No último fim de semana, nos dias 14 e 15 de junho, a Pastoral da Criança e Juventude, em parceria com a Juventude Evangélica Sinodal, do Sínodo Vale do Itajaí, realizou o primeiro programa de imersão em inglês, no Centro de Eventos Rodeio 12. O curso foi direcionado para jovens, com entendimento da língua inglesa, que tem interesse em conhecer os programas de intercâmbio que a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil tem com outros países. Todo o programa foi temático – refeições, espaços de meditação, louvor, palestras e cultos.
“Esta proposta vem ao encontro do jovem da atualidade. Além da oportunidade de conhecer os programas de intercâmbio, os participantes também puderam praticar a língua estrangeira e trocar conhecimento. O calendário de atividades com jovens ficou ainda mais completo. A prática da língua inglesa faz parte do cotidiano do mundo de hoje”, enfatizou a coordenadora da Pastoral da Criança e da Juventude, Katilene Willms Labes.
No início do programa os participantes foram acolhidos com um café da manhã. Foram apresentados aos programas das igrejas dos Estados Unidos, da Suécia e da Alemanha. Aulas de gramática e estudos bíblicos também constavam no programa. O evento encerrou com um culto celebrado pelo pastor Ms. Alexander Roberto Busch.
O pastor destacou a temática do retiro ‘Faith All/Ways Alive’. No inglês esta frase tem duplo sentido. De acordo com ele, a fé é sempre viva ontem, hoje e amanhã (Always); e a fé é viva em todos os caminhos (all ways). “A nossa fé é sempre viva em todos os caminhos da vida porque Jesus é fiel em nos sustentar e nos guiar em nossa jornada”, completou.
A presidente da Juventude Evangélica Sinodal, Martha Maas, destaca o tema que está em voga na IECLB com o trabalho com jovens: Geração JE no Mundo. Para ela este programa faz parte da responsabilidade com o trabalho ecumênico, a partir de um cenário global. “Queremos oportunizar que mais jovens brasileiros possam contribuir com o mundo, em diferentes países, com seus dons e talentos. Uma ideia como esta aproxima os jovens das diferentes culturas e da ideia de uma grande rede global”.