Hartmann Schenck (1634-1681) HPD nº 131
Hartmann Schenk nasceu em 7 de abril de 1634, em Ruhla (próximo de Eisenach), Alemanha. Na sua infância sofreu ainda as conseqüências da Guerra dos 30 Anos (1618-1648). No ano de 1662 tornou-se pastor em Bibra, próximo de Meiningen, e mais tarde em Ostheim/Rhön, onde faleceu 2 de maio de 1681.
No seu escritório havia um quadro. Nele constava no centro um retrato seu; à sua esquerda foi pintado uma criança, e à sua direita um caveira, sobre a qual pousava a sua mão. Aos pés da criança estava escrito: “Assim eu era”, debaixo de seu próprio retrato: “Assim sou agora”, e debaixo da caveira: “Assim serei”. Hartmann Schenk foi um cristão autêntico que aceitou como dádiva de Deus tudo que aconteceu no passado, sabia se acompanhado por Deus no presente, e confiava seu futuro com fé nas mãos de Deus.
Hartmann Schenk, pouco tempo antes de seu falecimento, fez os versos dum hino para sepultamento: “Vater, es geht zu Ende, meine Jahre nehmen ab...” (Pai, o fim está se aproximando, minha vida está findando...” .
Ele também é o autor do hino do EG nº 120 Unsern Ausgang segne Gott, unsern Eingang gleichermassen, = HPD nº 131 Abençoa tu, Senhor, a saída e a nossa entrada uma oração para final do culto, baseado nas palavras do Salmo 121,8: “O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre”. – A melodia é de Johann Rudolf Ahle, em 1664. No original alemão o hino constava de três estrofes, das quais o HPD nº 131 é somente a terceira estrofe.
Fonte: Kleines Nachschlagewerk zum Evgk. Gesangbuch ed. para Baviera e Turíngia, Munique, s.d. (1996)
Wolfgang Heiner “Bekannte Lieder – wie sie entstanden” , Neuhausen-Stuttgart, 1989, pag. 130