo após Pentecostes - 20.10.2013

Caderno de Cultos 2013

20/10/2013

20/10/2013 – 22° DOMINGO APÓS PENTECOSTES
Gn 32.22-31; 2Tm 3.14-4.5 Pregação: Lc 18.1-8
Miss. Alexsandro Gonçalves Coelho – Santarém - PA

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Saúdo a Comunidade com a palavra de Isaías 51.12, que diz: “Eu, eu sou aquele que vos consola; quem, pois, és tu, para que temas o homem, que é mortal?”.
Com estas palavras saudamos a todos e todas que aqui chegaram para falar com Deus e também para ouvir Sua mensagem.
Acolher as/os visitantes

CANTO DE ENTRADA
421 – HPD2 – Eu quero ser

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Nos reunimos aqui em nome do Trino-Deus (Pai, Filho e Espírito Santo). Deus que é Pai, criador; Deus que é Filho, Salvador e Deus que é Espírito Santo consolador. Amém!

CANTOS DE INVOCAÇÃO
451 – HPD2 – Meu coração transborda

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Confessemos a Deus nossos pecados.

Senhor Deus e Pai amado. Tu que nos ensinas a não temer a homens mortais também nos ensina a termos respeito e reverência a Ti. Como sinal desta reverência e respeito, nos colocamos diante de Ti em oração para clamar pelo Teu perdão pelos nossos pecados. Nascemos em pecado e também pecamos por pensamentos, palavras e ações. Só Tu podes nos absolver de toda culpa e nos trazer de volta à verdadeira vida. Por Cristo, nosso Senhor, tenha misericórdia de nós e perdoa todas nossas ofensas. Amém!

ANÚNCIO DO PERDÃO
A palavra de Isaías 51.12, Deus diz: “Eu, eu sou aquele que vos consola”... Firmados na palavra do Senhor podemos estar certos que se confessamos nossos pecados Deus é fiel e justo para nos perdoa de toda injustiça. Em nome de Jesus seus pecados estão perdoados. Amém!

KYRIE
Assim como o Senhor nos consola, clamemos a Deus pelas pessoas que sofrem e padecem sem o consolo que só Jesus pode lhes dar.
427 – HPD2 – Senhor Oramos agora.

 

GLÓRIA IN EXCELSIS
O Senhor vem a nós com Seu perdão e Sua misericórdia alcança o mundo inteiro. Adoremos o seu nome cantando:
349 – HPD2 – Canto de louvor

ORAÇÃO DO DIA
Agradecemos-te Senhor por podermos estar aqui para te louvar e engrandecer o Teu nome. Não podemos viver só de pão por isso pedimos também que nos alimente com Sua palavra que é vida.  Rogamos que fales ao nosso coração e mente pela leitura da Palavra e pela pregação. Aquieta-nos e livra-nos das preocupações diversas pelo agir do Teu Espírito Santo. Em nome de Jesus. Amém!

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Gn 32.22-31;
2ª Leitura Bíblica: 2Tm 3.14-4.5;

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
383 – HPD2 – A Lei do Senhor é Perfeita

PREGAÇÃO
Texto: Lc 18.1-9
Boa parte do que é relatado no Evangelho de Lucas também podemos encontrar no Evangelho de Mateus. Mas, esta parábola da viúva e o juiz é exclusiva de Lucas. Lucas registra esta parábola como uma aplicação prática e imediata do ensino de Jesus. Os seguidores/as de Jesus devem orar sempre e nunca desanimar, pois é a oração que prepara os discípulos/as para a volta de Jesus.
Na parábola podemos observar um juiz (que talvez fosse um magistrado romano), que não tinha nenhum interesse particular nas necessidades do povo judeu. Mas, a viúva estava frequentemente no tribunal, clamando para que sua causa fosse julgada. É importante observar que ela não estava pedindo ao juiz uma vingança, mas uma sentença que a protegesse das injustiças que ela estava sofrendo. A princípio, o juiz não quis atendê-la. Não era uma simples atitude do juiz que pensava ser a causa da mulher irrelevante, mas, seu estado de espírito era indiferente para com a viúva indefesa. O v. 4 revela que este juiz “não temia a Deus, nem aos homens”. Somente a persistência da viúva ao clamar incansavelmente ao juiz insensível, fez com que a indiferença dele fosse vencida.
A persistência da mulher (Esta viúva me importuna – me aborrece) levou o juiz a fazer uma declaração que jamais teria sido arrancada dele caso ela não tivesse insistido. Ele disse (v.5): “Vou dar a sentença a favor dela. Se eu não fizer isso ela não vai parar de me amolar até acabar comigo”. No original grego esta palavra pode significar “para que ela não me deixe com um olho preto”; molestar ou prejudicar a reputação.

Aqui está a chave para quem deseja compreender o significado desta parábola. Jesus disse: “Será então, que Deus não vai fazer justiça a favor do seu próprio povo, que grita por socorro dia e noite? Eu afirmo a vocês que Ele julgará a favor do seu povo e fará isso bem depressa” (v.7,8).

Mesmo com esta advertência de Jesus as condições espirituais no mundo não haverão de melhorar agora. A fé será escassa (v.8). Serão poucas as pessoas que irão perseverar na oração. Poucos os que esperam no Senhor e se preparam para sua vinda.

Assim como aquele juiz insensível não deixou de julgar a causa da mulher injustiçada, quanto mais Deus que é um justo juiz não deixará de julgar a causa do seu povo.
• Lucas nos convoca a nos prepararmos para aquele grande dia, sendo persistentes na oração;
• Deus julga retamente e dará a sentença final ao clamor do seu povo que clama dia e noite;
• O julgamento terá por base a fé (como está a sua vida de oração/fé?);
• Se o Senhor julgar a tua causa encontrará, porventura, fé em teu coração?

Na leitura de Gn 32.22-31, lemos que a insistência de Jacó ao lutar com Deus lhe rendeu a benção de ver Deus face-a-face.
• Da mesma forma a palavra de hoje nos desafia a permanecermos firme pela fé em Jesus;
• Sejam persistentes na vida de oração;
• Sejam perseverantes no estudo da Palavra das Escrituras;
• Santifiquem-se ao Senhor, por que o dia de sua vinda se aproxima.

Seja você instrumento de anuncio desta Boa-Nova do Evangelho também. Seja você um homem/uma mulher de oração. Preparem-se para o grande dia da vinda de Jesus. Ensinem outros (filhos/as; vizinhos/as; amigos/as, etc.) a orarem e a se prepararem para a chegada do nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

HINO
423 – HPD2 – Ao orarmos Senhor

CONFISSÃO DE FÉ
Com o testemunho dos apóstolos e de todos os irmãos e irmãs que perseveraram na oração e na fé em Cristo, juntamos nossas vozes e confessamos juntos a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico.

Creio em Deus Pai...

CANTO PÓS-CONFISSÃO (proceder à motivação e o recolhimento das ofertas)
425 – HPD2 – Repartir

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Senhor! Somos agradecidos pela oportunidade de podermos orar e nos prepararmos para Tua segunda vinda. Também queremos agradecer por Tuas bênçãos e Teus cuidados concedidos a/ao... (mencionar agradecimentos da comunidade), que são sinais do Teu Reino presente entre nós.
Também confiantes que o Senhor ouve e atende as nossas orações, queremos interceder... (mencionar os motivos), para que o Senhor os assista em suas necessidades básicas. Os demais pedimos e agradecimentos que temos, queremos incluir na oração que seu Filho nos ensinou a orar, dizendo:

PAI NOSSO
Pai nosso...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
O Senhor te abençoe e te guarde;
O Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti;
O Senhor sobre ti levante o teu rosto e te dê a Sua paz;
Em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém!

ENVIO
Vão em paz e sirvam ao Senhor com alegria. Tenham todos/as (bom dia/tarde ou boa noite, conforme a ocasião); uma abençoada semana e até o nosso próximo encontro.

CANTO FINAL
373 – HPD2 – Deus te Abençoe

 


Autor(a): Alexsandro Gonçalves Coelho
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 22º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 18 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 8
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2013
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 23166
REDE DE RECURSOS
+
Cristo, juntamente com todos os santos, assume a nossa forma pelo seu amor, luta ao nosso lado contra o pecado, a morte e todo o mal. Em consequência, inflamados de amor, nós assumimos a sua forma, confiamos em sua justiça, vida e bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br