Jeremiah Eames Rankin (1828-1904) HPD nº 118
Nasceu: 2 de janeiro de 1828, Thornton, New Hampshire, USA
Faleceu: 28 de novembro de 1904, Cleveland, Ohio, USA
Sepultado: Cemitério Lake View, Cleveland, Ohio.
Pseudônimo: R. E. Jeremy.
Rankin freqüentou o Colégio de Middlebury, Vermont, e o Seminário Teológico de Andover. Depois de ordenação em 1855, ele pastoreou em igrejas em Nova Iorque; St. Albans, Vermont; Charlestown, Massachusetts; na Primeira Igreja Congregacional em Washington, DC, durante 15 anos; e na Valley Congregacional Church, em Orange, Nova Jersey. Em 1889, ele se tornou o presidente de Howard University.
Entre suas obras encontram-se: .
Gospel Temperance Hymnal, 1878 .
Gospel Bells, 1883 .
German-English Lyrics, Sacred and Secular, 1897 Hymns
Um dos hinos mais conhecidos da autoria de Jeremiah Eames Rankin (em 1882) é: God Be with You till We Meet Again. Encontra-se no HPD sob nº 118: Deus vos guarde pelo seu poder. Uma canção que expressa o desejo do povo de Deus para que o Senhor dê lhe sua assistência. Rankin estava procurando uma canção para a conclusão de suas reuniões de oração aos domingos a noite. Não achando nenhuma que o satisfez, ele decidiu escrever uma. Quando ele olhou a palavra good-by (Adeus) no dicionário, ele achou a explicação de que seria uma condensação de “God be with you. (Deus esteja com você). Baseado nisto, ele produziu a primeira estrofe, como um Adeus cristão”. O hino, portanto, não era destinado a nenhuma pessoa ou ocasião, porém, foi composto deliberadamente como um hino cristão sobre a base da etimologia de “Good by”, (Adeus) que é “Deus esteja contigo”. Serve tanto no fim do culto, quanto no envio de um missionário, ou no fim da vida.
Um texto bíblico, que combina com este hino, é Gênesis 31,49 “Vigie o Senhor entre mim e ti, e nos julgue quando estivermos separados um do outro.”
A melodia é do músico metodista episcopal William Gould Tomer (em 1882) que também viveu em Washington. Rankin aceitou esta melodia, e depois ainda acrescentou quatro outras estrofes e um coro.
Fontes: www.cyberhymnal.org/ e http://www.paulistana.org.br/musica/historiadehinos.asp