Justificados pela graça e fé, e co-participantes de Deus

16/09/2008


   
Todos somos justificados por Cristo. Esta certeza temos que anunciar a todos/as, esse é o Kerigma da Igreja, a sua essência. O envio de Cristo para a salvação do mundo é o ponto central da missão de Deus na história humana. Jesus Cristo é o centro da missão da Igreja. A Igreja cristã e cada pessoa cristã é co-participante dessa ação missionária que visa a salvação do mundo. Missio Dei significa, antes de mais nada, que a missão é obra de Deus. Ele é o Senhor, o doador da tarefa, o proprietário, o executante.

Quando falamos em missão na Igreja, temos que dizer claramente que é uma tarefa que nunca termina, que a missão na Igreja continua enquanto ela for Igreja cristã. Igreja de Jesus Cristo é por natureza Igreja missionária. Jesus Cristo deu aos discípulos a ordem de missionar que se estende até nós. Deu como ordem: Ide fazei discípulos de todas as nações...( Mt 28.18-20). Ele deu a ordem de levar a mensagem do Evangelho a todos os recantos do mundo (todas as raças, povos, culturas, jeitos, línguas, tradições), a fim de que todos os seres humanos (homens e mulheres) possam crer e ser salvos. A missão visa fazer com que a Palavra de Jesus Cristo possa alcançar o ser humano na sua intimidade, na sua autenticidade, ou melhor dizendo, o ser humano concreto.

Vivemos dentro da realidade cheia de desigualdades, sofrimentos. Onde encontramos motivação para a missão? Com certeza ela não reside numa dignidade humana inerente, mas na justificação gratuita de Deus, uma vez que a dignidade humana inerente está perdida e recém é reconcedida com a vinda de Cristo. Justificação pela graça e fé destrói a hierarquia da sociedade, criando verdadeira comunhão. A comunidade é, por excelência, o lugar, onde justificação pela graça e fé deve assumir feições concretas.

Todas as pessoas são chamadas, como indivíduos ou como comunidade cristã, e enviadas em uma missão, cujo lugar primário está imediatamente diante de suas portas, e pode ser identificado como sendo a profissão, a vida social, matrimônio, política e toda sorte de problemas com que as pessoas se defrontam. Assumindo juntos o desafio da missão de Deus, deixando-nos transformar pela Palavra de Deus, fortalecidos pelos Sacramentos, seremos uma comunidade que serve a Deus e às pessoas com a finalidade de promover vida em abundância.

A Igreja de Jesus Cristo tem a tarefa de levar a fé a quem vive no desespero ou no engano, de levar o consolo a quem vive na tristeza, de levar a ajuda a quem sofre carência e de unir as pessoas na celebração da esperança que Deus dá. Para tanto ela deve chegar próxima das pessoas, disposta a dar e receber, em autêntica solidariedade de quem vive a graça de Deus.

O Dr. E. Schlieper, dizia em 1957, temos a missão de “sermos portadores do Evangelho em nossa época e em nosso mundo”. Isso significa que ‘cada cristão é chamado a dar testemunho a todos os aflitos e oprimidos e desesperados’. Em 1994 definiu-se Igreja missionária como igreja solidária, em quatro dimensões: a) com quem vive sem rumo – missão (Mt 28.18ss); com quem chora – poimênica (Mt 5.4) c) com quem tem fome e sede – diaconia (Mt 25.31-46, com quem tem esperança – celebração (Mt 18.20).

É claro que esta meta abrangente (crescer como Igreja em números) inclui a necessidade de reconstruir comunidade, de elaborar a nossa identidade evangélico-luterana e de atuar na sociedade a fim de salvar vida. Somos como igreja comunidade de Jesus Cristo a serviço da vida.

P. Leomar Erlei Fenner

 


Autor(a): Leomar Erlei Fenner
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8584
REDE DE RECURSOS
+
Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Filipenses 2.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br