Aconteceu no domingo, 24 de setembro de 2023, após o culto, o ato de lançamento das obras de restauro do Templo da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Santa Maria/RS.
A Comunidade de Santa Maria foi fundada em 04 de abril de 1866 e sua capela foi “inaugurada” no dia 14 de dezembro de 1873, conforme as determinações constitucionais da época. Em 1887 aconteceu a ampliação da capela com o acréscimo da torre e de três sinos que chegaram ao Brasil em 1886. Esta estrutura base é a que permanece até os dias atuais. O ato inaugural da torre e dos sinos aconteceu no dia 30 de outubro de 1887, causando grande reboliço na cidade, visto que o ato representava um desrespeito à Constituição Imperial, que vedava a existência de qualquer edifício que indicasse a existência de templo que não fosse Católico Romano no País. Após este ato inaugural os sinos permaneceram calados por um ano, voltando a soar apenas em 1888. Com a proclamação da República em 1889 acontece promulgação de nova constituição que promulga a liberdade de expressão religiosa. Em 1942, durante a 2ª guerra mundial, aconteceu a depredação do Templo que teve todo seu mobiliário e toda a documentação comunitária queimada. Anos mais tarde o templo foi todo restaurado e ampliado, tendo a atual estrutura desde o ano de 1950, conforme as plantas do mesmo. Desde então aconteceram apenas intervenções que tiveram como objetivo manutenções básicas. Em 2002 aconteceu o decreto de tombamento do templo, cujo invetário final ocorreu no ano de 2019.
Com o decorrer dos últimos anos o prédio sofreu muito com as intempéries e foi necessário agir com o objetivo de revitalizar o mesmo. Desta forma, no ano de 2014 iniciou-se a elaboração e busca por aprovação e viabilização do projeto de restauração. Longo tem sido o percurso, mas desde 2019 a comunidade tem autorização para a captação de recursos via incentivo fiscal para que o restauro aconteça. Em 2022 aconteceu, junto ao Ministério da Cultura a aprovação definitiva do projeto e a autorização para o início da obra. O orçamento aprovado pelo Ministério tem o valor de R$ 1.764.623,64. Valor este que pode ser captado via Imposto de Renda devido, Pessoa Física ou Pessoa Júridica. Este valor, porém, não cobre todo o custo da obra, visto que o mesmo beira o valor de R$ 2.500.00,00.
Para que seja possível levar o projeto até o final ainda há um longo caminho a ser percorrido. Assim, a Comunidade conta com todas as pessoas que possam colaborar com a obra iniciada. Quem puder colaborar a partir do imposto de renda devido, ou seja, via incentivo fiscal, pode entrar em contato com a secretaria da comunidade pelo telefone: (55)991066252. Também é possível colaborar fazendo depósito para a comunidade, em conta específica para a obra, através do código pix 55991066252.
“ Oremos pelas pessoas envolvidas com este evento! Que Deus estenda a sua mão sobre elas! ”