Jovens em Ação pela Criação!

Exemplo: Campanha O Dia do Bem + Criatitude

19/10/2012

O Congresso Nacional da Juventude Evangélica (CONGRENAJE) de 2008 inspirou um dos jovens da nossa caravana, Leomar Klemz, que ao conhecer ações realizadas por jovens de outros Sínodos, propôs criarmos uma campanha de arrecadação de alimentos no Sínodo da Amazônia. Com a proposta aprovada, foi escolhido o dia 15 de novembro para ser “O Dia do Bem” da Juventude Evangélica no Sínodo da Amazônia.

Os grupos da JE realizaram essa campanha de arrecadação nos meses de outubro e novembro e finalizaram a ação com a entrega dos donativos à instituições, como asilos, abrigos e APAEs.

O Dia do Bem da Juventude não é apenas uma campanha de arrecadação de alimentos e outros materiais, mas é um dia para sairmos dos portões da Igreja e servirmos ao próximo e à próxima, de nos fazermos presentes com as pessoas carentes, ouvindo suas experiências e darmos uma palavra de consolo e fé.

Assim como o tema do 19º CONGRENAJE: “Sou a presença de Deus no mundo”, a Juventude quer ser a presença de Deus no Sínodo da Amazônia, nas nossas Comunidades e na sociedade. Somos a luz do mundo (Mateus 5.14) e, onde quer que estejamos, faremos resplandecer a Jesus Cristo. 
Desde 2008, alguns grupos de JE do Sínodo da Amazônia realizam essa campanha, que vem crescendo a cada ano. Em 2011, nos dias 12 e 13

de novembro, a juventude das comunidades Bom Pastor, Cristo Vive e XV de Novembro, da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Espigão do Oeste, se mobilizaram e arrecadaram mais de 500 kg de alimentos. Uma parte dessas arrecadações foi entregue ao Instituto de Desenvolvimento Socioambiental, Saúde e Bem-estar (DESAM) que foram repassadas, através de cestas básicas, a famílias carentes de Cacoal-RO. A outra parte foi somada junto às arrecadações de outros grupos de JE da paróquia, e no dia 15 de novembro, foram entregues no Asilo São Vicente de Paula - Espigão do Oeste-RO.

Animada pelo tema do Ano da IECLB –“Paz na Criação de Deus”, e pelo Tema do Mês de Missão da JE- “CRIATITUDE - Jovens pelo cuidado com a criação”, a juventude resolveu inovar a campanha. Em parceria com o Instituto Desam, a juventude distribuiu 200 mudas de árvores entre as pessoas colaboradoras da campanha. Também foram entregues mudas à equipe da Escola Municipal Cruzeiro do Norte (Linha 21-Cacoal/RO) para a nova arborização no pátio da escola.

Para finalizar a campanha, nos dias 2 e 3 de Dezembro, a juventude plantou mudas nos pátios das três comunidades. Desta forma a juventude deu o seu testemunho do Cuidado com a Criação de Deus e sua atitude resultou em paz e bem para às pessoas que receberam os alimentos e mudas de árvores! 
“Assim como a terra faz crescer as árvores, e no jardim o chão faz brotar o que foi semeado, também o Senhor Deus fará com que brote a sua salvação e todas as nações cantarão hinos de louvor a ele.”   (Isaías 61.11)

Claudemir Wagner
Coordenador da JE Bom Pastor


Voltar para índice Igreja Viva, Jovens Conectados Nesta Missão

 


Autor(a): Claudemir Wagner
Âmbito: IECLB
Título da publicação: Cartilha do Mês de Missão da JE 2012 / Ano: 2012
ID: 17192
REDE DE RECURSOS
+
Cada qual deve se tornar para o outro como que um Cristo, para que sejamos Cristos um para o outro e o próprio Cristo esteja em todos, isto é, para que sejamos verdadeiros cristãos.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br