Nesta sexta-feira, dia 10 de janeiro, a jovem Gabriela Scheffler Tschá, viajou para a cidade de Hermannsburg, no leste da Alemanha, para um ano de trabalho voluntário, através do Programa Reverso da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.
Gabriela foi motivada pelo presbitério da Comunidade de Vila Rica para participar do intercâmbio. Fez sua inscrição em meados de 2013, foi selecionada e participou de encontros de preparação, além de encaminhar toda documentação para conseguir o visto. Conforme o pastor Paulo, é grande a satisfação de saber que uma membro da Comunidade esteja tendo esta oportunidade de aprendizado e crescimento num país de primeiro mundo. Desejo que ela aproveite ao máximo e que possa partilhar o conhecimento com toda a sociedade vilarriquense, conclui o pastor.
Em sua carta motivacional Gabriela disse: A oportunidade de ser uma voluntária me ajudará a abrir os horizontes. Além de conhecer uma cultura diferente, aprender a língua de meus antepassados, irei conhecer fiéis evangélico-luteranos de um outro continente, sua forma de viver espiritualidade e, de forma bem especial, o trabalho que desenvolvem. Na verdade, imagino tudo isso, como sendo um ensaio, onde se aprende e se exercita. ... O trabalho voluntário é fazer a diferença na vida de alguém sem esperar nada em troca. Neste sentido, espero que a experiência seja significava, de grande aprendizado, para que no período pós-intercâmbio, possa contribuir com minha igreja, além de auxiliar com novas iniciativas de solidariedade, especialmente aqueles que vivem a margem da sociedade, visto que na cidade de Vila Rica a “carência” é extremamente grande.