Na tarde da terça-feira, dia 9 de abril, mulheres da Comunidade Gustavo Adolfo, da Paróquia em Vila Itoupava, em Blumenau (SC), reuniram-se para uma celebração de ação de graças pelos 80 anos do grupo de senhoras da OASE Marta-Maria. O nome foi dado em homenagem às duas fundadoras, Marta Haufe e Maria Bauer.
O tema do jubileu foi o Salmo 103,4 – “O Senhor te coroa de graça e misericórdia”. “A partir disto, fizemos uma coroa com pérolas, que representavam as senhoras do grupo; e rosas vermelhas, que simbolizavam a vida que elas trazem para dentro da comunidade”, explicou a pastora Dra. Taís Doriléa Kind Strelow, ministra local.
No ato, as ex-presidentes foram homenageadas, assim como um breve histórico da caminhada comunitária foi apresentado. O pastor sinodal Breno Carlos Willrich dirigiu-se àquelas mulheres com muita alegria e agradeceu a Deus pelo serviço que foi grandiosamente prestado ao longo destes anos, como testemunho do amor de Deus.
“Louvamos e agradecemos a Deus de juntas podemos festejar o jubileu de 80 anos do grupo Marta-Maria e rogamos a Ele quefortaleça sempre mais a nossa união e a fé em seu filho Jesus Cristo”, falou a presidente do grupo, senhora Anilda Rutzen.
História
O grupo foi criado no dia 2 de março de 1933, na Comunidade Gustavo Adolfo, pertencente na época à Paróquia de Itoupava Central. Somente em 1990 passou a ser denominado de Marta-Maria, homenagem a duas das 19 participantes fundadoras.
Foi dirigido pelo pastor Hans Wiemer até o ano de 1939, com encontros mensais, nas dependências da Farmácia Haufe e na residência da Sra. Maria Bauer. A partir de 1939, o pastor Werner Spellenberg dirigiu o grupo até o ano de 1952. De 1952 a 1954, o pastor Lindolfo Weingaertner, dirigiu os encontros, que foram transferidos para a Sociedade Serrinha. Os pastores Theodor Fenske (de 56 a 60), Roberto Kinas (60/84), Friedrich Gierus (84/87), Hermann Mühlhäuser (87/2002) e Nilson Hermes Mathies (2003/2012) também coordenaram os trabalhos.
Após a construção do lar comunitário, em 1970, as reuniões passaram definitivamente a serem realizadas nas dependências da igreja. Até 1991, o grupo também era mantenedor do Jardim de Infância Johanna Conrad. Atualmente o grupo se reúne duas vezes ao mês e tem como objetivos a união e o fortalecimento da fé. O estudo da palavra de Deus e a ajuda ao próximo também estão entre os focos.