Johann Gottfried Schicht (1753-1823)
Nasceu: 29 de setembro de 1753 - Reichenau, (Saxônia) Alemanha,
Faleceu: 16 de fevereiro de 1823 - Leipzig, Alemanha,
O maestro alemão e compositor, Johann Gottfried Schicht, deve a sua educação a um tio; em 1776 foi para a Universidade de Leipzig onde pretendia estudar jurisprudência, mas gradualmente adotou a música, e era logo escolhido por Johann Adam Hiller como pianista e solista de violino nos concertos dele.
Após a aposentadoria de Hiller, Johann Gottfried Schicht em 1785 tornou-se sucessor deste como Gewandhauskapellmeister diretor musical dos concertos no Gewandhaus de Leipzig.. Neste cargo ele permaneceu até 1810. Depois, para coroar sua carreira profissional, ele trabalhou até seu falecimento como Kantor da Escola São Tomé (Thomasschule). Além disso ele era diretor de música da Neukirche. Em 1802 ele fundou a Singakademie (um coro misto) em Leipzig.
Ele morreu e deixou muitos trabalhos grandes: três Oratórios, muita musica sacra (Motetos, Cantatas, quatro Te Deum, Arranjo sobre Salmo 100) e música de câmara (um concerto de piano, Sonatas e Capriccio). Ele é lembrado especialmente por causa do seu Allgemeines Choralbuch1 (editado em 1819) . Ele também deixou uma tradução do Manual de Pianoforte de Pleyel e Clementi, e do Método de Canto de Pellegrini-Celoni, mas o legado mais importante dele era uma edição de Motetes de J.S. Bach (B. & H. 1802-1803).
Fonte: de.wikipedia.org
Nota: 1Neste Choralbuch se encontra o arranjo de Ó, Senhor dos altos céus, HPD 243