Brasília foi sede, entre os dias 15, 16 e 17 de junho de 2023, da XX Assembleia Geral Ordinária e da Assembleia Geral Extraordinária do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), com o tema Aprendei a fazer o bem, praticai a justiça (Isaías 1.17). O evento reuniu representantes das igrejas-membro do CONIC: a Aliança de Batistas do Brasil (ABB), a Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR), a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e a Igreja Presbiteriana Unida do Brasil (IPU).
Os debates foram estimulados, inicialmente, pela reflexão sobre os 1.700 anos do Concílio Ecumênico de Niceia (325), buscando abordar os desafios atuais em relação à unidade das Igrejas, respeitando sua diversidade e autonomia. Além disso, a Assembleia aprovou a admissão da Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial (ABEFI), de Novo Hamburgo/RS, como membro fraterno, e elegeu a nova diretoria para o quadriênio 2023-2027, que ficou assim constituída:
Bispa Magda Guedes (IEAB) – Presidência
Bispo Manoel João Francisco (ICAR) – 1ª Vice-Presidência
Pastora Sinodal Patrícia Bauer (IECLB) – 2ª Vice-Presidência
Josileide Santos (ABB) – Secretaria
Lucas Colucio (IPU) – Tesouraria
A Assembleia constatou ainda a necessidade de fortalecer a diaconia das Igrejas-membros. Foi igualmente frisada a importância de as Igrejas se empenharem tanto no sustento espiritual quanto econômico do CONIC. Outro momento importante foi a aprovação da Semana Ecumênica, que acontecerá durante a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), e a inclusão da SOUC nos calendários litúrgicos das Igrejas-membro. Além de fortalecer e reforçar o ecumenismo entre as Igrejas, a Semana Ecumênica terá como objetivo ampliar as ofertas para o CONIC e capilarizar o diálogo como dimensão missionária e evangelizadora.
PARTICIPANTES – Representando a IECLB como delegadas e delegados, participaram Pa. Patrícia Bauer (Pastora Sinodal do Sínodo Brasil Central), P. Fábio Rucks (Pastor Sinodal do Sínodo Noroeste Riograndense), Dr. Carlos Gilberto Bock (assessor teológico da Presidência da IECLB), Dra. Ema Marta Dunck Cintra (presidente do Concílio da Igreja), P. Dr. Felipe Buttelli (Ministro da Comunidade de Goiânia) e Taís Voelkl (delegada jovem). Da IECLB, adicionalmente participaram da assembleia o P. Inácio Lemke (presidente do CONIC 2019-2022), a Pa. Márcia Romi Bencke (Secretária-Geral do CONIC), o P. Carlos Augusto Möller (representante da Regional CONIC Brasília) e o P. Altemir Labes (Diretor-geral da ABEFI, entidade admitida como membro fraterno do CONIC).
Além das Igrejas já mencionadas, também estiveram presentes delegados e delegadas dos Regionais do CONIC, da Comissão Teológica e representantes de organizações fraternas, como o Centro de Estudos Bíblicos, a Coordenadoria Ecumênica de Serviço, que este ano completa 50 anos, o Centro Ecumênico de Serviço à Evangelização e à Educação Popular, a Fundação Luterana e Diaconia, o Centro Ecumênico de Formação e Educação Comunitária, Koinonia, o Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI/Brasil) e o Movimento dos Focolares.
Fotos: Conic/Divulgação