Terça-feira, 22 de novembro de 2011 (ALC) - A constituição de uma rede de igrejas e instituições que trabalham com e em diaconia, também a formação teológica voltada ao serviço, é uma das propostas que sairá do Seminário Latino-Americano de Formação para a Diaconia, hospedado pelas Faculdades EST, de São Leopoldo.
A rede estará vinculada ao Fórum Ecumênico de Teologia do Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI), adiantou o o coordenador do Programa de Diaconia do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), Carlos Emílio Ham.
Tomando como exemplo o caso brasileiro, Ham disse que nos últimos oito anos o governo do Partido Trabalhista ampliou e revitalizou a assistência social, oferecendo melhor qualidade de vida à população e, consequentemente, impactando o trabalho diaconal oferecido pelas igrejas.
“Atualmente, o Estado brasileiro tem investido em obras sociais, tarefa que num passado recente era relegada exclusivamente às igrejas”, destacou Ham, que também exerce a função de Executivo do CMI para as Relações com a América Latina e o Caribe.
Integrante da equipe coordenadora do Seminário, o professor Rodolfo Gaede Neto, disse que a larga trajetória da Faculdades EST no campo da formação em diaconia foi decisiva para trazer o seminário a São Leopoldo. “A nossa instituição é vista como protagonista da formação diaconal no contexto latino-americano”, pontuou.
Promovido pelo CMI em parceria com o CLAI, o Seminário reúne metodistas, reformados, luteranos, valdenses vindos de Cuba, Equador, Bolívia, Panamá, Uruguai, Argentina, El Salvador, Nicarágua e Brasil.
Micael Vier B.