Este ano foi reativado o Conselho Municipal de Juventude, desde 2000 aprovado por lei municipal, o conselho tem funcionado esporadicamente, nunca tendo respaldo de fato do governo. Neste ano o conselho foi reorganizado e indicado um novo grupo de representantes. Em junho os conselheiros foram empossados e de lá para cá tem se reunido mensalmente com o objetivo de debater e encaminhar as políticas públicas de juventude.
O Conselho é formado por representantes de entidades do poder público e da sociedade civil, sendo que por lei, a juventude da igreja luterana tem cadeira no conselho. Para assumir essa responsabilidade representando a juventude luterana, eu, Tobias Schroeder, assumi a cadeira titular tendo Flávio Paiva como suplente. Trata-se de um grande desafio fazer parte de um grupo que será o grande articulador das reivindicações da juventude em Joinville, considerando sempre a pluralidade de idéias e ações para enfrentar os problemas da juventude.
Destaco a importância de se pensar em políticas públicas para a juventude e de o jovem cristão se envolver com essas questões. É também fora das igrejas que precisamos demonstrar nossos princípios e nos comprometermos para com uma sociedade melhor.
Tobias Schroeder
Coordenador do Núcleo Jovem Joinville de JEs