Jovens alteram Regimento Interno e elegem nova presidência

24/04/2008

Jovens do Sínodo Vale do Itajaí se reuniram no 7º Congresso da Juventude Evangélica Sinodal, no dia 21 de abril, na Paróquia da Velha, em Blumenau/SC. Dentre os assuntos da pauta, os delegados analisaram os relatórios da Presidência, da Secretaria-Geral e da Secretaria de Finanças da JE Sinodal.

A palestra foi dirigida pelo jornalista Tobias Mathies, ex-presidente da JE Sinodal, que enfatizou as características de um líder. No início da apresentação elencou uma série de perguntas sobre como os novos líderes se sentem ao atuarem nas comunidades. “O apóstolo Paulo, mestre em desenvolver jovens líderes que perseveravam, responde todos os nossos questionamentos e dúvidas em relação ao exercício da liderança. O texto de I Tessalonicenses (2:7-8) deixa claro como eram encorajados os novos líderes do início da Igreja Cristã. – Nós os amávamos tanto, que gostaríamos de ter dado a vocês não somente a boa notícia que vem de Deus, mas até mesmo a nossa própria vida. Como nós os amávamos”. Por fim, paixão, conhecimento da Palavra, confiança, atualização, fraternidade, clareza e concisão foram estabelecidas como dicas importantes para um líder.

Os 10 anos da JE Sinodal, comemorados naquele Dia Nacional da Juventude, foram lembrados com o primeiro congresso que aconteceu em Timbó e marcou o início da nova estrutura da IECLB e JE. Os jovens conheceram um pouco da trajetória e puderam entender o andamento da história marcada por uma série de eventos, oficinas de liderança, reuniões do conselho, trabalhos com grupos mirins e ações missionárias.

O Congresso aprovou alterações no Regimento Interno da JE Sinodal. As principais mudanças acontecem no trabalho com as comunidades, facilitando a comunicação da JE Sinodal com todos os grupos. Em seguida, o jovem Sergio Rafael Foster foi reeleito para comandar a JE Sinodal nos próximos dois anos e na vice-presidência Jessica Hardt. Para liderar o congresso e presidir o conselho Regina Bennertz e Jorge Baade. Na secretaria da presidência Larissa Holetz. E, ainda, os obreiros orientadores Samuel Gausmann e Adelcir Sturzbecher foram indicados pela Conferência de Obreiros e homologados pelo 7º Congresso.

A pastora Sinodal Mariane Beyer Ehrat instalou o novo conselho e encerrou o evento com as palavras de João 1.45 “Vem e vê!”, quando ressalta que a capacidade evangelística de uma comunidade em grande parte depende da efetividade com que seus membros testemunham sua fé em seus relacionamentos. Ela enfatizou que Deus quer que todos sejam salvos e cheguem ao paraíso. “Que esta vontade divina seja nossa paixão”. Por fim, desafiou os jovens a se engajarem ainda mais no trabalho e falou que 8.437 pessoas foram confirmadas nos últimos sete anos e são potenciais participantes do trabalho com jovens no Sínodo Vale do Itajaí.

A posse da nova administração central da JE Sinodal, composta pela presidência, conselho, secretaria-geral, secretaria de áreas específicas, controladoria-geral e consultoria jurídica, acontece no mês de maio, em local e data a serem definidos.

Mensagem do Congresso para as comunidades

Gabriela Grahl Froeschlin
Secretária-executiva da presidência da JE Sinodal
frexlinha@terra.com.br

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
A Palavra bem pode existir sem a Igreja, mas a Igreja não existe sem a Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br