O Sínodo Vale do Itajaí, por meio da Pastoral da Criança e Juventude, reuniu 14 jovens interessados em conhecer as instalações da Faculdades EST e a sede da IECLB, nos dias 19 e 20 de junho, em São Leopoldo (RS). A proposta era estabelecer um primeiro contato com os professores e estudantes e auxiliar os jovens pela opção do estudo da teologia.
“A ideia do Sínodo é oportunizar aos jovens um espaço de convivência e interação. Aos que se sentem vocacionados para o exercício do ministério na IECLB, pretendemos dar um empurrão”, destacou o pastor sinodal Breno Carlos Willrich.
“Saudamos, pois, esta caravana da vocação”, destacou o reitor Dr. Oneide Bobsin, ao enfatizar que a participação e a capacitação de jovens através de grupos comunitários representa um espaço valioso para despertar vocações. “Com a vinda desse grupo de jovens para conhecer a EST e a sede da IECLB inovamos na comunicação com as pessoas vocacionadas para o estudo da Teologia em função do ministério ordenado”.
Para o jovem Wagner Strelow foi bastante enriquecedor o diálogo com os membros da faculdade e o conhecimento adquirido sobre a própria Igreja. “Sem dúvida, o programa é interessante. A decisão de pleitear qualquer curso universitário é altamente pessoal e não deve partir da tentativa de agradar outros indivíduos. Por isto, foi muito válida a imparcialidade empregada pelos apresentadores da instituição. Pode-se dizer que, deste modo, os visitantes se sentiram mais livres para opinar e refletir se, de fato, querem seguir o rumo da teologia”.
Durante a estada em São Leopoldo, os jovens puderam acompanhar aulas de Hebraico, ministradas pela professora Ms. Marie Krahn, e de Antigo Testamento, ministradas pelo professor Dr. Carlos Dreher.
Para o coordenador do curso de Teologia, professor Dr. Rodolfo Gaede Neto, a EST precisa cada vez mais abrir as suas portas para que jovens possam se aproximar de professores e estudantes. “A partir do próximo semestre os jovens vinculados à caravana e que vierem a estudar na EST não estarão adentrando numa instituição desconhecida, pois um primeiro e importante vínculo já foi estabelecido ao longo destes dois dias de intercâmbio de saberes e experiências”, pontuou.
Na sede da IECLB, o grupo visitou os órgãos da Igreja e se reuniu com o pastor-presidente, Dr. Nestor Paulo Friedrich e com a secretária de Formação, catequista Ms. Débora Raquel Klesener Conrad. Na oportunidade foram apresentadas as possibilidades de bolsa e o programa de acompanhamento aos estudantes de Teologia.
“Após essa visita acredito que muitos jovens tomaram sua decisão e voltarão daqui a algum tempo. A convivência abre nossos olhos, mostra a realidade e aumenta nosso desejo de servir. Acredito que esse tipo de ação deveria acontecer com mais sínodos, pois vale muito a pena!”, alegra-se a jovem Kathleen Suzan Zwicker.