Na terça-feira, 12 de abril de 2016, o Pastor Presidente da IECLB, P. Dr. Nestor Friedrich, participou da 54ª Assembleia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que acontece em Aparecida/SP, nos dias 06 a 15 de abril. A Assembleia teve como tema central: “Cristão leigos e leigas na Igreja e na sociedade. Sal da Terra e luz do mundo”.
Durante a Assembleia, o Pastor Presidente da IECLB, apresentou o documento conjunto da Igreja Católica e da Federação Luterana Mundial (FLM), intitulado “Do Conflito à Comunhão”. Este documento, lançado em 2013, em Genebra, Suiça, convida a Igreja Católica e as Igrejas Luteranas reunidas na Federação Luterana Mundial a revisar e recontar a história da Reforma, fazendo um exercício, em espírito de franqueza e respeito, sobre o que distingue nossas Igrejas e sobre os pontos doutrinários e as práticas eclesiais em que nos aproximamos.
O P. Nestor destacou em sua fala que o testemunho ecumênico que nossas igrejas dão é fundamental. Num contexto de fragmentação da sociedade e polarização, num contexto em que a intolerância política, religiosa, de gênero, racial e tantas outras grassam o nosso dia a dia e comprometem o futuro, é fundamental o testemunho ecumênico que aposta no diálogo, no encontro, na comunhão, mesmo que este processo muitas vezes seja difícil. Mas exatamente por ser difícil se torna necessário. Cabe às igrejas um testemunho que reconstrua a esperança, potencialize a paixão pela vida, assim como o próprio Cristo o ensinou.
Ao final da última sessão de trabalhos da Assembleia da CNBB foi realizada uma celebração ecumênica com líderes religiosos de outras quatro igrejas cristãs. A cerimônia foi organizada pela Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso.