Jesus, Sacerdote & Sacrifício...

20/03/2021

 

Certo servo de Deus escreveu uma carta aos hebreus, a qual está quase no fim das Escrituras. Mas, quem afinal são os hebreus? Historicamente, sabemos que Israel é o povo de Deus. Quem nasce em Israel ou é um descendente é chamado de “judeu”. Todavia, bem antes de serem judeus, eles eram conhecidos como “hebreus”. Mas, o que é um hebreu? É um peregrino. A expressão era usada pelos descendentes de Abraão, aquele que saiu de sua terra natal, seguindo para onde Deus o mandou. É o povo de passagem, que não tem aqui morada fixa. Tal expressão é bem adequada também aos cristãos que almejam o céu e não tem aqui morada permanente (1 Pedro 2.11). Além do que, usado a metáfora do apóstolo Paulo, somos todos descendentes de Abraão, o pai daqueles que tem fé (Romanos 4.11). Ou seja, a carta é escrita ao povo judeu. Mas, em decorrência, aos cristãos rumo à Eternidade. Há muitos ensinos importantes. Neste momento de reflexão, o destaque está num tema bem específico, onde Jesus é designado como sacerdote. Ouçam o que está escrito...

“DA MESMA FORMA, CRISTO NÃO TOMOU PARA SI A GLÓRIA DE SE TORNAR SUMO SACERDOTE, MAS DEUS LHE DISSE: TU ÉS MEU FILHO. EU HOJE TE GEREI. NOUTRO LUGAR TAMBÉM É DITO: TU ÉS SACERDOTE PARA SEMPRE, SEGUNDO A ORDEM DE MELQUISEDEQUE. ENTÃO, DURANTE OS SEUS DIAS DE VIDA NA TERRA, JESUS OFERECEU ORAÇÕES E SÚPLICAS, EM ALTA VOZ E COM LÁGRIMAS, ÀQUELE QUE O PODIA SALVAR DA MORTE, SENDO OUVIDO POR CAUSA DA SUA REVERENTE SUBMISSÃO. EMBORA SENDO FILHO, ELE APRENDEU A OBEDECER POR MEIO DAQUILO QUE SOFREU. DEPOIS DE APERFEIÇOADO, TORNOU-SE A FONTE DE ETERNA SALVAÇÃO PARA TODOS OS QUE LHE OBEDECEM, SENDO DESIGNADO POR DEUS SUMO SACERDOTE, SEGUNDO A ORDEM DE MELQUISEDEQUE” (HEBREUS 5.5-10).

Aqui Jesus é identificado como o maior sacerdote. Mas, o que é e o que faz um sacerdote? Toda religião tem seus sacerdotes. São aquelas pessoas chamadas e preparadas para dirigir a vida religiosa do povo. O sacerdote tem a missão de levar o povo em culto a Deus. No deserto, rumo à Canaã, Moisés conduzia o povo na jornada. Como patriarca, ele recebeu os Dez Mandamentos e outras tantas leis, às quais o povo deveria aprender e obedecer, esquecendo a antiga influência do Egito. Os 40 anos no deserto foram uma escola. Todavia, a parte da orientação do culto a Deus coube ao irmão de Moisés chamado Arão. Oficialmente, ele foi o primeiro sacerdote, conduzindo os sacrifícios ao Deus Libertador.

Contudo, no imaginário do povo, havia uma figura mais antiga que desempenhava tal função. Era Melquisedeque, que viveu em Salem (que depois se tornou Jerusalém), no tempo de Abraão. Como descendente de Noé, era reconhecido por sua retidão. Muitos, inclusive Abraão, buscaram nele orientação, pois era sacerdote do Deus Altíssimo. No desenrolar da história percebemos que, tanto a função sacerdotal, como a cidade onde seria construída a Casa de Deus já estavam nos planos do Altíssimo. Inclusive, também, a chegada do maior de todos os sacerdotes, que é o nosso Senhor Jesus Cristo. Há ainda uma novidade. Existe um detalhe que surpreendeu a todos.

O autor da carta aos hebreus faz questão em destacar que Deus chamou Jesus para ser sacerdote. Ele veio ao mundo com tal missão (v.5), cumprindo um ciclo iniciado na antiguidade com Melquisedeque, passando por Arão (v.6). Mas, Jesus não é apenas o sacerdote. Ele se torna o próprio sacrifício oferecido pelo perdão dos pecados. Cristo intercede pelo povo e, ao mesmo tempo, oferece seus corpo e sangue para nos livrar da culpa (v.7). Mesmo sendo Deus, submete-se para ser o caminho ao Pai e também o cordeiro do sacrifício, sofrendo as dores na carne (v.8), alcançando assim pleno êxito de sua missão redentora, tornando-se o autor da salvação eterna (v.9), fechado o ciclo iniciado com Melquisedeque (v.10).

Então, queridos amigos, qual é o desafio desta palavra? As religiões, os ritos e o culto são necessários, pois fazem parte da história da humanidade. Através dos tempos, Deus escolheu inúmeros homens e mulheres para intermediarem sua relação com o povo. Ainda hoje existem pessoas chamadas e preparadas ao ofício. Todavia, a bem da verdade, só há um sacerdote perfeito, que liga e se oferece pela culpa simultaneamente. Tal pessoa foi enviada dos céus por Deus para viver entre nós. Gente como a gente. Mas, ele é também Deus em carne e osso. Seu nome é Jesus. Não podemos esquecer jamais que o único que nos possibilita real perdão e nos conduz à eternidade é Jesus. A ele, toda hora e toda glória. Amém!


Autor(a): P. Euclécio Schieck
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Garuva-SC (Martinho Lutero)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Hebreus / Capitulo: 5 / Versículo Inicial: 5 / Versículo Final: 10
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 61568
REDE DE RECURSOS
+
Deus não está amarrado a nenhum lugar e de lugar nenhum se acha excluído.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br