Guardar a Palavra

15/05/2009

MENSAGEM PARA A SEMANA DO DIA 18 A 24 DE MAIO DE 2009

GUARDAR A PALAVRA
 

“Se alguém me ama, guardará a minha Palavra; e meu Pai o amará, e vivemos para ele e faremos nele morada.” (João 14.23)

Quais são as palavras que mais lembramos e guardamos?

Certamente são aquelas palavras que nos tocam, que foram ditas a nós em momentos marcantes de nossa vida.

Por exemplo, os nossos pais foram os primeiros a nos falar palavras que nos orientaram para a vida. Assim também os nossos avós, irmãos, professores, pastores, orientadores, padrinhos, madrinhas e amigos deixaram a marca em nós.

Existem palavras que guardamos e nunca esquecemos. Aquilo que nos foi dito lá na infância ficou guardado em nossos corações.

Guardar uma palavra é também m sinal de amor e carinho para com quem a falou. É uma prova de que aquilo que a pessoa falou merece ser lembrado e levado a sério.

Se nós como seres humanos conseguimos nos tocar e sensibilizar com as nossas palavras, tanto mais Jesus pode nos tocar com suas palavras e ensinamentos.

Durante o seu ministério, Jesus falou Palavras muito profundas e que traziam um novo sentido para a vida das pessoas. Palavras que representavam a presença do Reino de Deus. A sua pregação atraiu multidões.

Guardar a Palavra de Deus é ter amor por ela, é ter amor pela causa do Evangelho e do próprio Deus. Assim também se expressa Martin Lutero na explicação do 3º mandamento:

“Devemos temer e amar a Deus e não desprezar a pregação e a sua Palavra, mas devemos ouvi-la e estuda-la com gosto!”

Quem ama a Deus, ouve e guarda a Palavra com gratidão e alegria! Quem ama a Jesus não apenas guarda, mas procura praticá-la em sua vida diária. Não consegue mais agir de outra forma.

Quem é tocado pela Palavra de Deus, estará em grande comunhão com Deus e com o próximo. Conforme a 2ª parte do texto: “e meu Pai o amará e viremos para ele e faremos Nele morada!”. O Pai e o Filho estarão fazendo morada naqueles que ouvem e cumprem a Palavra. Não há mais espaço para que outros “senhores” se apossem e tomem lugar.

Diante disso tudo vem à pergunta: Quais são as palavras que mais amamos? O que está guardado em nosso coração? Qual é o lugar que a Palavra de Deus tem em minha vida?

Hoje Jesus não está mais em forma física entre nós! Mas Ele nos envia o seu Espírito para nos dar coragem e nos lembrar da Palavra que não podemos esquecer!

Assim diz Jesus em João 14.26: “... o consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as cousas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.”

ORAÇÂO: Ó vem Espírito Santo, Ajude-nos! Ilumina-nos! Não permite que nos afastemos e desprezemos as palavras que representam vida e salvação para nós! Amém!

 

Pa. Neiva Maria Barg


Autor(a): Neiva Maria Barg
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8596
REDE DE RECURSOS
+
Não somos nós que podemos preservar a Igreja, também não o foram os nossos ancestrais e a nossa posteridade também não o será, mas foi, é e será aquele que diz: Eu estou convosco até o fim do mundo (Mateus 28.20).
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br