Jovens em Domingos Martins reafirmam a essência da JE da IECLB

19/07/2023

Qual a essência da JE da IECLB?
Qual a essência da JE da IECLB?
Qual a essência da JE da IECLB?
Qual a essência da JE da IECLB?
Qual a essência da JE da IECLB?
Qual a essência da JE da IECLB?
Qual a essência da JE da IECLB?
Qual a essência da JE da IECLB?
Qual a essência da JE da IECLB?
Qual a essência da JE da IECLB?
1 | 1
Ampliar

 

Jovens que representam os sínodos da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) refletiram sobre o tema “qual a tua essência?” e o lema “...Cristo nos amou e deu sua vida por nós, como uma oferta de perfume agradável. (Efésios 5.2b)” durante o 25º Congresso Nacional da Juventude Evangélica, desde domingo, 16 de julho, em Domingos Martins/ES, Sínodo Espírito Santo a Belém.

Na manhã de segunda, 17, o psicólogo e conferencista Vilnei Roberto Varzim ressaltou a importância do tema proposto. Enfatizou a essência como aquilo que compõe as pessoas. Segundo ele, a sociedade pós-pandemia está enfrentando problemas graves emocionais e mentais. “A fé promove mudanças na vida das pessoas. Generosidade e empatia são atitudes tão básicas, mas que transformam a sociedade. A essência como aquilo que guia nossas escolhas e, ao mesmo tempo, se transforma conforme nossas escolhas. Nossa essência também sofre mudanças a partir de nossas vivências e convivência, enquanto ainda guia e define como encaramos essas situações.”.

A exposição do lema foi coordenada pela pastora Ana Isa dos Reis Costella, diácona Arlete Prochnow, missionário Felipe Miliani e a catequista Juliana Ruaro Zachow, na manhã da terça-feira, 18, que revelaram que a essência é reflexo da entrega de Cristo, por amor e gratidão a Deus - e em favor das pessoas.“É por essa entrega de Cristo que nós estamos aqui, nesse evento da diversidade, do amor e da compaixão. Evento que tem um nome, que carrega 53 anos de história e que convida e acolhe a todas as pessoas”.

A juventude é sustentabilidade, justiça ambiental, evangelização, esperança, comprometimento, é também a reunião em Domingos Martins. “Nós não queremos que ninguém saia daqui com pelo menos algumas pistas sobre qual a tua essência. O que carregamos na nossa jornada, quem conhecemos, por onde passamos, constrói a nossa essência, afirmou o pastor Felipi Schütz Bennert. Segundo ele, a essência pode ser moldada, transformada, a partir da fé em Deus.

A partir de uma discussão coletiva, as pessoas jovens responderam a pergunta: “Qual a essência da Juventude Evangélica?” Um grupo, representando os sínodos, elencou palavras como amor, diversidade, alegria, irmandade, acolhimento, união, comunhão, paciência, amizade, receptividade e inclusão.

“Não temos como definir uma essência somente com uma palavra porque somos um conjunto entre fé, empatia e amizade”, destacou a jovem Jeovanna Mazurana dos Santos, do Sínodo Mato Grosso. O representante do Vale do Itajaí, Gabriel Nascimento, ao formar um acróstico a partir da palavra PARCERIA (paciência, amizade, respeito, comprometimento, empatia, receptividade, inclusão e alegria), ressaltou a união dos jovens da IECLB. “Comunhão é a essência da JE. A alegria de estarmos juntos e fazendo novas amizades”, enfatizou Pedro Henrique Pontes, do Sínodo Norte Catarinense. Segundo a representante do Sínodo da Amazônia, Lenicia Henclke, a JE é amor e comunhão.

“A essência da Juventude Evangélica é ser pilar para união do diferente. É a busca por uma sociedade mais justa. É a diaconia realizada em conjunto. É sustentabilidade e justiça ambiental. A essência da JE também passa por gratidão, esperança, força de vontade e comprometimento. É evangelização e fé”, concluiu Eloisa Toillier Weber, do Sínodo Centro-campanha-sul

 

Fotos: Martina Scherer / Comunicação IECLB


Autor(a): Tobias Mathies
Âmbito: IECLB / Organismo: Juventude Evangélica - JE
ID: 70872
COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
Jesus Cristo diz: No mundo vocês vão sofrer, mas tenham coragem. Eu venci o mundo.
João 16.33
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br