Julie Katharina von Hausmann (1826-1901) HPD nº 174
Nasceu: 7 de março de 1826 em Riga, Letônia,
Faleceu: 15 de agosto de 1901 no balneário Wösso, Estônia.
Sepultada: em Ilumaee, Estônia.
Vivendo nos países do Báltico, Julie Hausmann tinha um jeito tão modesto que nunca teria editado suas poesias. Dizia que seus versos eram fracos e imperfeitos.
Sua amiga Olga von Karp, porém, queria que se tornassem conhecidos num círculo maior. Por isso mandou correspondência ao Pastor Gustav Knak1 em Berlim, o qual havia editado em 1832 o hinário “Geistlicher Liederschatz” (Tesouro de hinos religiosos). Este ficou muito impressionado, quando em 1862 recebeu a remessa de hinos, vindos de Riga. Ele conseguiu o endereço de Julie Hausmann e combinou com ela, editar um livrinho de poesias com 100 hinos. Na carta dela dirigida ao P. Knak ela escreveu: - “Penso não ser necessário pedir-lhe que meu nome não seja mencionado”. Por isso o singelo livrinho recebeu o título despretensioso “Maiblumen. Lieder einer Stillen im Lande, dargereicht von G. Knak.” (Flores de Maio. Canções de uma pessoa pacífica da terra, oferecidas por G. Knak.). Rapidamente o estoque do livro estava esgotado. Outras edições seguiram. Também foram feitas novas impressões com outras poesias..
Uma das muitas canções logo conquistou os corações em toda a Alemanha: “So nimm denn meine Hände und führe mich” (EG Nr.369) = Por tua mãe me guia, meu Salvador; HPD nº 174. Sem dúvida, o que contribuiu para a aceitação deste hino, foi a melodia popular e fácil de gravar, da autoria de Friedrich Silcher2. Essa melodia originalmente pertencia a um hino vespertino “Wie könnt ich ruhig schlafen” (Como poderia dormir tranqüilo). Mas foi aprovada também com o hino de confiança em Deus de Julie Hausmann.
Confiança em Deus e entrega ao Bom Pastor Jesus eram características da sensível e reservada Julie Hausmann. Desde a infância ela sofreu de dores de cabeça e enxaqueca, as quais as vezes a deixaram inativas por muitos dias.
Julie era a penúltima de seis irmãs na família do professor ginasial Hausmann. Ela nascera 1826 em Riga (na Letônia) e passou a infância em Mitau3 (na Lituânia). Nas aulas de doutrina ela teve um pastor que transmitiu o evangelho bíblico puro com convicção. Julie ficou impressionada e resolveu seguir a Jesus com amor e dedicação. Na caminhada da fé em Jesus conseguiu vencer todas as crises. Por isso ela pode cantar: Entrego a minha vida a ti, Senhor. Tu és minha esperança, meu Redentor (2ª estrofe).
Ao hino “Por tua mão me guia” ela havia dado o título “Ich will Dir folgen, wo du hingehst!” (Quero seguir-Te por onde quer que andas). Isto ela praticou. Ela, que não teve nenhuma beleza física, viveu por 14 anos errante e sem pátria, ganhando seu pão como educadora e professora particular em várias localidades da Rússia e Lituânia. Quando ela contou com 30 anos de idade, faleceu a sua mãe. Mais tarde ela, junto com uma irmã, cuidou do pai durante 3 anos em Riga, até o falecimento dele.
Sendo pessoa de estranha modéstia e timidez ela não queria planejar ou organizar a estrada da sua vida. Ela preferia que ninguém notasse a presença dela. Em 1870 ela aceitou o convite de uma de suas irmãs e mudou para St. Petersburgo4, onde deu aulas de música e permaneceu até sua morte em 1901. No balneário idílico de Wösso, a beira do Mar Báltico na Estônia, ela faleceu com 75 anos de idade.
Notas:
1 Muitos cristãos da época conheciam Gustav Knak como pregador benquisto nas ocasiões de Festas de Missão. Quando era jovem pastor de 28 anos de idade, ele tirou do sono espiritual a comunidade em Wusterwitz, na Pomerânia Oriental.
2 Friedrich Silcher, professor primário na Suábia, e mais tarde Diretor de Música na Universidade de Tübingen.
3 Hoje: Polangen (na Lituânia)
4 Hoje: Leningrado (na Rússia)
Fonte: Fotocópia em língua alemã, sem indicação de título nem do autor.
Friedrich Wilhelm Bautz Hausmann, Julie em BBKL Volume II (1990), Colunas 606-607, www.bautz.de/bbkl
e www.cyberhymnal.org/
Veja também: Roteiro da OASE 1998, páginas 96/97