IRA DAVID SANKEY (1840-1908) HPD Nº 159
Nasceu: 28 de agosto de 1840, Edinburg, Pennsylvania, USA .
Faleceu: 13 de agosto de 1908, Brooklyn, Nova Iorque, USA .
Enterrado: Cemitério de GreenWood, Brooklyn, Nova Iorque.
Pseudônimo: Rian A. Dykes (um anagrama de Ira D. Sankey)
Quando jovem, Sankey serviu na guerra civil americana. Ele ajudou freqüentemente o capelão da unidade dele a conduzir os hinos que os soldados cantaram. Depois da guerra, ele se juntou ao Serviço de receitas internas, e também trabalhou com a Associação Cristã dos Jovens moços (YMCA). Ele foi conhecido bem como um cantor de música Gospel. E casualmente atraiu a atenção de evangelista Dwight Lyman Moody (1837-1899). Os dois homens se encontraram em uma convenção da YMCA em Indianapolis, Indiana, em junho de 1870. Alguns meses depois, Sankey acompanhou pela primeira vez uma campanha evangelística de Moody, e logo depois desistiu de seu serviço no governo.
Em outubro de 1871, Sankey e Moody estiveram no meio de uma evangelização, quando começou um Grande Incêndio de Chicago. Os dois homens escaparam do grande desastre apenas com as suas vidas. Sankey acabou assistindo a destruição de cidade de longe, de um barco a remos no Lago de Michigan.
Sankey compôs aproximadamente 1.200 canções durante a sua vida. Ele era cego de glaucoma nos últimos cinco anos da vida; e sem dúvida, achou uma alma gêmea na amiga dele que também fazia música, a hinista cega Fanny Crosby. – A pedido de Moody, Sankey criou uma melodia para o hino Simply trusting every day, Trusting through a stormy way; Even when my faith is small, Trusting Jesus, that is all. = “Confiando em meu Jesus, d’êle vem-me paz e luz de Edgar Page-Stites, melodia essa que se encontra no Cantor Cristão (edição 1971) da Igreja Batista, sob nº 348, com tradução por William Edwin Entzminger (1859-1930). – No HPD nº 159 temos outra tradução, feita por Lindolfo Weingärtner “Creia sempre, sem cessar, siga em fé sem vacilar, e outra melodia de origem desconhecida. Ainda outra melodia, feita por August Knabe (1847-1940), encontra-se no “Gemeinschaftsliederbuch” (Giessen, 1954), sob nº 453.
Fonte: www.cyberhymnal.org/