“Quem poderia estar perante o Senhor, este Deus santo?” (1Samuel 6.20)
Esta pergunta é dirigida a mim e a você neste novo dia que recebemos de presente de Deus. O ser humano, em todos os tempos, em todas as épocas não só tentou se colocar diante de Deus, como tentou ser o próprio Deus. Desde a criação, ele tentou usurpar o lugar de Deus. Não se contentou e sempre quis mais poder, ser auto-suficiente e ter orgulho de si.
Martim Lutero comparou o ser humano a um “saco de vermes”, demonstrando assim a pecaminosidade do ser humano e sua incapacidade de chegar-se a Deus. E realmente, nossa essência pecaminosa faz com que nos distanciemos sempre mais de Deus que é Santo. Assim, a pergunta “Quem poderia estar perante o Senhor, este Deus santo?” nos intriga.
Deus, sabendo dessa nossa incapacidade de chegar-se a Ele por nossas forças nos ajudou quanto a isso. Ele enviou seu único Filho, Jesus Cristo, a este mundo para que, através de seu nascimento, sua morte e ressurreição levasse sobre si todos os nossos pecados e nos tornasse aptos para estarmos diante do Senhor.
Deus se humilhou e se entregou na cruz por cada um de nós. A partir disto, pela fé, cada qual pode chegar-se a Deus. Através do seu corpo dado e sangue derramado, Cristo veio e vem a você e a mim hoje e diz: “Você pode vir a mim!”.
Pelo seu Evangelho, ele nos chama. Pelo Batismo e pela Santa Ceia ele nos purifica. E pelo seu Espírito Santo, Deus nos santifica. Não somos nós, mas o próprio Deus quem abre o caminho até Ele. Você quer uma notícia melhor do que esta em sua vida?
Para refletir: No Evangelho segundo João 13.8 “Pedro disse para Jesus: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo”. A humilhação e a simplicidade de Cristo trouxe a Salvação e o livre acesso para todos nós.
Use este tempo de Quaresma para meditar ainda mais sobre isto. Amém.
Pastor Charles Werlich Pastor da IECLB na Área Missionária Leste de Minas Gerias – Extremo Sul da Bahia