João 17.1a, 6-19 - Sétimo Domingo da Páscoa - Dia das Mães - 12/05/2024

10/05/2024

12/05/2024 - Sétimo Domingo da Páscoa - Dia das Mães. Pregação: João 17.1a, 6-19;
Leituras: Salmo 1; Atos 1.15-17,21-26; 1º João 5.9-13.P. Ivo Schoenherr – Cuiabá – MTLITURGIA DE ABERTURA
ACOLHIDA
 Bom dia/ Boa noite. Sejam todos bem-vindos. O lema para o domingo de hoje, sétimo domingo da Páscoa e também Dia das Mães, traz uma palavra de Jesus dirigida aos seus discípulos, tanto aos discípulos de ontem como aos discípulos de hoje. Jesus Cristo diz hoje para nós: Não vou deixá-los abandonados, mas voltarei para ficar com vocês. (João 14.18). Eis a boa notícia: não estamos sozinhos e abandonados neste mundo, mas o nosso Senhor Jesus Cristo está conosco na nossa luta amorosa pela transformação das pessoas e dos ambientes em que vivemos.
Temos visitantes? Acolhemos vocês com alegria e um grande abraço. Sintam-se em casa conosco.
CANTO DE ENTRADA
Nº 340 - Livro de Cantos da IECLB – A cada manhã
Ou: Nº ____________________________________________________ SAUDAÇÃO
Celebramos este culto em nome de Deus, Pai e Mãe, Deus santo e amoroso; em nome de Jesus Cristo, nosso companheiro fiel e amigo compreensível na nossa jornada; em nome do Espírito Santo, nosso consolador e animador. Amém.
CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 04 - Livro de Cantos da IECLB – Onde reina amor
Ou: Nº ____________________________________________________ CONFISSÃO DE PECADOS
Nós reconhecemos e cremos, como nos ensina o apóstolo Paulo na sua carta aos Romanos 3.23-24: Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus. Mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva. Por isso, vamos aceitar o convite do Salmista em 51.1-2: Por causa do teu amor, ó Deus, tem misericórdia de mim. Por causa da tua grande compaixão apaga os meus pecados. Purifica-me de todas as minhas maldades e lava-me do meu pecado. Confessemos, pois, os nossos pecados com humildade e sinceridade e peçamos o perdão de Deus.
Momento de silêncio para confissão pessoal.
Confissão comunitária: (celebrante pronuncia o pedido de perdão e comunidade repete) Querido e bondoso Deus! Chegamos diante ti para pedir o teu perdão.
Reconhecemos que como filhos e filhas nem sempre respeitamos e honramos as nossas mães como elas merecem. Perdão, Senhor.
Reconhecemos que como mães e pais nem sempre cuidamos, orientamos e amamos os nossos filhos e filhas. Perdão, Senhor.
Reconhecemos, Senhor, que nem sempre te amamos acima de todas as coisas. Quantas vezes priorizamos tantas outras coisas e seguimos orientações de falsos deuses. Perdão, Senhor.
Reconhecemos, Senhor, que muitas vezes odiamos aquelas pessoas que pensam e são diferentes de nós, mesmo sabendo que todos somos teus filhos e tuas criaturas. Perdão, Senhor.
Reconhecemos, Senhor, que muitas vezes não cuidamos da tua criação como tu esperas de nós e destruímos o ambiente em que nós vivemos. Perdão, Senhor.
Reconhecemos que pecamos todos os dias nos afastando de ti e desobedecendo a tua vontade. Pecamos em pensamentos, palavras e ações. Perdão, Senhor.
ANÚNCIO DO PERDÃO
Tito 3.4-5 escreve e nos anuncia: Quando se manifestou a bondade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor por todos, ele nos salvou, não por obras de justiça praticados por nós, mas segundo a sua misericórdia. Ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo. Por causa da bondade, do amor e da misericórdia de Deus anunciamos o perdão dos pecados a todos aqueles que os confessaram com sinceridade e humildade. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
KYRIE
Assim testemunha Apocalipse 21.4: Deus lhes enxugará dos olhos toda a lágrima. E já não existirá mais morte, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. Na fé e na esperança de libertação de toda a lágrima, de todo o luto, de toda dor, de todo o pranto e morte podemos clamar e pedir o socorro de Deus para os sofrimentos e dores neste mundo. Clamamos hoje especialmente pelas mães que não tem condições de dar uma vida digna para seus filhos. Clamamos hoje especialmente pelas crianças abandonadas, vivendo na miséria e nos horrores das guerras. Clamamos a Deus porque confiamos que Ele nos socorrerá e atenderá aos nossos clamores. Oremos Pelas dores deste mundo.Nº 56 - Livro de Cantos da IECLB - Pelas dores deste mundo
GLÓRIA IN EXCELSIS
Salmo 136.1 nos convida dizendo: Deem graças a Deus, o Senhor, porque Ele é bom; o seu amor dura para sempre. Experimentamos a graça, a bondade e amor de Deus todos os dias da nossa vida. Mas sobretudo nos alegramos com a maior de todas as suas bondades, o seu amor maior, realizado por nós na salvação em seu Filho Jesus Cristo. Por isso, oremos cantando glória a Deus em seu Filho Jesus Cristo. Oremos Glorificado.
Nº 183 - Livro de Cantos da IECLB - Glorificado
ORAÇÃO DO DIA
Vamos nos preparar para ouvir e acolher a Palavra de Deus com muito amor. Oremos!
Bondoso, amoroso e misericordioso Deus. Ajuda-nos a ouvir a tua palavra com muito amor e receptividade. Afasta-nos da maldade do ódio e da desunião. Conduza-nos à bondade do amor. Guardanos do mal. Guarda-nos para a união e a vida em ti. Concede-nos o teu Santo Espírito para conduzir a nossa vida. Por Jesus Cristo, que contigo e com o Espírito Santo, vive e reina eternamente. Amém.
LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Samo 1
2ª Leitura Bíblica: Atos 1.15-17,21-26
3ª Leitura Bíblica: 1º João 5.9-13
CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 130 - Livro de Cantos da IECLB – Para os montes olharei
Ou: Nº ____________________________________________________ PREGAÇÃO
Queridos amigos e amigas em Cristo Jesus!
Certa vez ouvi da boca de um amigo falando a respeito da direção veicular perigosa e em alta velocidade de um outro amigo. Ele me disse: ele anda em tanta velocidade que chega antes do seu anjo da guarda. Com certeza dirigir em velocidade acima da permitida num determinado local constitui irresponsabilidade e não há garantia nenhuma da proteção divina.
Há uma tradição cristã da crença no anjo da guarda. Além desse momento citado acima, há outros momentos em que nós contamos com a guarda e a proteção de um anjo de Deus como em situações de doenças, viagens, dificuldades econômicas e relacionais.
O que é um anjo da guarda? Há diversas compreensões e papéis que são atribuídos a um anjo da guarda. Alguns o entendem como um ser celestial invisível, alado, feminino que cuida e abençoa criançasconforme a imagem tradicional e bastante conhecida a seguir. Esta imagem lembra bastante de uma mãe, cujo dia festejamos hoje.
Mas a palavra anjo vem do grego angelos que significa mensageiro. Na Bíblia é entendido como um mensageiro de Deus. Pode ser um ser invisível que aparece em sonhos e visões, mas também pode ser um ser visível, humano, um profeta, um apostolo de Deus que traz uma mensagem de Deus. Podem ser seres de qualquer raça, gênero e etnia. Não apenas como a imagem europeia ao lado. Anjos trazem mensagens e executam ações do cuidado, do amor, da proteção e da guarda de Deus. Mas anjos também trazem mensagens e executam ações da orientação de Deus, da correção de Deus e do juízo de Deus. Anjos são mensageiros divinos / humanos que trazem mensagens da graça de Deus, mas também do juízo de Deus.
O texto indicado para este domingo, Dia das Mães e sétimo domingo da Páscoa, foi retirado do Evangelho de João 17.1a,6-19. O texto é uma parte da oração de Jesus pelos seus discípulos. É uma parte da oração sacerdotal. Vamos ouvir a leitura do texto. Ressalto: o texto faz parte de uma oração de Jesus. Vamos
observar: por quem Jesus ora? A quem ele ora? Ele agradece? Ele pede? Por quem? O que ele pede? Ouçamos então a leitura do texto: João17.1a,6-19.
1. Depois de dizer essas coisas, Jesus olhou para o céu e disse:
6. - Eu mostrei quem tu és para aqueles que tiraste do mundo e me deste. Eles eram teus, e tu os deste para mim. Eles têm obedecido à tua mensagem 7. e agora sabem que tudo o que me tens dado vem de ti. 8. Pois eu lhes entreguei a mensagem que tu me deste, e eles a receberam, e ficaram sabendo que é verdade que eu vim de ti, e creram que tu me enviaste. 9— Eu peço em favor deles. Não peço em favor do mundo, mas por
aqueles que me deste, pois são teus. 10. Tudo o que é meu é teu, e tudo o que é teu é meu; e a minha natureza divina se revela por meio daqueles que me deste. 11. Agora estou indo para perto de ti. Eles continuam no mundo, mas eu não estou mais no mundo. Pai santo, pelo poder do teu nome, o nome que me deste, guarda-os para que sejam um, assim como tu e eu somos um. 12. Quando estava com eles no mundo, eu os guardava pelo poder do teu nome, o mesmo nome que me deste. Tomei conta deles; e nenhum se perdeu, a não ser aquele que já ia se perder para que se cumprisse o que as Escrituras Sagradas dizem. 13. E agora estou indo para perto de ti. Mas digo isso enquanto estou no mundo para que o coração deles fique cheio da minha
alegria. 14. Eu lhes dei a tua mensagem, mas o mundo ficou com ódio deles porque eles não são do mundo, como eu também não sou. 15. Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. 16. Assim como eu não sou do mundo, eles também não são. 17. Que eles sejam teus por meio da verdade; a tua
mensagem é a verdade. 18. Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei. 19. Em favor deles eu me entrego completamente a ti. Faço isso para que, de fato, eles também sejam completamente teus.
No versículo 1 diz: Jesus olhou para o céu. Em outras palavras: Jesus se dirige a Deus em oração. Nos versículos 6-8 Jesus faz uma prestação de contas para Deus da sua missão. O objetivo foi atingido. Jesus levou a mensagem de Deus para as pessoas. As pessoas receberam a mensagem. E a mensagem levou muitos a fé. No versículo 9 por sua vez Jesus começa a oração de intercessão: Eu peço em favor deles. Jesus intercede pelos seus discípulos tanto os de ontem como os de hoje. Ele intercede por nós seus discípulos.
Chama a atenção nesta oração de Jesus o tema da guarda. Ele aparece em três momentos. Num primeiro momento: uma afirmação, a boa notícia do evangelho. Jesus diz: Quando estava com eles no mundo, eu os guardava pelo poder do teu nome (v.12). Jesus guardava e continua guardando os seus discípulos pelo poder do nome de Deus. Jesus sabe que no mundo nós, os seus discípulos, iremos passar por momentos de sofrimento por causa de nossa fé e da vivência do amor. Apesar disso, ele não pede para Deus nos retirar do mundo, mas para nos deixar dentro do mundo, mas com a sua guarda e o seu cuidado. Assim, podemos confiantes no seu amor e no seu cuidado por nós, testemunhar a nossa fé através de uma vida engajada pelo amor, pela justiça e pela paz de Deus.
E num segundo e num terceiro momento, são feitos pedidos por guarda. Portanto, o pedido por guarda repete-se em dois momentos. Quais são estes pedidos?
Num primeiro momento ele pede: guarda-os para que sejam um, assim como tu e eu somos um. Deus, Jesus e o Espírito Santo formam uma unidade. São um. Por isso, temos este pedido por unidade, de união também entre nós discípulos de Jesus. Nós pedimos por união entre nós na família, na comunidade, no nosso Sínodo, na IECLB, entre as igrejas, nas cidades, nos estados, no país e no mundo? Nós também agimos pela unidade que Deus quer e pela qual Jesus pede? Nós somos desafiados a sermos anjos executores da vontade de Deus de união entre nós. Nós o conseguiremos pela prática da verdade e entrega da nossa vida assim como Jesus o fez.
Num segundo momento ele pede: os guardes do Maligno. Conforme transparece na oração de Jesus maligno é aquilo ou aqueles que provocam desunião e que geram ódio. O maligno faz isso. Ele cria desunião e ódio. Ele faz espalhar mentiras para desunir as pessoas e levá-los ao ódio. Jesus pede para nos proteger do mal do ódio e da desunião. Nós não somos discípulos do maligno. Somos discípulos de Jesus. Por isso, nós vamos espalhar boas notícias que levam as pessoas a união e ao amor. Nós vamos agir como anjos de Deus que promovem a união e o amor entre e com as pessoas. Com isso, corremos o risco de
sofrer por nossas ações de união e amor. Mas podemos contar com a guarda e o cuidado de Deus. Jesus intercede por nós.
Por isso, vamos à luta pela transformação do mundo onde vivemos. Sem ódio e sem violência. Mas com ações de amor e união. Amém.
HINO
Nº 399 - Livro de Cantos da IECLB – De bons poderes
Ou: Nº ____________________________________________________ CONFISSÃO DE FÉ
Vamos confessar a nossa fé nesse Deus que em Jesus Cristo nos guarda do maligno e cuida de nós em todos os nossos caminhos. Vamos fazê-lo com as palavras do Credo Apostólico.
Creio em Deus Pai, ... CANTO PÓS CONFISSÃO
(proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
A oferta deste culto no Dias das Mães sempre é destinada para a Casa Matriz das Diaconisas: vocação, acolhimento e cuidados. Enquanto cantamos, recolhemos as ofertas.
Nº 567 - Livro de Cantos da IECLB – Canção do cuidado
Ou: Nº ____________________________________________________ ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________ 3._______________________________________________________ 4._______________________________________________________ 5._______________________________________________________ 6._______________________________________________________ Oremos! Querido e bondoso Deus.
Nós te agradecemos porque caminhas ao nosso lado e nos guardas do ódio e das mentiras e nos guardas para vivermos em união contigo, com a tua criação e com a humanidade. Agradecemos porque nos enches de amor na família, na comunidade, no trabalho e em todos os lugares onde andamos. Agradecemos porque em Jesus Cristo vieste ao nosso encontro, doando a própria vida por nós. Agradecemos pelas nossas mães, que como anjos de Deus, sempre nos cuidaram com amor e nos guardaram do maligno para uma vida união e amor.Nós te pedimos: guarda-nos do mal. Caminha conosco e ao nosso lado na jornada como teus discípulos neste mundo. Nós te pedimos: guarda as nossas autoridades da tentação do poder, da corrupção e guarde-as para o exercício responsável de seus mandatos. Nós pedimos: guarde as nossas comunidades e a nossa igreja do perigo das mentiras e do ódio. Guarde-nos como comunidade e igreja para buscarmos a união entre nós para que sejamos exemplo e testemunho para o mundo. Cuida e guarda os doentes. Ajude os responsáveis pela saúde a serem bons cuidadores. Guarde as nossas mães para que possam continuar sendo exemplos de amor e vida. Guarde através de nós as mães com dificuldades econômicas e sociais. Guarde-nos para o amor. Amém.PAI NOSSO
Pai nosso ...
LITURGIA DE DESPEDIDA
AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h. Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ... _____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________ BÊNÇÃO
O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos ilumine com a sua luz para refletirmos o seu amor e sermos uma benção para todos. O Senhor nos dê a sua paz.
ENVIO
Vão, pois, de bons poderes muito bem guardados, confiantes na esperança de um mundo melhor, como anjos a serviço do Reino de Deus.
CANTO FINAL
Nº 300 - Livro de Cantos da IECLB – Deus vos guarde pelo seu poder
Ou: Nº ____________________________________________________


Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 72833
REDE DE RECURSOS
+
Ninguém sabe o que significa confiar em Deus somente, a não ser aquele que põe as mãos à obra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br