Entre os dias 14-17 de março de 2014 acontece o III Seminário Ecumênico no Estado do Maranhão. Este Seminário está acontecendo em Bacabal e envolve diferentes igrejas interessadas na temática do ecumenismo. O seminário tem a proposta de trabalhar o tema Missão e Pluralidade em preparação para a conferência nacional de missão que acontecerá também nesse ano e que está sendo organizada pelo CONIC.
A proposta de um seminário foi criada e alimentada pelo grupo ecumênico que já vem se reunindo em São Luís de forma periódica há dois anos. Este grupo tem a intenção de propagar pelo estado o bom ânimo para com o ecumenismo. Neste encontro temos quatro diferentes igrejas representadas: Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia e Igreja Presbiteriana do Brasil.
Nesse primeiro dia após uma celebração e apresentação das pessoas presentes, Diácono Pablo fez uma apresentação da caminhada ecumênica no mundo. Na sequência, Pastora Romi Benke, Secretária Geral do CONIC, deu início à apresentação da temática proposta para o encontro seguida de Padre Gabrieli Cipriane.
Alguns elementos puderam ser destacados de suas falas:
- A importância do ecumenismo para a Igreja de Cristo e para a sociedade;
- O ecumenismo é lento e difícil, mas é da vontade de Deus e Ele age para que a unidade se torne uma realidade.
- Entre histórias e experiências percebemos que os pequenos passos vão se tornando visíveis. Um exemplo disso são as Campanhas da Fraternidade Ecumênicas e as Semanas de Unidade.
- Nós somos chamados/as a dar os primeiros passos até aquelas pessoas que não podem fazer isso nesse momento.
Na sequência houve discussão em grupos a partir dos seguintes eixos: Laicato, Missão e Ecumenismo. As reflexões foram profundas e vão ser um importante instrumento de reflexão para a ação conjunta.
A noite assistimos um filme chamado a Fonte das Mulheres que gerou reflexões profundas nas pessoas participantes.
Assim encerramos a programação para o dia de hoje tendo a confiança de que é Deus quem faz de nós um novo vaso a partir de nossas imperfeições e fraquezas. Que Deus nos ajude. Amém.
Pastora Franciele Sander pela comissão organizadora.
Fotos: Francisco Lima