Desde 2008, a IECLB vem participando de um programa de intercâmbio de jovens coordenado pela Igreja da Suécia, em parceria com as igrejas da Tanzânia, Filipinas, Costa Rica e Brasil. É um espaço de formação, aprendizado e envolvimento com outra cultura e outro país. Através de avaliações, percebe-se que o programa é uma experiência que contribui de forma significativa, enriquecendo a vida da comunidade e de jovens participantes, bem como de outras pessoas envolvidas. Além de enriquecer e fortalecer a pessoa participante através de experiências e novas perspectivas, também contribui no interesse e no compromisso para trabalhar pela igreja de Jesus Cristo e fortalecer as relações entre as igrejas.
O intercâmbio com a Igreja da Suécia divide-se em duas partes. Na primeira,quatro jovens brasileiros convivem em comunidades e famílias na Suécia entre os meses de março a maio. A segunda parte se dá com a vinda de quatro jovens da Suécia para o Brasil, que permanecem aqui entre os meses de setembro a novembro.
Entramos em contato com vocês para motivá-los e motivá-las a receber uma ou duas pessoas jovens da Suécia neste ano. Seria muito bom se duplas de jovens pudessem ficar mais próximas. Já temos a informação de que virão ao Brasil este ano de 2012, quatro moças da Igreja da Suécia.
Abaixo, alguns requisitos para receber jovens intercambistas:
1. Que um Ministro, uma Ministra ou uma liderança da paróquia/comunidade assuma a função de coordenador/a do programa em sua paróquia. A responsabilidade do/a coordenador/a é de incluir, orientar, supervisionar e acompanhar o/a jovem nas atividades da paróquia e até do sínodo, na medida do possível. É importante que esta pessoa tenha um domínio médio da língua inglesa, particularmente no período inicial do intercâmbio. Será solicitado ao/à coordenador/a, ao final do programa, um relatório para auxiliar na avaliação final e nas próximas edições do Intercâmbio.
2. Que haja uma família disposta a hospedar esse/a jovem por aproximadamente um mês. Para a primeira parte do programa, é importante que algum membro da família fale inglês. De qualquer modo, esse critério não é um impedimento para receber jovens deste intercâmbio. Eles farão um curso de português antes de vir ao Brasil.
3. Que a paróquia, em parceria com a família, assuma as despesas de hospedagem e alimentação do jovem durante o tempo de permanência na paróquia. Os e as jovens recebem um dinheiro de bolso para pequenos gastos, mas as despesas com alimentação e hospedagem não estão inclusas neste valor. Caso haja alguma dificuldade nesse sentido, pedimos que entrem em contato conosco.
O programa no Brasil está assim distribuído:
01/09 a 04/09 – Chegada ao Brasil, encontro de preparação e ambientação das jovens da Suécia com a equipe da Secretaria de Ação Comunitária – SAC, Conselho Nacional da Juventude - CONAJE e com ex-intercambistas do Brasil que foram para a Suécia.
05/09 a 13/10 – Envolvimento nas atividades de uma paróquia da IECLB e estadia na casa de uma família da respectiva paróquia (primeira experiência).
13/10 a 20/11 – Envolvimento nas atividades de uma paróquia da IECLB e estadia na casa de uma família da respectiva paróquia (segunda experiência).
21/11 a 24/11 – encontro de avaliação do intercâmbio – Intercambistas da Suécia, SAC e intercambistas que foram para a Suécia em 2012.
27/11 – Retorno para a Suécia
Caso estejam interessados/as em receber um/a jovem da Suécia, pedimos que enviem os formulários em anexo, devidamente preenchidos, para secretariageral@ieclb.org.br, até o dia 08 de agosto de 2012.
Veja Anexos: Formulário de inscrição para a família e Formulário de inscrição para a paróquia