Um culto especial, na manhã do dia 15 de junho no balneário de Itapema (SC), marcou a entrada oficial daquela comunidade litorânea no Programa Ambiental Galo Verde-PAGV. O pastor Clovis Horst Lindner, coordenador do PAGV do Sínodo Vale do Itajaí, apresentou prédica-palestra durante a celebração oficiada pelo ministro local, pastor Günter Bayerl Padilha.
Com base na parábola dos dois fundamentos, em Lucas 6.46-49, o pastor Lindner comparou a humanidade ao mau construtor, que edificou sobre a areia com sua relação predatória com a Criação de Deus. “Se destruirmos a Terra, nossa única casa, mesmo que digamos haver outros planetas iguais no Universo, não haverá caminhão de mudança para lá”, provocou o pastor.
Depois de arrolar os principais problemas ambientais globais e a falta de cuidado ecológico doméstico, o pastor listou uma série de situações em que a própria igreja deixa uma pegada ambiental destrutiva pelo simples fato de existir e de fazer uso dos recursos da natureza.
“Vamos apenas usar os nossos púlpitos para pregar como o mundo deve cuidar melhor da Criação, ou vamos dar o exemplo, começando dentro de casa?”, desafiou. O Galo Verde, que é um programa de gestão ambiental voltado para as comunidades, quer nos ajudar a dar o exemplo, disse Lindner.
Após o culto, alguns integrantes do presbitério da paróquia de Itapema e diversos voluntários participaram de uma reunião que detalhou os passos necessários para implantar o Galo Verde em Itapema. “Estamos dispostos a encarar o desafio e já na próxima reunião da diretoria vamos registrar a nossa decisão em ata”, proclamou o presidente Walter Montá.