
Criança pode participar da Santa Ceia? Quem é Maria para os luteranos? Qual a posição da igreja sobre o espiritismo? Essas e outras perguntas estiveram presentes no Seminário Sinodal de Formação de Lideranças da JE, sob o tema “Nossa Igreja: Qual a nossa identidade?”. O encontro, que é realizado semestralmente, ocorreu entre os dias 18 e 20 de setembro e reuniu 45 jovens na Casa de Retiros de São Bento do Pancas.
O encontro foi assessorado por Ismar Schiefelbein, pastor na Paróquia em Colatina, que abordou questões fundamentais relacionadas a questões como história e organização da igreja, fundamentos luteranos, movimentos religiosos, fundamentos bíblicos e base confessional da IECLB. O tema foi trabalhado mediante esclarecimento das principais dúvidas que permanecem com nossos jovens mesmo após o ensino confirmatório.
O seminário teve, ainda, a participação de dois intercambistas suecos que estão na Associação Diacônica Luterana (ADL), Malva Eliasson e Niklas Stark. Além da enriquecedora experiência de conviver com jovens de outro país, os suecos tiveram, no domingo, um momento para compartilhar costumes, falar sobre a igreja luterana na Suécia, contar as primeiras impressões sobre o Brasil, além de saciar a curiosidade dos jovens do Sínodo sobre assuntos diversos relacionados ao país.
Durante o encontro, também houve espaço para divulgação do XXIII Congresso Nacional da Juventude Evangélica, que acontecerá de 24 a 29 de julho de 2016. Como demonstração do congresso, os jovens participaram de discussões sobre assuntos relacionados ao tema “Pela Graça (não?) temos valor!”. Em breve, o Conselho Sinodal da JE irá divulgar mais informações sobre a caravana que sairá do Espírito Santo.
E que venham os próximos seminários em 2016!