Jesus é o meu "norte"!

21/11/2020

 

Estima-se que a bússola tenha sido inventada pelos chineses, por volta do ano 2000 a.C. Os árabes fizeram com que o instrumento chegasse à Europa. A bússola foi essencial para o sucesso da Era dos Descobrimentos (1400-1600), período no qual navegadores europeus se lançaram ao mar em busca de novas rotas de comércio. Como funciona? A Terra é um grande ímã. Só que o polo sul magnético do planeta fica perto do polo norte geográfico. É por isso que a bússola está sempre apontando para o norte. Entre os cuidados no uso da bússola é necessário levar em conta que pequenos objetos metálicos de uso comum que, quando próximos da bússola, podem causar desvios. Até aqui, um pouco de história e ciência. Reflito agora na fé: A Bíblia é nossa bússola! Ela orienta nossa caminhada sobre a Terra. Quem dá o “norte” ao nosso viver é JESUS. De ponta a ponta, a Bíblia aponta ao Salvador e Senhor. Todavia, é necessário muito cuidado com o “metal humano” que distorce a orientação da agulha. O dedo do intérprete sempre ajudou na compreensão da Palavra. Todavia, jamais tire de foco do jeito de Jesus agir e suas palavras sábias. Pequenos desvios na fé podem causar grandes desastres ou fazer com que as pessoas se percam. Então, muito cuidado com o que é bíblico e com o que são pensamentos humanos. A essência da Palavra sempre apontará ao amor de Deus através de Jesus. “Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra” (Salmo 119.105).


Autor(a): P. Euclécio Schieck
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Garuva-SC (Martinho Lutero)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Antigo / Livro: Salmos / Capitulo: 119 / Versículo Inicial: 105
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 60069
REDE DE RECURSOS
+
Não somos nós que podemos preservar a Igreja, também não o foram os nossos ancestrais e a nossa posteridade também não o será, mas foi, é e será aquele que diz: Eu estou convosco até o fim do mundo (Mateus 28.20).
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br