João 6.56-59 - 13º Domingo após Pentecostes - 22/08/2021

Caderno de Cultos 2021 - Sínodo Mato Grosso

22/08/2021

22/08/2021 - 13º Domingo após Pentecostes
Pregação: João 6.56-59;
Leituras: Josué 24.1-2a,14-18 * Efésios 6.10-20
Missionária Silena Schultz – Tangará da Serra - MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia / Boa noite! Saúdo a cada um e cada uma com as palavras de 2 Timóteo 1.10: Jesus acabou com o poder da morte e, por meio do evangelho, revelou a vida que dura para sempre. Sintam-se todos abraçados e abraçados por Deus que nos acolhe neste culto.

Aqueles que nos visitam, sejam bem vindos e bem vindas! É uma alegria tê-los conosco.

Louvemos todos juntos cantando:

CANTO DE ENTRADA
Nº 08 – LCI – Estamos aqui Senhor
Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Celebramos esse culto em nome e na companhia de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo, amém.


CONFISSÃO DE PECADOS
Crendo na presença de nosso Deus e em sua misericórdia queremos confessar os nossos pecados cantando:

Nº 36 – LCI – Se sofrimento te causei, Senhor

ANÚNCIO DO PERDÃO
Palavra de 1 João 1.8-9 diz: Se dizemos que não temos pecados, estamos nos enganando, e não há verdade em nós. Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade.
Assim, se você confessa em sinceridade o seu pecado e quer viver em novidade de vida, alegre-se! Anuncio o perdão de teus pecados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


ORAÇÃO DO DIA
Bondoso e misericordioso Deus que vive com o seu povo, queremos prestar culto a ti. Aceita esse culto que é para tua honra e glória. Viemos aqui para te ouvir e te engrandecer. Nos aquieta e prepara nosso coração para ouvir a tua Palavra, fala aquilo que necessitamos ouvir, nos exorta, orienta e nos anime. Precisamos de ti. Nós oramos em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Josué 24.1-2a,14-1

2ª Leitura Bíblica: Efésios 6.10-20


CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 152 - LCI – Pela Palavra de Deus

PREGAÇÃO
Leitura do Evangelho da salvação conforme João 6.56-59
Vamos entender o que nos é dito aqui, para isso, mantenham suas bíblias aberta.
Por que Jesus está falando de pão?
Como surgiu essa conversa, ou melhor, onde ela teve início?
No início do capítulo 6 é dito que uma grande multidão seguia Jesus porque haviam presenciado os seus milagres, curando os doentes. Ao entardecer, Jesus pergunta para André, seu discípulo, onde iriam comprar comida para toda aquela multidão. No versículo 7 André responde: ”Para cada pessoa receber um pouco de pão, nós precisaríamos gastar mais de duzentas moedas de prata.” Isso equivale a quase um ano de serviço naquela época.
Mas alguém aparece com a solução: Encontraram um menino que tinha cinco pães e dois peixes. O problema estaria resolvido?
Imaginem a cena: Uma grande multidão, quase cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças, e o que os discípulos tem? cinco pães e dois peixes.
Era o que eles tinham e era isso que entregaram para Jesus.
Jesus pediu para que todos se sentassem, pegou os pães, deu graças e os repartiu; e fez o mesmo com os peixes.
A palavra do Senhor diz que todos comeram à vontade, até ficarem totalmente satisfeitos. E ainda foram recolhidos 12 cestos com o que sobrou.
Isso encheu os olhos daquelas pessoas que estavam ali. Elas ficaram tão fascinadas que queriam fazer de Jesus o seu rei. Quem não gostaria de ter um rei que alimenta uma multidão com apenas cinco pães e dois peixes?
Porém, quando Jesus ficou sabendo que queriam forçá-lo a ser rei, ele sai sozinho.
No dia seguinte, essa multidão continua procurando por Jesus e o encontra do outro lado do rio.
Jesus mostra a realidade para aquelas pessoas. No versículo 26 ele diz: “Eu afirmo a vocês que isso é verdade: Vocês estão me procurando porque comeram os pães e ficaram satisfeitos e não porque entenderam os meus milagres.”
O propósito principal dos milagres era chamar a atenção do povo para a chegada do Reino de Deus, ou seja, a Salvação, mas muitas pessoas estavam mais interessadas na solução imediata de seus problemas carnais com atitudes egoístas do que nas necessidades espirituais. Ainda hoje muitas pessoas procuram Jesus apenas por querer seus milagres e bênçãos.
Quando foi questionada sobre o interesse na busca por Jesus, a multidão pergunta o que Deus quer que elas façam, ao que Jesus reponde no versículo 29: “Ele quer que vocês creiam naquele que ele enviou.”
Agora a multidão pede um sinal, pois Moisés alimentou seus antepassados no deserto por quarenta anos com o maná – com o qual eles faziam o pão. Qual sinal Jesus daria para eles crerem nele?
Multidão difícil né?
Já presenciaram tantos sinais, até queriam fazer de Jesus um rei, mas agora queriam mais.
Neste momento Jesus começa a falar do pão que não apenas alimenta o físico, mas a alma. Ele fala do Pão da Vida. Jesus diz que ele é o pão da vida que precisa ser comido, quem se alimentar desse pão nunca mais terá fome.
Essa mensagem é difícil para aquelas pessoas compreenderem. E muitos ainda hoje consideram essa passagem difícil.
Mas não tem como seguir Jesus intelectualmente, egoisticamente, de modo frio. Pessoas carregam o Pão, ou seja, Jesus de um lado para o outro, mas não se alimentam verdadeiramente dele. É necessário comer, se alimentar.
Isso significa que não tem como seguir Jesus apenas de aparência ou buscá-lo por interesse mesquinho.
Precisamos nos nutrir com o corpo e sangue de Jesus, deixar que Ele viva em nós.
Meus amados e amadas, Jesus se deu por sacrifício em favor de nós, que nada merecemos. Somos falhos, fracos e necessitamos do amor e misericórdia de Deus. Ele que deu seu único Filho para que não sejamos condenados, mas para vivermos eternamente junto dele. E a única coisa que ele pede é o que está escrito em João 6.29: “Ele quer que vocês creiam naquele que ele enviou.”
Quero finalizar com três perguntas para refletir:
1. O que me motiva a buscar Jesus?
2. Eu realmente creio nesse amor que Jesus tem por mim?
3. Estou disposto, disposta a deixar Jesus viver em mim?

Não perca tempo indo de um lado para outro. Fomos criados por Jesus e para Jesus. Ele é o Pão da Vida, a nossa salvação!
Que o Senhor nos dê sabedoria e discernimento para compreender a sua vontade. Amém.

 

CONFISSÃO DE FÉ
Em resposta a palavra anunciada queremos juntos confessar a nossa fé com as palavras do credo apostólico: Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 472 – LCI – Graças, Senhor, eu rendo


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
Amado Pai, obrigada pela tua Palavra que é viva e eficaz. Obrigada por esse momento de comunhão com os irmãos e irmãs na fé. Que ao sairmos daqui possamos ser sal e luz onde tu nos colocaste. Abençoa nossa família que é projeto teu, nos ajude a termos mais diálogo e harmonia em nosso lar. Colocamos diante de ti o nosso trabalho, rogando que tu estejas conosco lá. Estejas com nossos governantes, que eles possam sentir a responsabilidade de seus cargos diante da população e principalmente diante de ti. Entregamos nossas vidas em tuas mãos e rogamos que tu nos guies. E tudo mais que queremos pedir e agradecer, nós incluímos na oração que Jesus teu Filho nos ensinou dizendo: Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
O Senhor esteja na tua frente para mostrar-te o caminho certo. O Senhor esteja ao teu lado para te abraçar e proteger. O Senhor esteja atrás de ti para te salvar de pessoas falsas. O Senhor esteja debaixo de ti para te amparar quando caíres e te tirar das armadilhas. O Senhor esteja dentro de ti para te consolar quando estiveres triste. O Senhor esteja ao redor de ti para te defender quando outros te atacarem. O Senhor esteja sobre ti para te abençoar. Assim te abençoe o Trino Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém

ENVIO
Vamos em paz e sirvamos o nosso Deus com alegria.

CANTO FINAL
Nº 287 - LCI – Cuida bem


Autor(a): Missionária Silena Schultz
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 13º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 6 / Versículo Inicial: 56 / Versículo Final: 59
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2021
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 63474
REDE DE RECURSOS
+
Assim, outros carregam o meu fardo, a força deles é a minha. A fé da minha Igreja socorre-me na perturbação. A oração alheia preocupa-se comigo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br