Início da construção da sede própria da Obra Gustavo Adolfo

18/03/2008

1 | 1
Ampliar

Com a presença de representantes da diretoria e do conselho fiscal da OGA, representantes da Casa Matriz de Diaconisas e do Sínodo Rio dos Sinos, ex-presidente da OGA e pessoas ligadas à entidade, bem como das arquitetas e construtor contratado, foi iniciada oficialmente a construção da sede da OGA, no dia 03.03.08.

Na oportunidade, o P. Rolf Droste, Presidente da OGA, saudou a todos/as com as seguintes palavras:

Amigas, amigos da Obra Gustavo Adolfo.
A mesma simplicidade que caracteriza o trabalho da Obra Gustavo Adolfo, também caracteriza este início da construção da sua sede própria.
Durante quase 100 anos, a OGA funcionou em espaços cedidos e sem endereço permanente.

Uma das pessoas que sempre propugnou por uma sede fixa em endereço definitivo, foi o Pastor Johannes Hasenack, ex-presidente da OGA e, podemos dizer, seu colaborador vitalício. A ele, também devemos o empenho para conseguirmos, junto à IECLB, a cedência, em comodato, da casa onde funciona a secretaria executiva da OGA desde 1998. Por isso, vamos pedir que ele, depois, dê início à obra.

Esforçamo-nos para sair do provisório. Conseguimos adquirir da Casa Matriz de Diaconisas este terreno (15 x 25 m), por um preço que só irmãs (Irmandade e OGA), que se querem muito bem, conseguem estabelecer entre si.

Não estamos lançando a pedra fundamental. Apenas queremos marcar e documentar o início da construção com o gesto de um “corte de pá”. Em julho, quando aqui teremos o Encontro Nacional dos Representantes Sinodais da OGA, queremos colocar a pedra angular na casa.

Ao darmos início à obra, queremos manifestar três desejos:
1. Que a obra possa ser tocada em clima de harmonia e de bom entendimento;
2. que todas as pessoas que vão trabalhar na obra tenham a boa proteção de Deus;
3. que esta casa venha a ser uma casa de serviço e a serviço da Igreja e das suas comunidades com os seus muitos serviços em meio ao povo da nossa terra..

À comissão de obras, muito obrigado pelo serviço até aqui prestado;
ao secretário executivo e à secretária, obrigado pelas tarefas além das rotinas afins, e ânimo para o que terão pela frente;
às arquitetas e profissionais ligados, obrigado pelo seu trabalho e zelo;
aos nossos vizinho, Irmandade da Casa Matriz e Sínodo Rio dos Sinos (sede), a satisfação de estarmos chegando perto de vocês.

Concluo com a palavra final do Salmo 90,
enquanto vou pensando em todas as pessoas já envolvidas e que ainda serão envolvidas nesta obra:
Seja sobre nós a graça do Senhor,
e confirme a obra das nossas mãos.”
Em outras palavras: Que Deus ponha o seu dedo nesta obra,
e lhe imprima a marca da sua identidade.


Em seguida, foi dado o primeiro “corte de pá” pelo P. Johannes Hasenack, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, simbolizando assim o início oficial da construção.

Logo após, foram dadas algumas explicações, pelas arquitetas Fabiane Mohr e Kátia Lampe, sobre a localização do terreno e a planta elaborada por elas.

Através desta forma singela, mas muito significativa, esperamos que todas as Comunidades, grupos e pessoas amigas da OGA, possam alegrar-se com esta obra e empenhar-se conosco por ela. Ao construirmos esta casa, entendemos que estaremos fortalecendo a Obra Gustavo Adolfo naquilo que ela de fato quer continuar sendo para todas as Comunidades da IECLB: Um instrumento solidário a serviço da missão de Deus na IECLB.


Autor(a): Obra Gustavo Adolfo
Âmbito: IECLB / Organismo: Obra Gustavo Adolfo - OGA
ID: 5201
COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
Devemos orar com tanto vigor como se tudo dependesse de Deus e trabalhar com tanta dedicação como se tudo dependesse de nosso esforço.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br