A praia de Balneário Camboriú foi sede de mais uma edição da Escola de Líderes da JE Sinodal do Vale do Itajaí, nos dias 18 e 19 de setembro, onde jovens estiveram reunidos, sob a coordenação do Departamento Nacional para Assuntos da Juventude (Dnaj), para trabalhar o tema: “Técnicas para Dinamizar Grupos”. Uma das características do encontro foi a dinamicidade, fazendo com que os participantes interagissem com maior entusiasmo. Como o tema era propício para brincadeiras, muitas foram surgindo, até mesmo por parte dos participantes.
As dinâmicas trabalhadas devem ser utilizadas nos grupos de JE. Viu-se que existem brincadeiras para todos os momentos. Integração, apresentação do tema, despertar da fé, enfim, existem dinâmicas para todos os tipos de gostos. Cabe ao líder selecionar aquelas que melhor se encaixam com o momento e com o tema proposto.
“É valioso sair de nosso mundinho para conhecer outros, e ver que nossas dificuldades não são apenas nossas, e que por vezes são muito mais banais do que a de muitos outros, comparando com nossos grupos”, comenta a participante Elke Hornburg que ainda completa: como é fácil ver líderes dizendo que o grupo não está mais tão legal como um dia já estava, os jovens não gostam mais do que já gostavam um dia, mas nem se quer paramos para refletir e lembrar que os jovens crescem, que os tempos mudam, e o que era moda ano passado agora não é mais.
Inúmeras vezes o catequista Cláudio Becker, diretor do Dnaj, frisou que trabalhar com jovens carece de constante atualização e muita paciência. É muito importante compreender os jovens, mas não necessariamente sempre agradá-los. Em primeiro lugar deve-se levar a Palavra de Deus. O curso mostrou que é preciso descobrir métodos que mais agradam ao jovem. “Nós, como lideranças da Juventude, precisamos conhecer nossos jovens, ser amigos deles, formar uma grande família, e isto ficou muito evidente em diversas técnicas que realizamos neste evento”, comenta Elke.
Desde a fundação da JE Sinodal, em 1998, sempre se investiu muito na área da formação. A Escola de Líderes é um espaço onde líderes maduros podem trabalhar temas mais atuais e com um grau de dificuldade maior. Nos próximos dias 9 e 10 de outubro vai acontecer a Oficina de Liderança, sendo que nesta, atuam jovens que estão começando com o trabalho da JE e precisam aprender questões básicas para o exercício da liderança. Neste ano, o tema será “Orientados para Orientar”.
Fonte: Tobias Mathies - Sínodo Vale do Itajaí