
A celebração do dia 10.05.2015 foi duplamente especial para a Comunidade de Santa Maria de Jetibá, primeiramente pela homenagem ao dia das mães e também pela inauguração do coreto da comunidade.
Às 8:30h, o Coro de Metais acolheu todos que chegavam entoando hinos que fazem parte da história do grupo, como o “Alma bendize” (246 HPD - 35 Kuhlo) e expressando a alegria pelo novo “coreto dos trombonistas”. Às 9h, após o badalar dos sinos, a celebração iniciou do lado de fora do templo, ao lado do coreto, e o P. Edivaldo Binow saudou a todos apontando para duas novidades que nos motivam a expressar gratidão e louvor a Deus. Uma é a Rosa de Lutero, agora destacada na torre da igreja, e outra, o novo coreto. A Rosa de Lutero nos identifica mundialmente como Igreja Luterana, e o novo coreto expressa uma importante identidade na nossa comunidade. Nele sempre se apresentava o coro de trombones e serve de local central para os eventos e festividades da vida de uma comunidade.
O coreto anterior havia sido inaugurado em 19 de janeiro de 1936. Em 07 de março de 2015, depois de 79 anos, sendo desmontado e montado e locais diferentes ao redor do templo, foi desmontado mais uma vez e agora construído um novo perto do templo para que passasse a ser mais usado e cuidado.
No ato de dedicação do coreto foram usadas a palavras do salmo do domingo, o Salmo 98.4-6, que coincidentemente foi o mesmo que o P. Hermann Roelke usou há 79 anos na inauguração do primeiro coreto. O coro de metais tocou o hino “A ti, Senhor, meu Deus, exalto” (HPD 128 - 08 Kuhlo). Em seguida, P. Edivaldo ressaltou que o trabalho com coros de metais nesta comunidade surge já antes de 1911. Mas o atual grupo está ativo desde 17 de julho de 1927 e em 2015 completa 88 anos de atividade comunitária. A persistência e união dessas pessoas que colocaram e colocam seu dom a serviço, certamente contribuiu para o fortalecimento desta Comunidade.
Henrique Miertschink, o mais velho integrante do grupo e que por muitos anos foi coordenador do coro de metais, e Elmiro Haese, presidente da comunidade, descerraram a fita dando por inaugurado o coreto e colocando este local a serviço da comunidade. P. Edivaldo agradeceu o empenho de toda a diretoria da comunidade nesta importante e histórica obra. O coro de metais tocou o hino “Dai graças ao Senhor” (HPD 242 - versão 166 Kuhlo) e comunidade se dirigiu para dentro do templo onde continuou a celebração.
No templo, foi momento de celebrar homenageando as mães, agradecendo a bênção do ser família e fortalecendo a motivação para cuidarmos da família. No exemplo do amor de Deus, o amor de mãe também expressa o servir, o cuidar, o dedicar-se aos filhos e filhas. As crianças do Culto Infantil apresentaram uma mensagem para as mães e entregaram uma lembrança. O coral infanto-juvenil, coordenado por Simone Vesper Binow, entoou belas canções homenageando as mães. Como presente da Comunidade, cada mãe recebeu uma rosa vermelha, lembrando nosso respeito e carinho por todas as mães. A benção foi cantada pelo coral infanto-juvenil e encerrada a celebração, reconhecemos o cuidado de Deus em nosso meio e os diversos motivos que temos para agradecer e louvar a Deus, como a vida em comunidade e em família.